domingo, 24 de julho de 2022

Não temas

 


Está escrito:

“Não temas, crê somente” (Marcos 5:36)

 

Na Escrituras encontramos Deus dizendo muitas vezes “não temas”, isso porque Deus protege aqueles que o amam. Ele nunca nos abandona. Os Evangelhos de Marcos, Lucas e Mateus narram um fato envolvendo um dos principais da sinagoga, chamado Jairo que procurou Jesus quando tinha retornado da terra dos gerasenos e iniciado suas pregações em Decápolis. 

 

O homem em desespero prosta-se aos pés de Jesus e insiste em súplicas para que Jesus imponha as mãos sobre ela, porque no seu íntimo ele acreditava que Jesus poderia salvá-la e curá-la. Então, Jesus foi com ele até a sua residência. No entanto, algumas pessoas da casa de Jairo lhe disseram: “Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?” (Marcos 5:35). No mesmo instante Jesus recusa a aceitar tais palavras e disse ao chefe da sinagoga: “Não temas, crê somente” (Marcos 5:36).

 

De que você tem medo? Será que você tem medo de alguém ou do seu futuro? Saiba que Deus vai nos ajudar sempre. Não deixe que o medo o impeça de fazer tudo que Deus quer. Muitas vezes, por medo não proclamamos Jesus ou não seguimos o caminho que Deus manda. Jesus não acudiu a palavra de morte, de derrota e de que tudo está acabado. Ele disse: “Não temas, crê somente”. Precisamos pedir coragem a Deus para termos força e ousadia diante das pressões, turbulências, dificuldades, desafios e vencer todos para a glória de Deus. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41:10).

 

Eu sei que não é fácil e inúmeras vezes vivemos momentos de angústia que chega ao desespero em certas situações que nos parecem impossíveis encontrar uma solução aos olhos humanos, todavia a ordem de Jesus é “Não temas, crê somente”. Jairo no meio do seu sofrimento, não se importou com sua posição social, ele buscou socorro aos pés de Jesus. Façamos como Jairo, ao passarmos por momentos de dificuldades busque em Jesus o auxílio, o socorro para aliviar as mais diversas mazelas da vida. 

 

É verdade que vivemos situações tão terríveis ao ponto dos nossos amigos mais próximos nos desestimular a orar e entregar os pontos: “não adianta, está tudo acabado”! No entanto, não devemos acudir tais palavras de derrota e firmar a nossa fé em Jesus que nos diz “não temas, crê somente”. Então, “sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará” (Deuteronômio 31:6).

 

Mas, o que fazer para resolver os problemas mais difíceis da nossa vida? Onde buscar refúgio? A resposta nós encontraremos no livro de Salmos: “Elevo os olhos para os montes de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda” (Salmos 121:1-3). Não devemos nos esquecer de que para sermos bem-sucedidos, temos que ter a certeza de que Deus fará o impossível por nós, isso é fé.

 

Não sei o que está causando aperreio em sua vida, mas Jesus sabe e Ele tem cuidado de você e não se incomoda em lhe ajudar. Lembre-se, você foi adquirido e remido pelo sangue de Jesus. O Apóstolo Pedro diz: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Então, o que fazer agora? Não tema, crê somente! Porque em Isaías 48:3, diz: “As primeiras coisas, desde a antiguidade, as anunciei; sim, pronunciou-as a minha boca, e eu as fiz ouvir; de repente agi, e elas se cumpriram”. Eu me deleito no “de repente agi” de Deus, quando Deus quer, Ele faz e foi assim com a filhinha de Jairo. 

 

Certamente, a mensagem que Jairo recebeu a respeito da sua filha, deve ter sido uma facada em seu coração, uma punhalada pelas costas. Penso até que, o mundo deve ter desabado na cabeça dele. A notícia de morte para quem procurava um milagre tirou-lhe o chão, o teto desmoronou sobre ele, foi uma verdadeira sentença: “Tua filha já morreu”. Observe no texto que Jesus recusa tal afirmativa e levanta o ânimo de Jairo: “Não temas, crê somente”. Aqui temos uma lição de fé. Na presença da dificuldade, a fé tem que prevalecer, a fim de que tudo cooperare para o bem. 

Jesus nos ensina que em questões de fé, temos que ser radicais e irredutíveis. Por isso Ele disse a Jairo: “Não temas, crê somente”. Se Jairo tivesse dado crédito a voz da derrota, ele perderia o milagre da sua filha. Por isso, não devemos temer as situações que se levantam contra nós com a finalidade de nos abater a fé, mas devemos aprender a confiar e esperar em Deus, “porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aqueles que nele espera” (Isaías 64:4).

 

Por fim, saber que Deus é um Deus bom, que nenhum mal pode se originar nEle, nos ajuda a afastar o medo, mesmo quando pecamos. Por esse motivo, podemos dizer o mesmo que Davi disse quando estava no vale mais escuro da vida, ele não temia mal algum (Salmos 23:4). Ele jamais nos deixará nem nos abandonará. Aleluia!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Amém! Eu creio!

Anônimo disse...

Glória a Deus. Crer somente nas promessas do Altíssimo. Ele é fiel para cumprir. Sem fé é impossível agradar a Deus.