domingo, 28 de maio de 2023

Aproximem-se

 


Está escrito:

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” (Tiago 4:8)

 

O escritor John Oswald Sanders, autor de mais de quarenta livros sobre vida cristã, escreveu uma frase inspiradora: “Estamos neste momento tão próximos de Deus quanto realmente escolhemos estar”. Agora pense comigo por um momento, quão próximo você está de Deus? Não precisa me responder, qualquer que seja sua resposta, tenha certeza de que a resposta de Deus é “aproxime-se”.

 

O curioso é que muitas pessoas que se dizem cristãs ou aquelas que apenas acreditam em Deus vivem como se Ele estivesse bem longe. No entanto, não devemos manter distância dEle, com medo de ser indigno por causa do nosso pecado e deficiência. Deus nos chama à Sua presença. Ele não está longe de nós, pelo contrário, Deus está tão perto quanto as batidas do nosso coração.

 

A epístola de Tiago, especialmente o versículo 8 do capítulo 4 traz uma mensagem poderosa e inspiradora. Ele está nos incentivando a se aproximar de Deus e promete que, se fizermos isso, Deus se aproximará de nós também. Que coisa extraordinária! Essa mensagem é uma grande fonte de esperança e incentivo para aqueles que buscam crescer em sua fé e relacionamento com Deus. Ela nos lembra que, independentemente do quão distante possamos sentir que estamos de Deus, sempre podemos dar o primeiro passo em sua direção e confiar que Ele nos receberá de braços abertos.

 

Teologicamente, a expressão “aproximem-se de Deus” significa que devemos buscar um relacionamento mais próximo com Ele e a segunda parte do versículo, “e ele se aproximará de vocês”, é uma tremenda promessa de que Deus não está longe de nós, e que, ao nos aproximarmos dEle, Deus responderá com amor, orientação e bênçãos. Isso significa que, se tomarmos a iniciativa de nos aproximarmos de Deus, Ele nos dará a mão e nos guiará em nossas vidas. 

 

Você tem dúvidas do que estou afirmando? Quer fazer um teste? Tente se aproximar de Deus e veja o resultado. Mas, como se aproximar de Deus com atitudes práticas em nosso dia a dia? É simples assim, buscar um relacionamento mais próximo com Deus exigirá de nós disciplina espiritual, por meio da oração, meditação, estudo da Bíblia e aplicação dos ensinamentos de Jesus em nossa vida diária. 

 

·      Oração – é uma forma importante de comunicação com Deus. É uma oportunidade para falar com Ele, compartilhar nossos pensamentos e preocupações, pedir orientação e ajuda em nossa vida. O irmão Paulo escrevendo a epístola 1 Tessalonicenses 5:17, diz: “Orem continuamente”. É uma exortação direta aos cristãos para que estejam sempre em oração, não importa a situação em que se encontram. A oração é uma parte essencial da nossa vida espiritual, nela podemos encontrar paz, força e sabedoria para enfrentar os desafios da vida e crescer em nossa relação com Deus.

·      Meditação – envolve dedicar um tempo para estar em silêncio e em paz, para ouvir a voz de Deus e sentir sua presença em nossa vida. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1:8). Perceba que neste versículo, Deus está instruindo Josué, a meditar constantemente nas Escrituras, para que possa seguir seus ensinamentos e ter sucesso em sua missão de liderar os israelitas na conquista da Terra Prometida. Portanto, a meditação na Palavra de Deus é uma prática essencial para o sucesso e a prosperidade, além de nos ajudar a compreender melhor a vontade de Deus para nossa vida e a nos preparar para cumprir nossa missão.

·      Estude a Bíblia – apesar da Bíblia ter sido escrita há cerca 4 mil anos, ela continua sendo fascinante. Através dela podemos aprender sobre Deus e seus ensinamentos. É uma oportunidade para entender melhor as Escrituras e aplicar esses ensinamentos em nossa vida diária. O irmão Paulo instruindo Timóteo, pastor da igreja em Éfeso, disse: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2Timóteo 2:15). Paulo enfatiza a importância de manejar bem a Palavra da verdade, ou seja, de entender e aplicar corretamente as Escrituras em nossa vida. Além disso, o estudo diligente da Bíblia nos ajuda a discernir a verdade de falsos ensinamentos e nos capacita a compartilhar a verdade com os outros.

·      Aplicação dos ensinamentos de Jesus em nossa vida diária – isso significa viver de acordo com os princípios cristãos, como: amor ao próximo, honestidade, bondade, compaixão, buscar a justiça e a verdade e viver uma vida de humildade e serviço aos outros. “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6:46). Neste versículo, Jesus está questionando seus discípulos sobre a importância de colocar seus ensinamentos em prática. Ele está enfatizando que não basta simplesmente chamá-lo de Senhor, mas é necessário agir de acordo com seus ensinamentos e obedecer a sua vontade. Não é só uma questão de palavras, mas de ações. A aplicação dos ensinamentos de Jesus é a evidência de uma verdadeira fé e de uma vida transformada pelo poder do Espírito Santo.

 

Por fim, para ficarmos mais próximos de Deus devemos investir tempo em nosso relacionamento com Ele e ao fazermos isso, experimentaremos a presença amorosa de Deus em nossa vida e seremos fortalecidos na fé. Deus nos chama: “aproximem-se!” 

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Soli deo gloria

Nenhum comentário: