domingo, 11 de dezembro de 2022

A tríade do Espírito de Deus


 

Está escrito:

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7)

 

O texto bíblico da segunda epístola de Timóteo foi escrito pelo apóstolo Paulo. Na ocasião ele escreveu ao seu amigo querido e companheiro nas aflições em defesa da fé em Cristo. Nessa epístola, Paulo procura amorosamente motivar o jovem pastor a continuar se esforçando no ministério que lhe fora confiado.

 

Ao que parece Timóteo era um pouco tímido e talvez isso pudesse atrapalhar suas atividades pastorais na igreja. Daí, a razão dele exortá-lo, afirmando que “Deus não nos tem dado espírito de covardia”. Mas, apesar dele está se referindo diretamente para Timóteo, essa palavra também se aplica a nós nos dias de hoje. Quantos Timóteos encontramos por aí? Será que você se enquadra no perfil de Timóteo? A palavra “covardia” na tradução bíblica do grego Deilía tem o significado de timidez, medo ou covardia.

 

De forma que, Timóteo no contexto que se encontrava, precisava receber uma exortação dessa para despertar o dom de Deus que havia nele e se libertar da timidez, do medo, da covardia, para exercer o seu ministério. Muitas vezes irmãos, agimos como Timóteo e nos escondemos diante da nossa timidez de testemunhar o Evangelho, de pregar a Palavra, de desenvolver ações em favor da obra do Reino de Deus, simplesmente, por sermos tímidos e medrosos. A timidez é sinal de pouca fé, por isso disse Jesus: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” (Marcos 8:26).

 

Meu(minha) irmão(ã), devemos agir com timidez e medo somente diante do pecado, das coisas ilícitas e reprováveis que não agradam a Deus. Que nosso coração se encha de temor e fujamos de tudo que possa nos afastar de Deus e levar a morte. No entanto, quando se tratar do Reino de Deus, devemos agir com coragem e ousadia, porque Deus nos deu o dom do Espírito Santo (Atos 2:38), para manifestar sua benignidade e seu amor para com todos, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. 

 

De forma que, o Espírito vive em nós e faz do nosso corpo um santuário em que habita, conforme 1Coríntios 6:19-20. Então, se o Espírito de Deus está em nós, podemos ser pessoas destemidas, corajosas, ousadas para testemunhar as maravilhas do Evangelho de Cristo mesmo quando somos atacados, criticados, perseguidos, injustiçados e ridicularizados por causa da fé em Cristo. 

 

Logo, o Espírito que Ele nos deu não é de timidez (covardia ou fraqueza), mas Ele desenvolveu em nós três elementos integrados: poder, amor e moderação. 

·      Poder – para que serve? Serve para sermos destemidas testemunhas de Cristo. O poder acompanha o dom do Espírito Santo, o apóstolo Paulo disse: “não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16). O espírito de poder é o espírito do homem habitado pelo Espírito Santo que transmite poder para expulsar o medo de nós e nos motivar a seguir o propósito do nosso chamado para servir a Deus. Além disso, o Espírito de poder nos faz resistir as tentações, a suportar as dificuldades, a perdoar as injustiças sofridas e a fazer a vontade de Deus.

·      Amor – quem tem o Espírito de Deus tem amor em si, ama a Deus e as almas dos homens, porque o amor é derramado no nosso coração: “Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:5). Só o Espírito nos dá poder para amar e não nos deixa fracos. Ao invés disso, a presença do Espírito é uma força poderosa que nos ajuda a superar o pecado e obedecer aos seus mandamentos. Assim, “se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado” (1João 2:5).

·      Moderação – ser moderado nas coisas significa termos equilíbrio, autocontrole, uma mente sadia ou sóbria mentalidade, é o que devemos ser e o Espírito que Deus nos deu permite que possamos agir dessa forma. Ora, uma vez regenerado pelo Espírito Santo, devemos ser dirigidos por Ele e produzirmos frutos espirituais em toda nossa maneira de viver, de forma que apresentamos uma mente sã. O Espírito é a mente e a essência da natureza divina e, através dEle Deus realiza a Sua vontade. Só o Espírito nos dá força, vontade e fé para superar os nossos pecados.

 

Por fim, meu(minha) querido(a) irmão(ã), só o Espírito de Deus é que nos concede dons espirituais e nos capacita para usá-los. O Espírito de Deus não dá medo, nem timidez para fazermos a obra do Reino, mas sim, poder, amor e moderação, a tríade integrada que nos confere condições para enfrentarmos as mais diversas circunstâncias da nossa vida e ministério para edificação da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.