domingo, 26 de setembro de 2021

O que fazer em tempos difíceis

 


Está escrito:

“Mas eu cantarei louvores à tua força; de manhã louvarei a tua fidelidade, pois tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis” (Salmos 59:16)

 

É notório que temos vivido dias muito difíceis, não é verdade? A humanidade foi surpreendida com uma crise sanitária sem precedentes na história, por consequência da modernidade e da forma rápida como tudo se propaga. Obviamente, que é quase impossível não sermos atingidos direta ou indiretamente pelos recentes acontecimentos que provoca em algumas pessoas, ansiedade, desespero e até pensamentos de suicídio.

 

Todos nós estamos mergulhados nesse oceano de tribulações, talvez em barcos distintos, mas todos de uma forma ou de outra estamos na mesma situação. Apesar do ser humano ser diferente um do outro, alguns conseguem passar pela crise financeira e outros são capazes de vencer crises diversas, porque são emocionalmente mais preparados.

 

No entanto, a vida nos reserva surpresas, e as vezes, nos prega peças na qual não estamos preparados. O fato é que os momentos difíceis se apresentam em nossa vida de diversas formas, pode ser a perda inesperada de um ente querido, a separação de alguém que amamos, a perda do emprego em tempos de crise ou uma enfermidade grave, a exemplo da COVID-19 que é capaz de levar a óbito pessoas saudáveis e jovens. 

 

Enfim, estamos sujeitos as intempéries da vida e o que fazer diante de tempos difíceis? O salmo 59:16 nos dar a resposta para suportar os dias difíceis: “O Senhor Deus é o nosso refúgio, nosso abrigo seguro nos tempos difíceis”. Temos que nos abrigar no Deus poderoso, consolador que nos dar a Paz que transcende todo entendimento, que nos dar força nos dias difíceis que a vida nos impõe. 

 

Jesus nunca disse que se crêssemos nele teríamos uma “vida boa” aqui na terra com saúde, dinheiro, uma boa moradia, carro, status social, entre outras coisas. Não é esse o evangelho pregado por Jesus. Quem procura Cristo em troca de receber tais bens materiais, está totalmente iludido. Jesus não nos promete livrar dos dias difíceis, mas nos promete estar conosco todos os dias. “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20). Também, afirmou: “No mundo, passais por aflições (dias difíceis); mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).

 

Deus nos deixou um legado, a sua Palavra que é viva e eficaz para que nela encontrássemos toda ajuda necessária para nos mantermos firmes em nossa caminhada. Então, o que precisamos fazer para atravessarmos os dias difíceis em nossa vida:

 

1.     Ame a Palavra de Deus – quando mergulhamos na leitura das escrituras e colocamos em prática seus ensinamentos em nossa vida, estamos demonstrando amor a Deus e cada vez mais o seu amor nos fortalece diante das nossas lutas. “Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar” (Salmos 119:165).


2.     Busque consolo do Espírito Santo – Jesus nos deixou o consolador, Espírito Santo, Ele é nosso companheiro, intercessor e melhor amigo que temos. A sua presença em nós, nos dar paz, segurança e remove todo medo. Daí Jesus nos diz: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14:27). Só o Espírito Santo é capaz de nos proporcionar paz em dias difíceis.


3.     Tenha paciência para suportar o momento – os dias são difíceis, mas vai passar. Tudo que existe debaixo do sol, passa. Nada é eterno neste mundo físico. Não olhe para as circunstâncias, olhe para Jesus, o Senhor. Por isso, tenha paciência para suportar os momentos de sofrimento ou dificuldades, porque “a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem; porque as que se veem são temporais, e as que não veem são eternas” (2Coríntios 4:17-18).


4.     Espere o agir de Deus – a nossa vida está nas mãos de Deus, e nada acontece sem sua permissão. Enquanto você dorme, Deus age. Ele trabalha por aqueles que nEle espera. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28). 


5.     Seja forte e corajoso, Deus está com você – precisamos entender que os dias difíceis fazem parte da vida e não devemos nos desesperarmos quando estivermos passando por esses momentos, mas devemos demostrar força e coragem, porque Deus é o nosso escudo e fortaleza, de forma que não haverá dias difíceis que sejam capazes de nos fazer desistir em meio às lutas. Tão somente, “seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:9).

 

Por fim, em dias difíceis é em Deus que precisamos buscar a força necessária para enfrentar. Se buscarmos diariamente a Deus, nosso Pai, então Ele será conosco e trará sobre nossa vida a Sua proteção e a Sua paz para que possamos atravessar com firmeza os tempos difíceis.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Unknown disse...

Sim cantar louvores ao Senhor

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Verdade irmão Sérgio!
Nossa fé deve enxergar além da angústia. Em meio a tormenta, podemos ser animados a concentrarmos o olhar da fé e esperança na vitória final. Em breve jesus virar e não tardará! O "Sol da Justiça" brilhará para nós declarando-nos vencedores. João viu os remidos contando o cântico de Moisés e do Cordeiro (apocalipse 15: 2-4)
Podemos pensar desde já além do que passamos aqui. E até começarmos a "ensaiar" essa canção celestial, por meio do nosso viver!
Aleluia!

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Ele é a nossa Rocha e nosso Ajudador nos momentos de tribulações.