domingo, 18 de dezembro de 2022

Graça salvadora

 

Está escrito:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Efésios 2:8)

 

O mês de dezembro para o mundo cristão se comemora o nascimento de Jesus. Mas, o que de fato isso representa? Jesus não foi apenas um homem que morreu como um mártir ou um herói que marcou a história. Assim como Jesus outras pessoas viveram e defenderam um ideal e se destacaram também na história. No entanto, Jesus foi diferente. Ele veio ao mundo para cumprir uma missão atribuída por Deus com o propósito de resgatar a humanidade de um fim terrível.

 

A graça salvadora é para todo ser humano e na realidade é uma verdadeira história de amor de Deus por você e por mim, “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). O plano da salvação foi a prova máxima de amor de Deus por todos nós.

 

Por essa razão, a salvação é pela graça. É uma dádiva para todo homem, a fim de que ninguém se ache que é alguma coisa pela prática de boas obras ou por méritos. A salvação que Jesus Cristo oferece é pela graça. Basta aceitar a obra redentora de Jesus, o Filho de Deus, e isso se dar exclusivamente por meio da fé (Efésios 2:8-9).

 

Mas, o que é graça? Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço. A Graça, por meio da fé, produz em nós a salvação que é igual para todos os redimidos. De forma que não existe ninguém mais salvo do que outro. 

 

Se as pessoas entendessem o significado e a importância da graça, elas teriam outra atitude em relação a vida. Não adianta o homem querer conquistar tantas coisas neste mundo, riquezas, ostentações, prazeres, se nada poderemos levar para o lugar que cada um de nós deveremos ir. Tudo vai ficar aqui! Tudo nesta vida é passageiro, é temporário. A única coisa que nós vamos levar é aquilo que nós recebemos de graça, pela misericórdia de Deus, que é a salvação, que Jesus outorgou e nos deu pela fé. A graça é o passaporte para entrar no Reino eterno de Deus.

 

Assim, Jesus nasceu para nos trazer a salvação pela graça. Não existe outro caminho para eternidade que não seja por meio de Cristo Jesus. Não é pelo fato de você ser uma pessoa cumpridora dos seus deveres, dos seus dogmas e doutrinas ou da sua religião que você viverá a eternidade com Jesus. A salvação é fruto da misericórdia de Deus.

 

Portanto, a graça salvadora é a forma planejada por Deus para nos livrar da condenação eterna por causa do pecado que nós, inclusive, nem merecemos e nem temos meios para pagar a dívida diante da santidade de Deus. De forma que, não temos condições de alcançar a salvação por nossos méritos. Daí, Deus nos oferecer a salvação de graça, através da fé em Cristo Jesus.

 

A razão para tudo isso é porque todos nós pecamos e diante de Deus merecemos a condenação eterna. Mas, a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, ou seja, a separação de Deus. No entanto, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus (Romanos 6:23). Assim sendo, ninguém consegue por seus próprios esforços pagar o preço por todos os seus pecados e não ser condenado. Isso é impossível.

 

No entanto, Deus nos ama de tal maneira que nos dar liberdade para decidir se queremos receber seu amor ou não. Deus não quer nos condenar, mas respeita nossas escolhas, por isso, em Sua graça, Ele tomou a decisão de pagar a nossa dívida, enviando na plenitude do tempo, Jesus Cristo, que não tinha pecado algum para morrer em nosso lugar. Foi na cruz que Ele pagou o preço dos nossos pecados e isso atinge todos os homens, por isso não precisamos mais fazer qualquer coisa por méritos próprios para alcançar o perdão de Deus. 

 

A salvação é pela graça porque Deus nos ama do jeito que somos, com nossos pecados, falhas, maldades e tudo que não presta em nós e assim mesmo, Ele não exige nada de nós para merecermos a salvação. Basta ter fé em Jesus Cristo e aceitá-lo como Senhor e Salvador. Assim, em sua graça, Deus oferece a salvação e a vida eterna. “Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como regaste pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança” (Hebreus 9:15).

 

Por fim, temos muito que nos alegrarmos com o nascimento de Jesus, porque Ele veio para nos salvar da vida que estava escravizada e condenada pelo pecado. Quem recebe a graça salvadora, o presente de Deus, fica livre da condenação eterna e agora deve ter uma vida diferente que se revela em boas obras que glorificam a Deus, dando sinal de que é verdadeiramente salvo, pois “o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça” (Romanos 6:14). 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

3 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Maravilhosa graça!

Anônimo disse...

A grç

Anônimo disse...

A gtaćs de Deus é INFINITA.