domingo, 25 de dezembro de 2022

Na plenitude do tempo chegou o Natal (Jesus)

 


Está escrito:

“Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei” (Gálatas 4:4).

 

O nascimento de Jesus é um dos pilares do Plano de Salvação que Deus preparou para a humanidade. O Natal nos faz lembrar do presente de Deus para todos nós, porque “hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é o Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11), anunciou o anjo aos pastores que estavam nos campos. Quem comunicou não foi uma pessoa qualquer, mas alguém que tinha autoridade divina para anunciar e influenciar seu público com as boas novas. 

 

A partir do evento da natalidade, devemos comemorar com alegria, independente da data, porque não se sabe qual foi o dia exato do nascimento de Jesus, mas se escolheu uma data simbólica, 25 de dezembro, para que possamos lembrar o aniversário de nascimento do nosso Salvador. Embora, o verdadeiro sentido do Natal tenha sido corrompido pelo comércio e tradições culturais que celebram tudo, menos a vinda do Salvador ao mundo, mas exalta a um tal de “papai Noel”, “árvore de Natal”, “duendes” e outros símbolos que foram incorporados a tradição ocidental.

 

No entanto, o nascimento de Jesus Cristo foi predito pelos profetas muitos anos antes do seu advento, a exemplo do profeta Isaías que cerca de 700 a.C profetizou: “o povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os que exultam quando dividem os bens tomados na batalha” (Isaías 9:2-3).

 

Você pode perceber que celebrar o Natal sem mencionar Jesus é a mesma coisa de ir a uma festa de aniversário sem a presença do aniversariante. Jesus é o alvo principal do festejo do Natal que devemos comemorar com sentimento de gratidão e adoração por tamanha redenção promovida por Deus que na plenitude do tempo, enviou seu Filho. Conforme as palavras do profeta Isaías, podemos inferir que o Natal é uma festa que se caracteriza por dois aspectos principais:

·      É um festejo de Luz - Isaías declara que o Messias viria como luz para aquelas pessoas que estavam em trevas. Em outras palavras, até a vinda de Jesus ao mundo, a humanidade vivia em trevas e em ignorância da existência de Deus. Mas, desde que o menino nasceu e viveu entre os homens, revelou “a verdadeira luz que vinda ao mundo, ilumina todo homem” (Lucas 1:9). A luz de Jesus é o maior brilho do Natal, não são as lâmpadas com seus pisca-piscas que enfeitam as cidades nessa época, mas sim Jesus, o Salvador, Ele é a boa notícia anunciada pelo anjo aos pastores e que hoje celebramos, de forma que nos dar oportunidade gratuita de levar essa boa nova de luz a aquelas pessoas que vivem sem esperança, porque estão em trevas, sem Cristo em si. 

·      É um festejo de Alegria – o profeta Isaías tinha em mente o dia da vinda do Messias como o dia mais alegre que já houve em todos os tempos. Só quem compreende a importância desse evento para a humanidade, valoriza o nascimento do Salvador. Porém, essa alegria não é algo passageiro, mas permanente porque Ele está dentro de nós. No entanto, criou-se uma cultura de que a alegria do Natal se resume em festas, mas na verdade a alegria do Natal é muito além de tudo isso. Ao invés de buscar a alegria na comida com fartura, nas roupas novas ou presentes, deveríamos nos alegrar também abençoando aqueles que não têm condições por estarem enfermas, órfãos, asilados e desamparadas. Neste Natal experimente a alegria de ser solidário.

 

Assim, na plenitude do tempo nasceu Jesus Cristo, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, para ser o Salvador e Redentor de toda humanidade nos quatro cantos do planeta terra. Ele foi capaz de realizar Sua missão porque era o Filho de Deus e possuía o poder de Deus. Daí o profeta Isaías dizer: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

 

Por fim, o Natal deve ser um momento especial para as famílias estarem juntas, mas é indispensável a presença de Jesus. Celebrar o Natal sem incluir Jesus com cânticos de gratidão e adoração é distorcer o verdadeiro sentido da festa natalina. Assim, não deixe que o Natal se resuma apenas numa festa de época. Jesus não precisa de uma data especial em nosso calendário, nem de uma mesa farta de comidas e bebidas. Jesus veio para trazer sua Luz, Alegria, Justiça e Paz. 

 

Portanto, somente porque na plenitude do tempo aconteceu o Natal de Jesus, podemos conhecer a Deus através de um relacionamento pessoal de amor com Ele. Já parou para pensar nesse evento tão importante para a humanidade, Deus visitou a Terra pessoalmente, enviando Seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei. Que fato extraordinário! O Natal é a mais linda declaração de amor que a humanidade recebeu. Feliz Natal com Jesus!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Um comentário: