domingo, 16 de janeiro de 2022

Quem aprende, vence!


 Está escrito:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28)

 

Certa vez ao ler um devocional, me deparei com uma frase que me chamou a atenção e a reflexão. Trata-se do pensamento do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Ele disse: “Eu nunca perco, ou eu ganho ou aprendo”. A história desse homem é fascinante por causa da sua luta contra o Apartheid e diante de tantas adversidades ele, mesmo em prisões, conseguiu vencer as mágoas, o ódio e outros sentimentos que podem corroer a alma de uma pessoa.

 

Na nossa vida, o processo de aprendizagem pode ser difícil ou quem sabe, desanimador. Isso porque, muitas vezes nos sentimos sobrecarregados com tudo que nos cerca e que não compreendemos. Então, o que fazer para se tornar um vencedor?

 

O apóstolo Paulo nos ensina que não estamos sós nessa luta diária. Deus age em todas as coisas, não é em algumas coisas, mas em TODAS AS COISAS. Por isso, você não deve deixar que ninguém ou qualquer situação faça você acreditar que não vai conseguir superar as dificuldades. Deus está agindo a seu favor, você não precisa ver, basta crê que você sairá fortalecido diante dessa circunstância. Sua ajuda está a caminho, mas se não for como você esperava, o sucesso ou fracasso não importa, existem lições a ser aprendidas que você deve aplicar em sua vida.

 

Se você aprender com as circunstâncias, não houve perdas, mas sim, conhecimento que vai lhe dar consistência para novos desafios. É melhor escolher amadurecer com tudo que tivermos de enfrentar na vida, do que sucumbir e desistir de lutar. 

 

Você tem um Deus que age em todas as coisas para o seu bem, se você de fato o ama, se você tem consciência de que recebeu um chamado para cumprir o seu propósito. Sendo assim, eu o exorto a reservar um tempo para refletir sobre a sua vida e todas as lições aprendidas, nas quais Deus permitiu você experimentar, pode até ser dos últimos meses do ano que terminou. Perceba e considere a pedagogia de ensino de Deus para você. Obviamente, que Deus trabalha na individualidade, cada um de nós somos tratados por Deus de modo especial, Ele nos conhece no íntimo do nosso ser. O Salmista Davi disse: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos” (Salmos 139:1-2).

 

Aprenda com Jesus, Ele ensina o caminho da sabedoria e nos conduz pelos caminhos da justiça. Deixe-o te ensinar sempre. Não se esqueça do Deus da tua salvação, Ele é a Rocha da tua fortaleza. Você pode confiar, porque Ele é compassivo e misericordioso.

 

Além disso, tenha a certeza de que temos um Deus que oportuniza uma segunda chance, novas oportunidades. Se seus sonhos ou planos foram frustrados, não desanime, as vezes o que achamos que seria bom para nós, Deus não permite acontecer, porque Ele tem outro propósito para nossa vida. Tenha bom ânimo! Levante a cabeça e procure extrair lições e aprendizados do insucesso momentâneo. 

 

A verdade é que nós temos a mania de nos lamentar pelo insucesso ou por uma injustiça sofrida. Olhamos só para nós mesmos, como se o mundo girasse ao nosso favor! Nas minhas leituras de férias, li a história de Sundar Singh(*), um missionário indiano que se converteu ao cristianismo. Fiquei impactado como aquele homem foi capaz de enfrentar tantas adversidades, tantas dificuldades e risco de morte iminente por pregar o evangelho ao povo indiano e tibetano. O sofrimento foi tão intenso que somente uma pessoa de fé e convicção plena do seu propósito suportaria tais coisas. Podemos até considerá-lo no hall dos heróis da fé dos tempos modernos. 

 

Mas, o fato é que todo o sofrimento vivido pelo missionário Sundar Singh, Deus transformou em milagres e muitas vidas foram alcançadas pela ousadia de um missionário em cumprir seu propósito. Deus sempre agiu em todas as circunstâncias livrando-o muitas vezes da morte, para que o propósito fosse cumprido.

 

Portanto, convido você se deleitar na presença de Deus, saiba que Ele quer usar todo mal, erros e falhas que você enfrenta e transformá-los em bênçãos em sua vida, em crescimento e aprendizado. Quem aprende, vence!

 

 

(*) Sundar Singh: pegadas nas montanhas. São Paulo: Sheed Publicações, 2020.

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.



Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Que benção. Palavra do céu para o meu coração! Deus é fiel.