domingo, 23 de abril de 2023

É hora de parar


 

Está escrito:

“Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra” (Salmos 46:10).

 

Vivemos no mundo com intensa agitação e a cada dia somos envolvidos nessa frenética roda viva. Parece que as 24 horas do dia são insuficientes para darmos conta das inúmeras atividades. As pessoas andam estressadas por conta da agitação, da correria do dia a dia. As vezes temos até a impressão de que a terra está girando mais rápido, porque o tempo está passando muito veloz. O ano mau começou e já estamos terminando abril. Ufa! É hora de parar.

 

O versículo que diz: “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus”, entre outras interpretações, significa que não devemos andar aterrorizado com a correria da vida, mas devemos reconhecer a soberania do Senhor sobre nossa vida. Conhecer a Deus e por sua fé na Sua providência é motivo de paz para os crentes. 

 

Perceba que na frase há duas ordenanças. A primeira é: “Parem de lutar”, isso não significa que devemos ficar prostados ou deitados numa rede e deixemos que Deus faça nosso trabalho. Em outra versão da Bíblia, se usa o termo “Aquietai-vos”, que no hebraico transmite a ideia de “relaxar”, “sossegar”, “se retirar” ou “parar de lutar”. Essa é uma declaração que indica o cuidado de Deus para conosco. O nosso Deus é um Deus zeloso que preserva seus filhos de sucumbir diante das adversidades e revela que a nossa vitória não deve depender da nossa força, mas da ação do Senhor. Daí, o segundo ordenamento: “Saibam que eu sou Deus”. 

 

É hora de parar! Não faz sentido correr tanto na vida, se os benefícios são temporários, a vida é curta e somos limitados porque temos fragilidades físicas, emocionais e espirituais. A expressão do Salmo 46:10 é um aviso de que o sucesso não depende de nossa habilidade e força, que não adianta se desesperar em busca de um objetivo, quando temos o favor do Deus Todo-Poderoso que nos diz: “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus”. Então, cabe a nós apenas nos aquietar e descansar de nossas preocupações na presença protetora do Senhor.

 

Dizendo assim para ser fácil, porque somos pessoas impacientes e gostamos de fazer nossos planos e executá-los à nossa maneira. Gostamos de pensar que temos o controle, quer seja do tempo, das estações e das ocasiões da vida. Somos imediatistas e sempre lutamos com toda garra para realizar nossos desejos aqui e agora. É a nossa loucura que as vezes podem levar a ansiedade em alto nível gerando estresse e suas consequências na saúde física e mental. Tudo é pura ilusão.

 

Parem de lutar! Deus é Deus e nossa alma deve se aquietar diante dessa verdade. Ao invés de entrar nessa roda viva, nesse corre-corre do dia a dia, devemos abraçar a quietude que há no conforto do refúgio da providência divina. Não sejamos inquietos, mas sejamos pessoas resignadas a vontade de Deus que faz o que quer, quando quer e a quem quer.

 

Saiba que Deus é imutável em sua natureza, propósitos e promessas. Ele tem todo o poder para cuidar e socorrer aqueles que são seus, independentemente da situação. Isso é mais que suficiente para nós pararmos de lutar com nossas forças, mas também há outros motivos do porquê devemos parar:

1.     Porque Deus é o nosso socorro bem presente – Deus é a nossa defesa e proteção. Através da Sua palavra permanecemos seguros. “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmos 46:1).

2.     Porque em Deus podemos confiar e não temer – diante de todas as adversidades possíveis imagináveis e inimagináveis podemos confiar em Deus, pois Ele é refúgio e nada está fora do Seu controle. “Por isso, não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem nas profundezas do mar; ainda que as águas venham a rugir e espumar, ainda que os montes estremeçam na sua fúria” (Salmos 46:2-3).

3.     Porque Deus é um Deus presente – o Espírito Santo de Deus habita em nós, Ele faz morada em nosso coração, por isso não devemos viver de forma incoerente com a Palavra de Deus e se deixar dominar pela falta de clareza que as vezes ocupa nossa mente com pensamentos do que vai acontecer no futuro e o sofrimento presente tentando nos inquietar, são coisas que fazem a dúvida ocupar o lugar da fé em nosso coração. “Há um rio cujas corrente alegram a cidade de Deus, o lugar santo das moradas do Altíssimo” (Salmos 46:4). Creia no Senhor, Ele está em você, deposite toda sua esperança nEle, esse é o caminho para vencer a dificuldade e nos direcionar para uma vida extraordinária no Senhor.

4.     Porque Deus está no controle – em nossa vida somos assolados por muitas lutas, angústias, dificuldades e até situações que fogem do nosso controle, mas ainda assim, o Senhor está conosco. Podemos crer na Palavra que diz: “O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura” (Salmos 46:11).

 

Por fim, o “Parem de lutar” que o salmista menciona nos remete a ter a consciência de que mesmo que passemos por momentos difíceis, Deus está a nos dizer: “Eu sou Deus”, Ele é nosso “refúgio” e “socorro bem presente”, daí neste salmo se repetir a três vezes a expressão: “Deus está conosco”. Esse é o motivo que nos permite entender que é hora de parar e deixar de correr de um lado para o outro, tentando resolver os problemas do nosso modo. Deixe Deus agir em sua vida, separe um tempo para Ele, converse com Ele, leia Suas promessas escritas na Bíblia e medite nelas.

 

Lembre-se: Deem graças ao SENHOR porque Ele é bom e seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito certo o difícil é parar em vez de caminhar

Anônimo disse...

Amém. Descansar em Deus, pois Ele é soberano

Saemmy Albuquerque disse...

Orar, confiar e descansar!