domingo, 7 de maio de 2023

Quem é seu Pastor?


 

Está escrito:

“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará” (Salmos 23:1)

 

O Salmo 23 é um clássico da literatura bíblica e um dos mais conhecidos hinos entre os cristãos que mostra que o relacionamento com Deus é de confiança e cuidado aos que se entrega a Ele. Eu não sei se já aconteceu com você, mas quando me sinto preocupado e temeroso, o Salmo 23 me ajuda a ver que tenho um Deus que está no controle e posso ter a certeza de que Ele não vai falhar, porque Deus nos ama, cuida e protege os seus. 

 

A linguagem simples, de fácil compreensão, o autor usa duas imagens: o Senhor, como Pastor que cuida das ovelhas e o Senhor como Anfitrião, que cuida de seu hóspede. Essa forma simbólica era familiar no cotidiano vivido por Davi em sua época. Ora, Davi na sua adolescência e juventude era pastor das ovelhas do seu pai Jessé (1Samuel 16:11). Ele conhecia suas atribuições no exercício da função que era de cuidar e proteger o rebanho dos predadores. Davi, amava seu rebanho e zelava pelo seu bem-estar (1Samuel 17:15,20).

 

Diante dessa perspectiva, Davi num momento de contemplação e inspiração, afirmou: “O SENHOR é o meu pastor”, Davi confiava no cuidado de Deus para tudo em sua vida. Então, quem é o seu pastor? Saiba que o SENHOR é o Pastor de todos os que creem em Jesus Cristo, que é descendente de Davi, e que se autointitulou como o “Bom Pastor”, isso significa que Ele é superior a Davi, Ele amou tanto suas ovelhas que deu sua vida por elas (João 10:11). Jesus é o Supremo Pastor que cuida amorosamente dos seus filhos em todo lugar.

 

A metáfora de Deus como pastor é bastante comum em toda a Bíblia. Deus está sempre presente, cuidando e guiando o Seu povo progressivamente ao longo dos tempos. O Pastor de Israel é o Pastor de todos os que confiam nele – Ouçam a palavra do SENHOR, ó nações, e proclamem nas ilhas distantes: ‘Aquele que dispersou Israel o reunirá e, como pastor, vigiará o seu rebanho’ (Jeremias 31:10).


A comparação entre Deus e o pastor aparece em vários outros Salmos ressaltando as características do pastoreio de Deus em relação ao seu povo na metáfora das ovelhas. E que características tem o pastor?

·      O Pastor é cuidadoso – o nosso Deus é um Deus zeloso que não deixa faltar nada aos seus filhos (ovelhas) e na plenitude dos tempos enviou o grande e verdadeiro Pastor dos homens, Jesus Cristo. “O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas” (Hebreus 13:20). “Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas” (1Pedro 2:25).

·      O Pastor é provedor de paz e sustento – só Deus nos dar o sustento necessário e a paz que nosso coração anseia. Ele nos dá descanso diante das angústias e exaustão e nos traz conforto. Deus é especialista em transformar circunstâncias desérticas em campos verdejantes. Ele acalma a tempestade e a agitação do mar, tornando-os em águas de descanso. Confie que o Senhor é misericordioso e nos sustenta em nossas necessidades com sua graça. Jesus Cristo satisfaz a todos que creem no seu amor eterno. “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmos 23:2-3).

·      O Pastor oferece proteção – assim como Davi sabia proteger suas ovelhas quando elas estavam passando por algum lugar perigoso, Deus cuida de você quando tem de enfrentar alguma situação perigosa. A Palavra de Deus nos traz ensinamentos que nos guia e orienta para proteger a nossa vida na hora da dificuldade. O SENHOR nunca lhe abandona, Ele está com você. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4).

·      O Pastor é fiel em todo tempo – Deus abençoa sua vida, Ele se agrada de fazer coisas boas e tem muitas bênçãos preparadas para você. Mas, a maior bênção de todas que Ele nos deu foi Jesus Cristo e a presença do seu amor em nossa vida. “Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Coríntios 1:9).

 

Por fim, Deus é como um pastor que cuida de suas ovelhas com todo carinho. Na metáfora usada por Davi, se você ama Jesus, você é uma das ovelhas. Assim, Deus é nosso sustentador e nosso ajudador que assiste em nossas necessidades. Ele nos dá descanso e paz, através do Espírito Santo que habita em nós. Como disse o profeta Isaías, a respeito de Deus: “Como pastor, ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo; as que amamentam ele guiará mansamente” (Isaías 40:11).

 

Assim, não importa qual seja a sua situação, se está perdido, ferido emocionalmente ou aflito, o Bom Pastor, Jesus Cristo cuida de você. Ele é o Pastor por excelência e pode lhe restaurar, guiar, suprir suas necessidades e lhe proteger.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu creio 🙏🏻

Saemmy Albuquerque disse...

Ele nunca falha. O nosso bom Pastor nos ama e jamais nos abandonará!

Anna Rosa disse...

Glória a Deus!! Eu creio. Ele é o bom e fiel pastor.