domingo, 9 de abril de 2023

No tempo certo de Deus: confiando no propósito divino

 

Está escrito:

“...No tempo certo, eu, o SENHOR, farei isso acontecer” (Isaías 60:22)

 

O versículo 22 do capítulo 60 do livro de Isaías, escrito a cerca de 2.700 anos, expressa uma verdade que o tempo não apaga, mas se cumpre por Ele até nos dias de hoje. Essa ideia está intimamente relacionada à Teologia da Providência, que afirma que Deus está no controle de todas as coisas e age de acordo com seus planos e propósitos.

 

Nessa perspectiva teológica, a expressão “No tempo certo, eu, o SENHOR, farei isso acontecer” significa que Deus tem um plano perfeito e estabelecido para a realização de suas promessas. Ele não age de forma aleatória ou imprevisível, mas age de maneira ordenada e sistemática, de acordo com a Sua vontade e Seus propósitos.

 

Essa ideia também está relacionada à soberania de Deus, que é um dos principais temas da Teologia Bíblica. A soberania de Deus significa que Ele é o governante supremo do universo e tem poder absoluto sobre todas as coisas. Por isso, Ele pode determinar o tempo e a forma como suas promessas serão cumpridas. Então, tire essa ansiedade do teu coração, pois Deus vai agir em sua vida.

 

No momento certo, Deus fará acontecer aquilo de que precisamos. Eu sei que é difícil aceitarmos a sala de espera de Deus, porque isso exige de nós paciência e perseverança na turbulência mais difícil da vida. Nós, costumeiramente, somos imediatistas, queremos que tudo se resolva instantaneamente, sempre estamos com pressa de que algo aconteça, mas Deus não está. Você vê o tempo passar e nada se resolvendo em sua vida. É uma sensação desesperadora! 

 

Amado(a), Deus não está sujeito ao tempo, porque Ele criou o tempo, logo Ele opera fora do tempo. “De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite” (Salmos 90:4). Deus nos ama tanto que Ele usa o tempo para fortalecer a nossa fé e construir nosso caráter. Deus está trabalhando, embora não percebamos e, muitas vezes não entendemos seus propósitos, mas creia que Deus tem interesse pelos seus filhinhos.

 

Deus nunca se atrasa para cumprir seus desígnios. Isaías 49:8 diz: “No tempo favorável eu responderei a você e no dia da salvação eu o ajudarei”. Precisamos ter em mente que o tempo de Deus é diferente do nosso e que Ele age na hora certa, conforme Habacuque 2:3, “pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”. 

 

Saiba que o tempo de Deus é um conceito teológico que se refere ao modo como Deus lida com o tempo. A Bíblia afirma que Deus é eterno, ou seja, Ele existe fora do tempo e é atemporal. Porém, Ele age dentro do tempo, em nossa realidade temporal e Seus propósitos são realizados em um determinado tempo e ordem. De forma que, precisamos nos adequar ao tempo de Deus em nossa vida. Então, está demorando? Não se desespere e tome as seguintes atitudes:

1.     Busque fazer a vontade de Deus – a primeira e mais importante atitude é buscar a vontade de Deus para sua vida. Isso pode ser feito através da oração e da leitura da Bíblia. É importante que o cristão se aproxime de Deus e peça orientação para saber qual é o propósito que Ele tem para sua vida. “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados” (1Tessalonicenses 4:3).

2.     Espere com paciência – sabendo que o tempo de Deus é diferente do tempo humano, é fundamental que o cristão aprenda a esperar com paciência pelo cumprimento das bênçãos de Deus. Isso não significa ficar parado, mas sim continuar buscando e trabalhando em prol do seu propósito. “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmos 40:1).

3.     Confie em Deus – é imprescindível que o cristão confie em Deus e na Sua providência, sabendo que Ele é fiel e cumprirá as Suas promessas no tempo certo. Isso ajuda a manter a esperança e a fé, mesmo em momentos difíceis. “Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei” (Salmos 56:4).

4.     Aja com humildade – é importante que o cristão seja humilde e reconheça que nem sempre sabe qual é o melhor caminho para sua vida. É preciso confiar em Deus e se submeter à sua vontade, mesmo que isso signifique renunciar a seus próprios planos. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente” (Filipenses 2:3).

 

Finalmente, devemos nos adequar ao tempo de Deus, buscando fazer a Sua vontade, esperando com paciência, confiando em Deus, sendo humilde e buscando o crescimento espiritual. Essas atitudes ajudam o cristão a estar em sintonia com a ação de Deus em sua vida e a viver de acordo com os propósitos divinos, como diz o salmista: “Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida” (Salmos 16:5).

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

5 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima palavras meu irmão. Estou e estarei sempre ao seu lado. Deus o abençoe

Anônimo disse...

🙏

Anônimo disse...

Amem. Glória Deus pela palavra abencoadora

Saemmy Albuquerque disse...

Aleluia. Eu creio!

Anônimo disse...

Exceĺente mensagem