domingo, 19 de setembro de 2021

Confiar em Deus


 

Está escrito:

“Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apoie em seu próprio entendimento” Provérbios 3:5

 

Muito se tem falado sobre confiar em Deus. As pessoas costumam dizer “eu confio em Deus!”, mas o que de fato significa essa expressão? Como saber se eu confio ou não em Deus? Vamos iniciar essa reflexão conceituando o significado de “confiar em Deus”. Podemos dizer que confiar em Deus é o ato de colocar nossas preocupações aos cuidados de Deus, na certeza de que Ele sabe o que fazer, porque é Senhor de nossa vida. Em outras palavras, é lançar o seu problema diante do Senhor e não se preocupar, nem andar ansioso ou murmurando. 

 

Para saber se confiamos ou não em Deus precisamos reconhecer nossas atitudes no dia a dia. As pessoas dizem que confiam em Deus, mas vivem ansiosas, preocupadas, algumas mal conseguem dormir e chegam a ter ataques de pânico e desespero. No entanto, a atitude de quem demonstra confiança no Senhor na prática, não importa o tamanho do problema que esteja passando, ele ora a Deus, põe diante do altar suas preocupações, porque sabe que depende exclusivamente do Senhor. Quando oramos, nos relacionamos diretamente com Deus e pela fé temos a plena convicção de que Ele nos escuta, então sentimos paz e segurança em nosso coração.

 

É incrível a maneira como Deus cuida de cada um de nós. O seu cuidado é personalizado, individualizado, Ele conhece o nosso ser no mais íntimo e profundo da nossa mente. Assim, as diferentes situações que passamos nos trazem efeitos variados e é até natural que ao enfrentarmos problemas difíceis de resolver, nos sintamos sob pressão e as vezes até com sofrimento, no entanto, há uma saída, buscar a Deus e não se apoiar em seu próprio entendimento ou inteligência. 

 

Deus se agrada quando confiamos Nele, por isso é muito importante depender Dele em tudo. E mais ainda, buscar conhecer a vontade de Deus em nossa vida e assim, sentiremos mais confiança em Deus. Basta crer e confiar, porque tem pessoas que até acreditam, mas não confiam. Precisamos confiar em Deus, porque Deus é Pai, Senhor e Redentor de nossa vida, portanto, a relação com Ele tem que ser uma relação de confiança.

 

A Bíblia nos mostra exemplos de homens e mulheres que confiaram em Deus e alcançaram sucesso. Tenha a certeza de que, o Senhor Deus age em favor de quem confia Nele. Mas, que razões temos para confiar em Deus? Posso lhe apontar várias razões, mas vamos mencionar algumas que são irrefutáveis:

1.     Deus tudo pode – tenha certeza de que se Deus quiser mudar a situação-problema que você está enfrentando, Ele pode, porque tem todo poder. Deus é como uma rocha, um fundamento firme para sua vida. Nada foge do controle de Deus e ninguém pode impedir o seu agir. “Confiem para sempre no SENHOR, pois o SENHOR, somente o SENHOR, é a Rocha eterna” (Isaías 26:4).

2.     Deus nunca nos abandona – Deus é contigo por onde andares. Ele é teu eterno companheiro, amigo e pai amoroso que te acompanha desde o acordar até o deitar e quando você desperta, Ele renova as suas misericórdias a cada manhã. Verdadeiramente, Deus é contigo! “Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam” (Salmos 9:10).

3.     Deus é fiel – a fidelidade de Deus faz parte dos seus atributos. Isso significa que Deus é confiável e fiel em suas palavras. Ele sempre faz o que promete fazer, por isso podemos depender dEle, sabendo que Ele nunca será infiel em suas promessas. “É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto Ele é” (Deuteronômio 32:4)

4.     Deus é bom – Ele continua no controle de tudo, nada pega Deus de surpresa. A sua misericórdia e bondade está estendida sobre sua vida. Deus te ama tanto que te trouxe a salvação, através de Jesus Cristo. Esteja certo de que tudo o que Deus é e faz é bom, ou seja, digno de aprovação. “Dêem graças ao SENHOR porque Ele é bom” (Salmos 106:1).

 

Por fim, é preciso aprender a confiar em Deus e saiba que isso não acontece de um dia para outro, mas é um processo, uma caminhada de experiência com Deus. Nessa jornada devemos aprender a sujeitarmos e dependermos de Deus com fé naquele que nos conduz em tudo para sermos semelhantes a Jesus Cristo. 

 

Confiar é ter uma visão no sobrenatural e os olhos fixos além do que estamos vivenciando no momento. É enxergar o que os olhos humanos não veem, mas por sabermos que tudo está debaixo do controle de Deus, nosso Pai e que Ele cuida de nós e nos conduz no melhor caminho. Confiança está relacionado a submissão à vontade de Deus, é a certeza que Ele abre e fecha portas, conforme seja o melhor para nossa vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 


Um comentário:

Laiza disse...

Glória!
Confiança estar relacionado a submissão à vontade de Deus.
Que Palavra rica.