domingo, 13 de novembro de 2022

Viver da fé

Está escrito:

Porque no evangelho é revelada, a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá da fé” (Romanos 1:17)

 

“Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá” diz o refrão da canção “Andar com fé” do cantor Gilberto Gil. Trata-se de uma canção popular que nos mostra que devemos andar com fé. Mas, que fé é essa? O apóstolo Paulo afirma que “o justo viverá da fé”, obviamente que ao compararmos os textos percebe-se que estamos nos referindo a dois tipos de fé, a saber: a fé comum e a fé do justo. 

 

Porém, antes de explicarmos os dois tipos de fé, é preciso compreender o significado de fé. A palavra fé tem origem grega “pistia”, que foi traduzido para o latim como “fides” e seu significado é confiança que nos remete a uma atitude de fidelidade. No entanto, a Bíblia nos traz a seguinte definição: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11:1). 

 

A partir dessa compreensão podemos facilmente perceber que a fé comum e a fé do justo preenchem a definição bíblica, assim como, o significado da palavra no original grego. No entanto, a diferença entre os dois tipos de fé está na aplicação. A fé comum é a fé que encontramos em todas as pessoas, inclusive nos ateístas. Em outras palavras, todas as pessoas têm fé, acreditam em alguma coisa e até mesmo os que não acreditam em nada, tem a fé de que nada existe para crer. Isto é a fé comum ou geral.

 

Por outro lado, a fé do justo a qual Paulo se refere, não é para todas as pessoas, ela se restringe aos chamados “justos”. Mas, quem são os justos? São aqueles que foram justificados pela justiça de Deus, através do evangelho da Graça, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo. A pessoa justa não vive na dependência de suas próprias obras, nem busca seus méritos, mas tem plena confiança e fé em Deus. A fé do justo é a fé salvadora. A fé comum não salva ninguém. 

 

Esta frase, citada por Paulo, também foi mencionado em Habacuque 2:4, que diz: “mas o justo viverá pela sua fé”. Obviamente, que Habacuque entendia que o "viverá" se referia somente à esta vida. No entanto, a expressão usada em Romanos 1:17 se estende à vida eterna, porque ao crermos ou confiarmos em Deus, temos a salvação para a eternidade, pois Jesus nos garante ao afirmar que: “todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (João 11:26). Então, o justo encontra vida, agora e para sempre.

 

Logo, a justiça pela fé se concretiza na fidelidade de Deus. Quando Deus encontra a resposta de fé da parte do homem, o milagre se torna possível. Então, é manifestada a justiça de Deus. De forma que, Cristo vive no coração daquele que crê e a pessoa tem em si a dádiva da justiça de Cristo e é capaz de fazer obras que agradam a Deus.

 

Podemos afirmar que a teologia de Paulo nos garante que o homem justificado pela fé é o único que possui vida no presente e na eternidade, porque esta possibilidade só existe unicamente em Cristo que nós recebemos através da fé. Percebe a diferença, a fé comum conduz a morte, mas a fé do justo conduz à vida. “A fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, o nosso Senhor” (Romanos 5:21).

 

Logo, é através da fé que se manifesta a justiça de Deus nos restituindo a dignidade e nos coloca diante do Pai sem mácula, sem culpa e sem dívida. Só o evangelho tem essa capacidade porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16). Assim, com a fé temos acesso ao poder de Deus que há no evangelho, um poder que salva o pecador e o traz para o Seu reino proporcionando tamanha salvação incluindo um pacote completo de cura, preservação, paz e prosperidade para a vida de quem crê em Jesus Cristo.

 

Deste modo, ao vivermos pela fé temos a consciência de que não obteremos a justificação diante de Deus pelas obras da lei, uma vez que estamos em outro contexto, mas com a fé em Cristo somos justificados perante o SENHOR, razão pela qual o apóstolo Paulo ressalta: “É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois o justo viverá pela fé” (Gálatas 3:11).

 

A fé do justo é uma fé que tem ação completa na perseverança, na busca e no cumprimento da vontade de Deus, a fim de alcançarmos o que Ele nos tem prometido. Portanto, a fé é um instrumento que nos ajuda na caminhada diária e nos dar confiança para andarmos de forma que agrade a Deus, a fim de que sejamos participantes do agir divino em nossas vidas. 

 

Finalmente, não deixemos de viver pela fé, pois é a fé que nos move, nos fortalece e nos conecta a Deus. A fé está disponível para todos que a querem e recebem a salvação em Cristo Jesus, por isso o justo vive por fé, olha por fé, move-se em fé e anda por fé.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Jesus é o nosso maravilhoso Salvador e Senhor! Nele eu tenho fé!

IzauraSimões disse...

Amém! Que o Senhor passe adiante e te use, para Sua glória, e engrandecimento de Seu Reino.

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Estamos vivendo dias difíceis, decisivos. Nossa fé precisa ser alimentada diariamente pela Palavra e oração. Deus nos chama a proclamamos o Evangelho Eterno como meio também de alimentarmos a fé justificada por Jesus Cristo, o justo "Vocês, porém, são geração eleita...para anunciar as grandezas Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9). Assim é a fé do justo: permanecendo leal a Deus como povo escolhido, não por virtude ou méritos próprios, mas sob o fundamento de Sua graça. Ou seja, obedecemos não para que sejamos salvos, mas PORQUÊ já fomos salvos e conhecedores do caráter imutável do Senhor "aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (Apocalipse 14:12). Pela Graça divina, que possamos escolher a entrega pessoal que determinará a nossa confiança e, consequentemente, a nossa FÉ!
Aleluia 🙏

Saemmy Albuquerque disse...

Deus é fiel