sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Renunciar

Na vida cristã é preciso, muitas vezes, renunciar por amor ao evangelho. Renunciar é deixar voluntariamente de possuir ou de usar algo, abrir mão, abdicar. Biblicamente renunciar significa obedecer sem objeções. Jesus nos ensinou que deveríamos deixar pai e mãe e seguí-lo, em outras palavras, renunciar as coisas pelas quais consideramos valiosas. Mas, o que devo renunciar?
a) A minha vontade, os meus desejos e as minhas inclinações para o pecado. Isso não é tarefa fácil. É uma luta constante entre a nossa natureza humana e a natureza espiritual que recebemos quando nos entregamos a Cristo.  "Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis" Gl 5:17. Portanto, devemos renunciar a nossa natureza humana e deixar fluir em nós a presença do Espírito Santo que transforma nossa mente, semelhante a mente de Cristo. Se vivemos em Cristo, devemos andar como Cristo andou.
b) A vida egocêntrica. É necessário compreender que o mundo a sua volta não existe por causa de você. Nem todos estão prontos para serví-lo. Os egocêntricos são egoístas e só pensam nele mesmo, em seu bem estar. No reino de Deus, não há lugar para pessoas assim. Disse Jesus: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me" Mt 16:24. O negue-se, significa, renuncie a sua vontade e siga a Cristo.
c) As posições sociais e privilégios. A ostentação, o luxo, as honrarias do meio social não devem fazer parte daqueles que optaram em seguir a Cristo. Tudo isso que para muitos constituem prestígio, valor, poder, reconhecimento da sociedade devem ser considerado refugo, algo que não tem importância vital, mas sim, o conhecer a Cristo e o poder da sua ressurreição, esqueçamos dessas coisas e sigamos para alcançar o alvo da nossa vocação celestial.
Portanto, concluímos com as palavras de Jesus: "Assim pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" Lc 14:33.  

Nenhum comentário: