domingo, 20 de novembro de 2022

O portal dos olhos

 


Está escrito:

Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz (Mateus 6:22)

 

Há um ditado que diz que “os olhos são o reflexo da nossa alma”. Mas, Jesus foi mais profundo quando comparou os olhos com uma candeia (um tipo de lâmpada que iluminava as casas no tempo de Jesus). Eu tenho a plena convicção de que os nossos olhos refletem aquilo que está dentro de nós, em nosso coração, em nossa mente, aquilo que pensamos e desejamos, ou seja, é tudo aquilo que pensamos e transmitimos para fora.

 

Os olhos, na literatura judaica se assemelham ao “coração”, são uma lâmpada que revela a qualidade da vida interior de uma pessoa. A frase em questão dita pelo Senhor Jesus, apesar de ser enigmática, tem relação com algo muito simples: os olhos bons têm a visão clara, sugerindo devoção leal a Deus, enquanto os olhos maus têm a visão debilitada, o que conotam corrupção moral.

 

Então, a forma como vemos a nós mesmos, ao nosso próximo, a vida e, especialmente a Deus, tem tudo a ver como nosso corpo se apresenta externa e internamente. Em outras palavras, as pessoas que veem as coisas com bons olhos, ou seja, com os olhos da fé, da bondade e do amor, que nutri bons pensamentos, apresentam uma qualidade de vida melhor que repercutem na saúde física e mental. Tudo isso interfere na maneira como vivemos, cultivamos nossos relacionamentos e nos interagimos com Deus.

 

O portal dos olhos é a entrada que dá acesso ao nosso eu e as nossas emoções. Quando permitimos que coisas boas entrem em nós, através dos olhos, teremos sempre a fé e a esperança como base de nossa existência e uma cosmovisão otimista da vida. Logo, essa realidade nos possibilita lutar com mais vontade e determinação na busca de nossos sonhos porque temos convicção de que se realizarão, conforme a vontade de Deus.


Por outro lado, as pessoas que têm os olhos maus possuem uma cosmovisão negativa e errada, e isso causa grande mal na vida dessas pessoas. Apresentar olhos maus significa enxergar com maldade em tudo que ver e não ter a visão voltada para Deus. Isso resulta em um coração amargo e infeliz. A pessoa que tem essa característica não é capaz de fazer bem nem a si, nem ao seu próximo. Os olhos “maus” só veem através da mágoa, do ressentimento, da inveja, do desprezo, da incredulidade e da falta de perdão. Em outras palavras, os olhos maus estão vazios de amor e, obviamente, sem Deus, daí Jesus afirmar: “Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:23).

 

Todavia, quando o indivíduo conhece a Jesus e o seu amor de forma plena, naturalmente ela passa a ver o mundo, as pessoas e a Deus de forma diferente, pura, amorosa e limpa. Isso é algo extraordinário e especial que faz bem não apenas a nós mesmos, mas as pessoas a nossa volta. 

 

É importante ressaltar que Jesus destacou os olhos em seu sermão, porque os olhos são uma das coisas mais lindas que Deus ofereceu ao ser humano. Mas, não somente os olhos físicos, também o coração, as emoções da alma. Além disso, têm pessoas que não tem visão física e mesmo assim conseguem enxergar a vida de forma positiva. Isso é graça de Deus!

 

Meu querido, verifique se o seu olho é bom ou não. Certifique-se de ver a beleza da graça nas coisas que enxerga, a generosidade, a bênção de Deus na vida das pessoas. Você consegue ver o que é belo, brilhante, precioso e divino a sua volta? Quando enxergamos as coisas sobre o prisma da graça de Deus a luz que há em nós brilha graciosamente.

 

Por essa razão, Jesus comparou os olhos a uma lâmpada que brilha para iluminar o nosso caminho, assim, a forma como é direcionado o olhar, vai determinar a direção do coração e revelar se há luz ou trevas em nossa alma. Mas, a pergunta que não pode deixar de ser respondida: como alguém pode ter olhos bons sendo pecador? Infelizmente, se o ego domina o coração e prioriza as coisas da natureza carnal ou mundana, isso é impossível. Não existe possibilidade de ser puro de olhos tendo um coração corrompido pelo pecado, sem Deus. Sempre haverá um olhar, cuja luz é trevas. No entanto, a graça de Deus é ofertada para todo aquele que crê como a solução para resgatar e transformar o coração. 

 

Portanto, somente um coração transformado se torna nova criatura, pois sua vida agora é dirigida pelo Espírito de Deus, revestindo-o de novos valores para pensar e agir, tendo um novo olhar para a vida. Assim, ter olhos bons é fruto de um coração transformado pelo amor de Deus, pois os olhos são o portal de entrada da alma e ilumina todo o corpo.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto. Concordo plenamente!

Anônimo disse...

Saber olhar para si e para o próximo só na comunhão com nosso Deus que é luz, para iluminar. Reflexão maravilhosa. Deus abençoe cada um de nós.

Clicia Valim Cortes Gradim disse...

Reflexão maravilhosa. Os olhos brilham quando a convicção, independente da idade.

Anônimo disse...

Fátima Simões
E excelente mensagem
Amém

MAYRA DO NASCIMENTO MELO disse...

Texto muito edificante! O olhos realmente refletem o que há de bom em nós!!

Saemmy Albuquerque disse...

👏👏👏👏

Anônimo disse...

Como a Palavra de Deus edifica e fortalece a Caminhada. Em Cristo Jesus temos forças para prosseguir. Deus abençoe sempre sua vida.