domingo, 17 de julho de 2022

Sem Jesus


 

Está escrito:

“...sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5)

 

A figura de linguagem utilizada por Jesus no capítulo 15 de João “a videira e os ramos” revelam tanto a nossa responsabilidade quanto a soberania de Deus. Jesus afirma taxativamente “Eu sou a videira” e “vocês são os ramos”. Perceba que a nossa responsabilidade pode ser vista claramente quando Jesus declara: “Se alguém permanecer em mim”. Observe que o “se”, é um advérbio condicional, ou seja, exprime uma condição, em outras palavras cabe a nós permanecermos nele.

 

Por outro lado, no mesmo versículo, é revelado a soberania de Deus de forma clara: “Porque sem mim (Jesus) vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5). Essa expressão mostra a incapacidade humana em fazer qualquer coisa boa em relação a Deus. É impossível ao homem contribuir com seus esforços para sua própria salvação. Além disso, ninguém é capaz de produzir frutos (virtudes espirituais) de si mesmo, a não ser que esteja conectado na Videira Verdadeira (Jesus).

 

Essa afirmação joga por terra qualquer autogratificação ou salvação através das obras. O fato é que se produzimos frutos é porque estamos fixados ou conectados na Videira que é Jesus. Assim, se estamos nEle produzimos frutos, conforme a graça e o cuidado do Senhor de nossas vidas. Jesus chama o Pai de Agricultor que é aquele que cuida da videira, Ele poda a cada dia para que seus filhinhos possam produzir mais e mais frutos. Louvado seja Deus!

 

Percebe que, quando um ramo está enxertado, ele produz fruto por causa do tronco principal e, conforme sua natureza. Assim, se um ramo está ligado em uma videira certamente produzirá uvas e nunca laranjas, compreende? Logo, todo cristão que está conectado em Jesus e o tem em sua vida, terá aquilo que é de Jesus e não aquilo que é de si mesmo. Por isso, que o apóstolo Paulo disse: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20).


Saiba que Jesus, sempre foi tudo em todos. De forma que, as obras para as quais fomos chamados não são naturais, mas são da fé e procedem de Deus, “porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10). Mas, para efetivar essa prática precisamos estar firmados em Jesus e tê-lo na nossa vida. De forma que, Jesus é quem opera em nós as suas obras e seus frutos. Observe as declarações de Jesus:

1.     Ele declara: Eu sou o Pão da Vida (João 6:35);

2.     Ele afirma: Eu sou a Luz do mundo (João 8:12);

3.     Ele conclui: Eu sou a Porta do aprisco (João 10:9);

4.     Ele diz: Eu sou o Bom Pastor (João 10:14);

5.     Ele deixa esperança: Eu sou a Ressurreição (João 11:25);

6.     Ele ensina: Eu sou o Caminho, Verdade e Vida (João 14:6);

7.     E, finalmente: Eu sou a Videira Verdadeira (João 15:1).

 

É possível deduzir que tudo converge em Cristo. Agora te pergunto, em qual videira você está ligado(a)? É interessante constatar um fato observado em nossa sociedade, muitas pessoas que não são crentes ou cristãs, vivem uma vida sossegada, possuem bens, status, poder e uma vida semelhante ao do rico da parábola “Rico e Lázaro” (Lucas 16:19-31), talvez você pense, como uma pessoa sem Jesus consegue prosperar na vida, se Jesus disse: “sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. 

 

É a graça comum de Deus que age de forma ilimitada alcançando todas as pessoas, porém não efetua a salvação do pecador. O indivíduo sem Jesus que possui riquezas vive uma ilusão, porque tudo é passageiro. Devemos colocar Jesus dentro de nós, porque sem Ele em nosso coração nada poderemos fazer para dar sentido a nossa vida, Ele é a certeza de que tudo que somos está direcionado para o alvo que é a vida eterna com Jesus. Está em Cristo é o segredo certo para ter uma vida realizada.

 

Assim, se quisermos viver uma vida plena e abundante em Jesus, devemos permanecer nEle. Mas, como? Há várias maneiras que podemos fazer para permanecer em Jesus, a saber: amando sua Palavra, buscando sua presença diariamente em oração eficaz e não com palavras vazias, se dedicando em conhecê-lo mais e mais. O conhecimento de Deus é inesgotável. Jesus disse: “permanece em mim”. Para dar fruto é preciso permanecer com Ele. A palavra permanecer significa ficar, continuar, estar com Jesus para sempre. 

 

Por isso, eu torno a dizer, que precisamos estar conectados em Jesus Cristo para podermos ser produtivos para honra e glória do seu santo nome. Permanecer em Cristo é viver seguindo o seu exemplo, é falar como Ele falou, é amar como Ele amou. Pode ser no evangelismo, nas boas obras, no perdão oferecido a alguém. Sim, permaneça nEle, fique unido a Ele, porque sem Ele, como Ele mesmo falou, nada podemos fazer.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

2 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

A confortadora maravilha é lembrar que o amor de Deus, Sua onipotência e Seu infinito interesse em nossa salvação, portanto nossa felicidade, continuam sempre inalterados a qualquer tempo. A esperança foi resgatada por Jesus, uma bênção do Pai. Basta apenas nos conectarmos com Ele a cada amanhecer. Aleluias!

Saemmy Albuquerque disse...

Sem Deus nada podemos fazer!