domingo, 4 de dezembro de 2022

O coração do homem


 

Está escrito:

“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem” (Provérbios 27:19) 

 

Sabemos que a água é uma espécie de espelho natural, certamente você já viu seu rosto refletindo na água, mesmo que mexamos com a água a imagem da face continua sendo mostrada. No entanto, o coração humano é parecido, pois ele revela a nossa natureza, razão, pensamentos, desejos e vulnerabilidades. Pense que seu coração é a união de seus pensamentos, sentimentos, intenções e emoções. Tais coisas que estão no seu ser interior equivalem a quem você é. 

 

De forma que, se você cultiva pensamentos maldosos, você é uma pessoa má, se você vive sempre irado com tudo e com todos, você se torna uma pessoa raivosa. Por outro lado, se pensamentos e sentimentos de alegria são cultivados em seu coração, você é uma pessoa alegre. Daí, o apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses afirmar: “Finalmente, irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8).

 

Logo, se o coração reflete quem nós somos, então as pessoas que possuem um coração (pensamentos, sentimentos e emoções) bons serão pessoas felizes, mas se a pessoa tem um coração mau, isso fica refletido nas suas ações práticas da vida, ou seja, nas palavras que falam, nas atitudes, nas motivações e nos impulsos do seu coração que reflete quem ela é. Daí Jesus afirmar que: “toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus” (Mateus 7:17). Ora, simbolicamente a “árvore” é representada pelo “coração” das pessoas. Essa expressão é semelhante ao que está escrito em Provérbios 27:19, quanto a sua aplicação.

 

Mas, como mudar o coração de alguém? Em outras palavras, como transformar a mentalidade humana? Como uma pessoa pode se tornar, e ser, uma boa pessoa por dentro e por fora, uma vez que ela se encontra numa situação em que só tem pensamentos, sentimentos e emoções ruins e prejudiciais, a ela mesma e as pessoas a sua volta? É possível mudar a essência íntima de alguém? 

 

São questionamentos que humanamente falando difíceis de responder. Alguém poderia precipitadamente responder que “não”. Como mudar um indivíduo psicopata que apresenta um comportamento sutil e ardiloso que demonstra ser uma pessoa do bem, mas a sua essência é malévola? Perceba que, o reflexo que você vê na água é igual a você, mas não é você, ou seja, você visualiza apenas um reflexo, da mesma forma é o seu coração reflete quem você é, mas você não é ele.

 

Você é um ser criado por Deus com a capacidade de examinar a seu próprio coração (pensamentos e emoções) e decidir o que pode e o que não pode conter dentro de si mesmo. Então, diante dessa capacidade dada por Deus ao homem é possível sim haver uma transformação de dentro para fora, como está escrito: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...” (1 Coríntios 11:28). Então, você tem o gatilho mental capaz de promover mudanças na sua maneira de pensar e viver.

 

Perceba que, o nosso coração não nos representa plenamente, apenas corresponde ao que somos, ou seja, ele pode ser mudado, de acordo com a vontade de quem o governa. Observe que em Provérbios 27:19, não afirma que “o coração do homem é o homem”, mas diz: “o coração do homem, ao homem”, em outras palavras, o coração do homem corresponde ao homem, logo existe uma grande diferença entre “ser” e “corresponder”.

 

Portanto, o coração reflete quem somos nós, mas não somos ele, na verdade, somos superior ao nosso coração, aliás ele é apenas uma parte de nós e é governado pela nossa vontade. Observe o que foi dito por Jesus: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Marcos 12:30). Percebe que o coração é apenas uma parte do todo que compõe você, juntamente com sua alma, seu entendimento (mente) e sua força (espírito). Logo, o coração não deve ser a parte dominante de nossas vidas, pois está escrito: “o que confia no seu próprio coração é insensato” (Provérbios 28:26). 

 

Meu irmão, quem deve governar nossa vida não é o nosso coração, mas o seu próprio espírito, aliás o seu coração, assim como seus pensamentos, emoções e sentimentos, devem ser transformados de dentro para fora e governado pelo Espírito Santo, por esse motivo é recomendado que: “Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gálatas 5:16). 

 

Quando somos salvos pelo Senhor Jesus, somos regenerados imediatamente e nos tornamos filhos de Deus. Com o decorrer da nossa caminhada cristã pela ação do Espírito Santo nossa maneira de pensar e agir são transformados diariamente. Assim, em Deus podemos ter uma consciência limpa e tranquila, porque é a ação dEle que nos faz novas criaturas por dentro e mais parecidas com Jesus. Não viva para agradar a padrões, além da sua realidade. Não se esconda atrás de desejos ou modelos que a sociedade impõe, mas veja o que Deus tem preparado para a sua vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.