domingo, 5 de setembro de 2021

Presença de Deus


 

Está escrito:

“É melhor passar um dia no teu Templo do que mil em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar no portão de entrada da casa do meu Deus do que morar nas casas dos maus” (Salmos 84:10).

 

A presença de Deus é algo singular na vida de todos nós, mesmo não sendo visível, nós podemos realmente perceber. Sua presença nos transmite suavidade, tranquilidade, paz, segurança e nos motiva a enfrentar os desafios que estão diante de nós. De fato, não existe lugar melhor no mundo, do que estar na presença do Senhor. É indescritível a sensação que o salmista sentiu ao fazer tal afirmação (Salmos 84:10).

 

Na verdade, a presença de Deus nos faz muito bem, além disso nos dar a sensação do gostinho do céu. Viver na presença de Deus neste mundo de turbulências em que vivemos, é a melhor coisa que existe na vida. 

 

Mas, é possível que o amado irmão, esteja pensando: - Afinal, o que é a presença de Deus na prática? A presença de Deus não é uma relação física, ou seja, Deus não se revela fisicamente diante de nós, no entanto, a presença de dEle se mostra através do nosso relacionamento com Ele. No momento da nossa conversão recebemos de Deus o Espírito Santo, assim sendo Ele faz morada em nós quando guardamos Sua Palavra com a intenção de conhecê-lo e amá-lo. Por isso, Jesus disse: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele” (João 14:23).

 

Então, quais são as evidências práticas de quem anda na presença de Deus? Podemos destacar algumas características que revelam o caráter de quem sempre está na presença de Deus:

1.     Quem estar na presença de Deus é alegre – a alegria está no coração de quem conhece Jesus. Muitas pessoas, inclusive cristãos, apresentam um semblante sombrio e deprimido porque carecem de sentir a presença de Deus em suas vidas. Quem anda na presença do Senhor em obediência e fé sente a doce comunhão de Deus e posso lhe afirmar que não é um sentimento passageiro. O Senhor nos sustenta no meio das dificuldades da vida, “porque a alegria do SENHOR os fortalecerá” (Neemias 8:10). Quando temos esse discernimento somos perseverantes nas dificuldades e provamos a nós mesmos e as outras pessoas que a fé é real e o nosso senso da presença de Deus aumenta, assim como a nossa alegria.

2.     Quem estar na presença de Deus experimentou o novo nascimento – a maior evidência de que temos a presença de Deus em nós, ou seja, que Deus habita em nós, conforme Jesus explica em João 14:23, é o novo nascimento em Seu Espírito: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito” (João 3:5). Essa transformação de vida “metamorfose” nos leva a sermos novas criaturas, “criados para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:24).

3.     Quem estar na presença de Deus vive em santidade – outra evidência fundamental de quem estar na presença de Deus é que tem a vida inteiramente consagrada para Deus e rejeita totalmente o pecado, porque as coisas delituosas deste mundo não nos atraem porque pertencemos a Deus. Quem vive o processo da santificação em sua vida age com integridade, fala a verdade, é honesto, simples, humilde, não sai da sua boca palavras obscenas ou imorais, enfim procura não entristecer o Espírito Santo de Deus. A santidade se mostra com clareza em nossa vida quando revelamos o fruto do Espírito que há em nós: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23).  

4.     Quem estar na presença de Deus é quem ama e guarda a Palavra de Cristo – para amarmos a Deus precisamos conhecê-lo mais. A gente não ama a quem não conhece. Por isso, faz-se necessário buscar o conhecimento de Deus, a fim de que Ele mesmo se revele a nós. “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra” (Oseias 6:3). Conheça mais de Deus, conheça mais de Sua Palavra, e Ele, como prometeu, vai se revelar a você.

 

Com base no exposto, podemos concluir que temos a presença de Deus sempre conosco, porque Ele mora em nós, através do Espírito Santo. A presença dEle não vem até nós como se fosse uma visita de vez em quando, mas está permanentemente dentro de nós. Isso significa que por onde andarmos levamos a presença de Deus conosco, porque somos o templo de Seu Espírito – “Pois somos santuário do Deus vivo” (2 Coríntios 6:16). 

 

Entenda que quando você estuda a Palavra de Deus com a intenção de conhecê-lo, de abrir seu coração e amá-lo, a sua vida será morada dEle e você caminhará com a presença dEle dentro de você, de forma que isso nos motiva a levar para quem não a tem, através do amor, da santidade, da comunhão, da fraternidade. Assim, quando você entra no seu ambiente de trabalho, a presença de Deus está entrando ali com você, quando entra na escola, a presença de Deus vai contigo, quando você anda na rua Ele te acompanha, pois Deus habita em você que o ama e guarda a Palavra dEle. Faça da presença de Deus a sua prioridade e você não vai se arrepender. 

 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Maranata, ora vem Senhor Jesus!