
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Feliz Ano Novo!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
As muralhas de 2009

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Um mundo de problemas e 2009?
Passou-se o natal, ano novo se aproxima. O que se espera para 2009? As circunstâncias desse momento apontam para dias difíceis: guerras, falta de perspectivas para muitos, desemprego, fome, violência, corrupção, poder do narcotráfico, ausência cada vez maior de valores na sociedade. Parece uma expectativa muito pessimista para o ano novo, no entanto, ressalto que convivemos no dia-a-dia com todas essas tragédias adicionadas ao desequilíbrio da natureza reforçada pelas secas, enchentes e outras calamidades de grande proporção.quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Natal da Graça
- Pelo dom da vida.
- Pela salvação.
- Pela formação educacional.
- Pela igreja.
- Pelos amigos e pessoas marcantes.
- Pelas orações respondidas.
- Pelo calor e aconchego de nossa casa.
- Pela saúde.
- Pelo trabalho.
- Pelo alívio diante de uma crise.
- Pelo pagamento das contas no fim do mês.
- Por abraçar um filho.
- Por segurar na mão da pessoa amada.
- Pelo nascer do sol.
- Pela sabedoria adquirida ao longo da vida.
- Por uma melodia que toca a alma.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Então, é Natal!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Milagres com propósito
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
domingo, 14 de dezembro de 2008
Saiba ouvir

sábado, 13 de dezembro de 2008
Amor pelo Evangelho
Na epístola que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos encontramos a expressão, “porque não me envergonho do evangelho” Rm 1:16. O apóstolo tinha consciência de suas convicções de fé e espiritualidade, estava determinado a anunciar o evangelho aos gentios até mesmo em Roma, a fim de cumprir o “Ide” ordenado por Jesus em Marcos 16:15.
O exemplo paulino é algo admirável que deve ser imitado por todos nós que dizemos ser cristãos. Mas, será que temos essa disposição de anunciar o evangelho? Será que realmente temos a determinação de viver o evangelho em nossa vida e de pregá-lo? Ou somos apenas mais um religioso que cumpre os rituais rotineiros da religião?
Quando morremos para o mundo nascemos para Deus, o apóstolo Paulo no caminho de Damasco experimentou algo que mudaria totalmente a sua vida. A partir daquele momento ele não foi mais o mesmo. De perseguidor dos cristãos passou a ser perseguido e ainda mais, não se envergonhava de anunciar o evangelho porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16).
O evangelho tem poder para libertar o homem do pecado e transformar sua vida. Torná-lo nova criatura. É o nascer de novo que Nicodemos naquela oportunidade que teve de conversar com Jesus não compreendera (Jo 3:3).
Não se envergonhar do evangelho é vivê-lo no seu dia-a-dia em obediência aos ensinamentos de Jesus Cristo. O testemunho verdadeiro de quem serve a Deus está integrado a uma vida de fé e oração que nos fazem destemidos e audaciosos para assumir nossas convicções sem temer o que poderá acontecer conosco. O importante é anunciar o evangelho.
Vivamos o evangelho com constância de propósito, todos os dias de nossas vidas, tenhamos essa determinação em nosso coração de sermos anunciadores do evangelho pregando a palavra e vivendo a palavra. Sejamos sem vergonhas quando se tratar de falar do evangelho de Deus para todas as pessoas, porque suas palavras fundamentadas no evangelho têm poder para salvar vidas de um mundo que jaz no maligno.
Assuma essa atitude diante de Deus e seja testemunha do evangelho que mudou sua vida. Alegre-se no Senhor e anuncie sua palavra, porque isso é o mínimo que podemos fazer por um Deus que vez e faz tudo por nós.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Vencendo o mundo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Vencendo o inimigo
Na carta do apóstolo Paulo aos Efésios, há uma recomendação que não devemos esquecer, embora muitas vezes nos esquecemos.Encontra-se no capítulo 4, versículo 27: "não deis lugar ao diabo".
Mas, o que significa essa expressão? Sabe-se que o diabo representa tudo que mal, a mentira, a inveja, o pecado, ou seja, tudo aquilo que aborrece a Deus é liderado por ele e, as vezes, os seres humanos permitem que tais coisas dominem suas mentes e suas atitudes. Então, porque não devemos dar lugar em nossa mente para tais pensamentos maus?
1. Porque ele seduz a mente do cristão para o pecado. Em outras palavras, há uma incitabilidade que influenciada pelo nossos desejos, nos levam a desobediência e o pecado.
2. Ele é nosso acusador, fazendo com que a consciência do indivíduo fique lhe culpando, acusando-o do que praticou. Tal acusação é para a perdição e a morte. Essa é uma das razões porque tanta gente comete o suidício. Ele é sagaz e está no mundo para matar e destruir os seres humanos. Esse é seu papel.
3. Ele engana as pessoas. Essa é sua especialidade, enganar, mentir, porque é pai da mentira. Ele enche os nossos olhos de cobiça e desperta desejos em nossa mente, simplesmente, para nos enganar e destruir a nossa felicidade e equilíbrio. Ele é vil enganador.
4. Ele cega o entendimento das pessoas, de forma que o indivíduo sabe que está errado, mas não compreende seu erro, nem demonstra força para se libertar do engodo e do abismo em que está caindo para a destruição.
Poderia mencionar muitas outras coisas pelo qual não devemos dar lugar ao diabo, todavia, estas servem para nos alertar e termos cuidado com a nossa vida espiritual e não permitirmos que o inimigo encontre uma brecha para nos destruir.
sábado, 6 de dezembro de 2008
Cuidado com os olhos
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Crise? Que crise?
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
domingo, 30 de novembro de 2008
Seu nome é Jesus
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Renunciar
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Chefe cruel, funcionários doentes

sábado, 22 de novembro de 2008
Ande na presença de Deus
Você anda na presença de Deus? Os filhos de Deus não podem viver ou fazer qualquer outra coisa, sem a presença de Deus. Jesus disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Ele também disse que deixaria o Consolador, o Espírito Santo. De forma que podemos ter a certeza de que Ele está presente em nossas vidas. Mas, porque temos tanta certeza dessa afirmação? Por várias razões, das quais apontaremos apenas três:1 - A presença de Deus em nossa vida nos traz vitórias. Em Cristo Jesus somos mais que vencedores. Com Deus a vitória é certa, mesmo que estejamos numa posição muito difícil, Ele é o Deus do impossível, se Ele quer agir a seu favor quem o impedirá. Dez mil cairão a sua direita, mas você não será abalado, porque o Senhor é contigo e te dará a vitória.
2 - A presença de Deus nos fortalece. Se tenho a certeza de que Deus é comigo, que Ele não desistiu de mim, mas é o meu ajudar, porque desanimar, pelo contrário a alegria do Senhor é a minha força. Ele renova as nossas forças, lutaremos e não cansaremos, porque o Senhor mim fortalece, portanto, tenha bom ânimo, seja forte e corajoso, ande na presença do Senhor.
3 - A presença de Deus nos traz descanso. Fica claro que aquele que anda na presença de Deus tem sua confiança depositada Nele, reconhece seus limites e sabe que pode esperar em Deus que moverá montanhas para cumprir seus propósitos em minha vida, por isso podemos descansar, sentir a paz do Senhor no coração, porque Ele cuida de nós e pelejará por nós. Aliás, Deus trabalha por aqueles que Nele esperam. Nunca se viu, nem existiu um Deus que ama incondicionalmente o homem.
Andemos na presença de Deus durante toda a nossa existência, porque sem Deus na direção de nossa vida, nada podemos fazer.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Cassado o governador dos Paraibanos
A Paraíba está perplexa com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na noite desta quinta-feira(20/11) deliberou pela cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima. O atual governador foi acusado de abuso de poder econômico e político na última eleição realizada em 2006. A corrupção, motivo de todo esse processo, alcançou a cifra de R$ 3,5 milhões, distribuídos em mais de 35 mil cheques aos eleitores do Estado. Trata-se do segundo julgamento, pois ele já havia sido julgado e cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Mas, esse julgamento foi surpreendente pela agilidade e resultado alcançado. Foram sete votos a favor do relator que não aceitou o recurso apresentado pelo governador.
Após a publicação no diário da justiça deverá tomar posse o segundo colocado na eleição de 2006, o senador José Maranhão que terá uma tarefa nada fácil para administrar, a partir dos problemas internos do Estado que está lerdo até os efeitos da crise econômica mundial que atingiu o Brasil com muita força, embora o Presidente da República não reconheça publicamente, mas já estamos sentindo em nosso dia-a-dia.
O fato é que teremos o ano de 2009 muito difícil para os paraibanos e para os brasileiros de um modo geral. Será preciso agir com cautela quanto ao consumo e trabalhar muito para ajudar o Brasil a superar essa fase difícil.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Diplomado
O que garante o crescimento profissional? Será um diploma de graduação? O mundo corporativo valoriza prioritariamente o portador de curso superior? Obter um diploma de graduação é muito importante, não importa a formação escolhida, mas o diploma em si, não é o bastante.Além da formação acadêmica as organizações valorizam outros atributos que associados ao conhecimento técnico permitem o crescimento profissional. Que qualidades nos capacita e são desejáveis as empresas?
- Capacidade de liderança - aplicação dos conhecimentos técnicos associados a capacidade de influenciar as pessoas, conduzi-las para alcançar os objetivos organizacionais.
- Capacidade de trabalhar em equipe - os cursos de graduação não preparam as pessoas para os relacionamentos no ambiente de trabalho. Na organização faz-se necessário dividir tarefas, cooperar uns com os outros, ser solidário e trabalhar junto em função de objetivos coletivos.
- Capacidade de motivação - a motivação é a força que dar ânimo para a realização de qualquer atividade. Pessoas motivadas encaram desafios e vão em busca de seus sonhos.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Interacionismo simbólico: uma abordagem teórica de análise na saúde
Publicamos na Revista Enfermagem Brasil o artigo intitulado: Interacionismo simbólico - uma abordagem teórica de análise na saúde, v. 7, n. 4, julho/agosto, p. 232 - 237, 2008. Abaixo segue o resumo do trabalho e o que abordamos sobre o assunto.O presente estudo tem o objetivo de discorrer sobre o interacionismo simbólico, vendo-o como um referencial teórico que trata da interação social das pessoas, seus sentimentos e atitudes, a partir dos significados interpretados. Nessa perspectiva, o interacionismo enfatiza o significado das coisas, que não seria facilmente interpretável utilizando apenas a análise quantitativa dos dados da pesquisa. Para tanto, busca enfocar os seguintes assuntos: concepções teóricas, aspectos fundamentais e conceitos básicos.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
domingo, 16 de novembro de 2008
Finanças - princípios básicos
Deus deseja abençoar todos os seus filhos em qualquer área da vida, mas para termos uma situação financeira próspera faz-se necessário observar alguns princípios básicos:1 - Saber que o nosso Deus é um Deus doador. Ele está no controle de todas as coisas que nos envolvem para cooperar com o nosso bem. Ele não retém nada para seus filhos.
2 - É a lei da semeadura. Precisamos entender que no reino de Deus é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado. Se semearmos amor colheremos os frutos desse amor. Somos hoje o que semeamos no passado e seremos amanhã o que semearmos hoje.
3 - É a lei do planejamento. Faça planos, estude, faça as escolhas certas para garantir um bom emprego. Planeje os gastos familiares e outras despesas. Não gaste mais do que seu orçamento permite. Procure controlar o impulso ou desejo de consumir. Cuidado com o cartão de crédito, ele foi inventado para facilitar a nossa vida e não para nos deixar preocupados com as contas a serem pagas.
4 - Confie em Deus. Ele pode fazer milagres em sua vida, mas não ponha Deus a prova e saia comprando compulsivamente dizendo Deus proverá. Ele não fará nada por quem age irresponsavelmente.
Lembre-se, Deus quer sempre o melhor para sua vida, mas age com prudência para ter uma vida financeira abençoada.
sábado, 15 de novembro de 2008
Cento e dezenove anos de República do Brasil
Comemora-se hoje a proclamação da República do Brasil, fato este acontecido em 15 de novembro de 1889. Esta data marca o fim da monarquia brasileira e o surgimento de um nova forma de governo, a República Federativa. quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Sua posição em Cristo - parte III
Refletindo sobre a nossa posição em Cristo, vamos pensar sobre o terceiro elemento: Somos o templo de Deus - Temos a posição de filhos de Deus, assumimos a posição de novas criaturas e agora nos vemos na posição de templo. Ou seja, o templo é o lugar da habitação de Deus. Isso significa que Deus está morando em nosso coração. Ele está dentro de nós, exercendo o controle da nossa vida. Essa habitação do Espírito de Deus nos capacita ao exercício da adoração, do louvor e das boas obras.Quando temos a convicção de que o Espírito Santo está em nós, não sentimos mais prazer em praticar atos que prejudiquem nosso corpo, como fumar, beber, drogar-se, prostituir-se e outras coisas que entristecem a Deus. O nosso prazer é viver na busca contínua de uma vida de santidade, porque Deus nos chamou para vivermos em santidade, separados dos prazeres que prejudicam nossa comunhão com Deus.
Assim, para sermos sal e luz precisamos tomar atitudes que façam a diferença e isso só será possível se o Espírito de Deus estiver em nós. Disse Jesus: sem mim nada podeis fazer, e mais, vocês farão as obras que faço e outras maiores, porque eu vou para o Pai, mas deixarei outro consolador (Espírito Santo).
Esse templo, que é nosso corpo, deve estar preparado para seguir o exemplo de Jesus Cristo e se colocar na posição de servo. Templo, habitação de Deus para a prática de boas obras em santidade preservando a vida como sal e resplandecendo como luz a serviço de Deus e do próximo.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Sua posição em Cristo - parte II
Dando continuidade a reflexão sobre a posição daqueles que estão em Cristo, passamos para a segunda característica:2. Posição de nova criatura - aqueles que assumiram a posição de filhos de Deus se tornaram novas criaturas, porque receberam a justificação, através do sacrifício de Cristo na cruz e sua ressurreição. Todavia, essa justificação é uma ato de fé (Rm 3:22-24).
A partir daí, tem início o processo de regeneração, a vida é transformada pelo poder de Deus. As coisas da vida sem Cristo ficaram para trás e uma nova semente imperecível é plantada no coração do cristão (1Pe 1:23). Agora, ele adquiriu uma nova natureza e sua vontade é servir a Deus, conhecê-lo mais e adorá-lo na beleza da sua santidade.
Essa é a reconciliação de Deus para com o homem que assume sua posição diante de Cristo. De inimigos de Deus que fomos, agora reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é o amor de Deus derramado em nossos corações. É graça que transbordou, a fim de que pudéssemos alcançar uma posição de honra através de Cristo. Você já assumiu sua posição em Cristo? Continuaremos na próxima postagem
domingo, 9 de novembro de 2008
Sua posição em Cristo - parte I

sábado, 8 de novembro de 2008
Vida transformada

quinta-feira, 6 de novembro de 2008
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
A mudança chegou - vence Obama

terça-feira, 4 de novembro de 2008
Eleições nos Estados Unidos

domingo, 2 de novembro de 2008
Ande na presença de Deus

quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Deus te ama!

terça-feira, 28 de outubro de 2008
Crise econômica
O assunto do momento continua sendo a crise econômica mundial. Passadas as eleições no Brasil volta-se para essa realidade que está envolvendo a todos os brasileiros. Mas, até quando essa crise vai durar? Será que há exageros ou especulações com a tal crise? Quem é o responsável ou os responsáveis por todo esse caos globalizado? segunda-feira, 27 de outubro de 2008
domingo, 26 de outubro de 2008
Jesus Cristo, esse é o Nome
Esse breve mensagem está baseada em Ap. 3:7-12. O texto descreve quem é Jesus, de forma que vamos apontar algumas de suas características:1. É Santo e Verdadeiro (v.7) - não há outro além Dele, o que há são muitos falsos cristos. Ele disse: sede santo, porque Eu sou santo (1Pe1:16). Ele é o verdadeiro Deus (1Jo5:20), ainda que alguns digam que não, mas as Escrituras Bíblicas afirmam que sim e ponto final, eu creio. Jesus é o verdadeiro Leão de Judá, o diabo também quer ser leão e até ruge como tal. Jesus é verdadeiro em suas Palavras, o diabo é mentiroso e pai da mentira.
2. Tem o poder de abrir e fechar. Todo o poder no céu e na terra pertencem ao Senhor. Ele tem a chave, ou seja, Ele reina, Ele está no controle de todas as coisas, nada foge do seu domínio.
3. Conhece todas as coisas (v.8) - conhece as nossas obras, conhece aqueles que guardam a sua Palavra e andam em temor ao seu nome. Não há nada oculto diante Dele, por isso que todos nós prestaremos conta de nossos atos a Deus.
4. Faz maravilhas - Só Jesus faz milagres e o impossível acontecer em nossas vidas. Ele abre as portas para nós, quando nossas forças são poucas(v.8). Ele humilha os nossos inimigos diante de nós (v.9) para a Glória do seu Nome e nos coloca como colunas (v.12).
Que Jesus Cristo viva em você como uma marca de propriedade exclusiva do Senhor.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
A missão de Jesus
A obra que Jesus realizou entre nós revela que Ele tinha uma missão específica de resgatar o relacionamento do homem com Deus e de mostrar ao mundo que era o Emanuel, Deus conosco. Podemos apontar três dos seus principais objetivos para cumprir sua missão:- Ensino - a metodologia pedagógica de Jesus é impressionante. Suas lições eram práticas e compreensivas para se obter uma vida melhor e de obediência a palavra de Deus. Seus ensinos causavam admiração, porque Ele ensinava com autoridade, simplicidade e cheio de ilustrações que encantava o povo que assistia aos seus ensinamentos.
- Anunciava as boas novas - Jesus é o Messias prometido pelos profetas para os Judeus, a fim de implantar o "Reino de Deus", mas os Judeus não entenderam a mensagem do evangelho, porque o Reino de Deus está no coração do homem para aqueles que aceitam a Jesus como Senhor de suas vidas, portanto, são libertos para uma nova vida.
- Cura dos enfermos - é interessante observar que Jesus curou todos os tipos de doenças: enfermidade emocional, enfermidade espiritual e enfermidade física. Jesus tem todo o poder!
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Você está feliz no que faz profissionalmente?

terça-feira, 21 de outubro de 2008
A quem você adora?
Qual o verdadeiro sentido da adoração? A quem devemos adorar? Onde devemos adorar? Essas questões inquietam os corações das pessoas, assim como, aconteceu com a mulher samaritana que manteve um diálogo com Jesus no poço de Jacó (Jo 4: 6-26).O homem tem necessidade de adoração, por que ele foi criado para ser um adorador. Por essa razão sempre procurou algo para adorar, desde os tempos primitivos, o homem adorava as divindades desconhecidas nos tempos da ignorância.
Todavia, nem todos os homem sabem o sentido da adoração, porque se trata de um ato de fé, amor e obediência a Deus que é o foco da adoração. Então, por causa de uma fé cega e da visão materialista, algumas pessoas adoram imagens que simbolizam uma divindade ou santo. Mas, Jesus nos ensinou que os verdadeiros adoradores o adorarão em Espírito e em Verdade. Ou seja, o Espírito é algo que não se vê com os olhos físicos, mas com os olhos da fé. Deus é invisível, em outras palavras, Deus é um ser espiritual. A Verdade é a palavra de Deus, o evangelho do arrependimento, da transformação e da salvação. Uma verdade que se recebe e aceita-se pela fé que se transforma em atitudes práticas, através do amor gerado por Deus, porque Deus é amor.
Portanto, se quisermos realmente adorar a Deus devemos enxergá-lo, através da compreensão correta de quem é Deus, digno de adoração e louvor. É preciso ver Deus pela fé e ter um encontro com Ele.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
domingo, 19 de outubro de 2008
O homem está perdendo a capacidade de amar
Os brasileiros assistiram perplexos o caso do sequestro e cárcere de duas adolescentes no interior de São Paulo. Esse fato é mais um dos inúmeros casos de violência que são vítimas pessoas de qualquer faixa étaria.O que leva um indivíduo a cometer um ato tão brutal, agressivo ou violento contra outra pessoa? Assassinatos, estrupos, drogas, assaltos, sequestros e tantos outros atos nocivos a sociedade estão constantemente nas páginas policiais dos jornais. O que está acontecendo com a humanidade? Será que estamos perdendo a capacidade de amar? Será que não há mais temor a Deus e a justiça dos homens?
A Bíblia nos ensina que nos últimos dias, o amor de muitos esfriará(Mt14:12). A principal característica do homem é a sua capacidade de amar, pensar e decidir. O amor é uma virtude exclusiva do homem, herança do seu criador, porque Deus é amor e nós fomos criados a sua imagem e semelhança. As demais espécies não possuem esse atributo.
Mas, como explicar todos esses fenômenos de violência? Será a falta de amor? Não podemos ser simplista para dar uma resposta ao problema, certamente que o desamor e a falta de temor são fatores que devem ser considerados. Todavia, outros fatores sociais e comportamentais devem ser considerados.
No entanto, consideramos que vivemos tempos difíceis e, provavelmente, coisas estúpidas e violência selvagem ainda veremos, tão somente por que a sociedade distanciou-se de Deus e se aproximou do materialismo, das facilidades e da impunidade. Onde está o amor? Onde está a fé?
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
A atitude de Zaqueu

quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Motivados para agir

quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Homenagem ao Professor
