domingo, 30 de janeiro de 2022

A semelhança de Cristo


 

Está escrito:

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda criação” Colossenses 1:15

 

Quando Deus criou todas as coisas no céu e na terra, criou também o homem a sua imagem e semelhança. O estado inicial do homem era de perfeição, pois o relacionamento com Deus era presente e diário. Todavia, ao se rebelar contra Deus, o homem perde sua condição de perfeição e se torna pecador até os nossos dias. Mas, por que o homem perdeu a comunhão com Deus? Por uma simples razão, o homem foi seduzido por uma mentira "Fake News", de que ao comer do fruto do jardim ele se tornaria igual a Deus. 

 

Nos dias de hoje, muitas pessoas tentam imitar Adão e têm imensa dificuldade de imitar a Cristo. Na verdade, se tivéssemos a consciência do quanto é importante imitar a Cristo, o mundo seria diferente nas mais diversas situações, no lar, na igreja e na sociedade. O pastor anglicano e teólogo britânico, John Stott, disse que o propósito de Deus é nos fazer como Cristo. E a forma como ele faz isso é nos enchendo com o seu Espírito Santo. 

 

Assim sendo, o texto de Colossenses 1:15, nos revela que Cristo é a perfeita imagem do próprio Deus. Mas, isso se manifesta em nós quando do nascer de novo, a imagem de Deus no homem começa a ser reconstruída, restaurada, de forma que o verdadeiro Cristão se torna como Ele “em justiça e retidão” (Efésios 4:24). Logo, você e eu fomos criados para se tornar semelhantes a Cristo. 

 

Quando olhamos para Jesus vemos o verdadeiro propósito de Deus em tudo que foi criado, pois desde o princípio, Deus planejou fazê-lo à semelhança de Cristo. Esse é nosso maravilhoso destino. Saiba que o objetivo de Deus para sua vida, não é somente lhe proporcionar conforto, bem-estar, sucesso e inúmeras bênçãos, mas o desenvolvimento de seu caráter. Deus quer que cresçamos espiritualmente e que nos tornemos semelhantes a Cristo. 


Mas, o que significa tornar-se semelhante a Cristo? Tornar-se semelhante a Cristo não significa perder a personalidade. O cristianismo ocupa-se da transformação do caráter, não da personalidade. O apóstolo Paulo afirma que: “...quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renovais no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão precedentes da verdade” (Efésios 4:22-24). Logo, é tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em nós.

 

Então, na prática, como podemos nos tornar semelhante a Cristo? Através de uma cooperação entre o agir do Espírito Santo e a nossa vontade de querer ser semelhante a Cristo. “E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, com por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2Coríntios 3:18). O Espírito Santo trabalha em parceria conosco para que nos tornemos mais e mais semelhante a Ele e reflitamos Sua glória cada vez mais. 

 

Quando recebemos o Espírito Santos, Ele passa a habitar em nós, a vida de Cristo passa a operar em nós. Na prática isso se revela no dia a dia, através das nossas escolhas. Nós escolhemos fazer a coisa certa nas diversas situações de nossa vida e confiamos totalmente em Deus para nos dar força, amor, fé e sabedoria para fazê-la. Cabe a nós obedecer a Palavra de Deus e abandonar nossa antiga maneira de agir para ser semelhante a Cristo, abandonar a vida pecaminosa e não ceder as paixões da carne.

 

Além disso, para ser semelhante a Cristo, eu devo desenvolver a mente de Cristo, ou seja, preciso mudar também a forma de pensar, ao invés de pensar nas coisas terrenas e materiais, devemos ocupar nos nossos pensamentos em “tudo que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). Mas, não basta apenas abandonar determinados modos de agir e começar a pensar como Cristo, é preciso agir como Ele agiria no meu dia a dia.

 

Por essa razão, devemos buscar refúgio na Palavra de Deus porque só Ela é capaz de suprir com a verdade aquilo que precisamos para crescer em Cristo. Deus usa sua Palavra, as pessoas e as circunstâncias para nos moldar, a fim de que sejamos capazes de pôr em prática as características de Cristo. 

 

Muita gente pensa que tudo de que precisa para crescer espiritualmente é ir à igreja, estudar a bíblia e orar. No entanto, a nossa semelhança com Cristo não é medida pela quantidade de informações bíblicas ou conhecimento doutrinário. Ser semelhante a Cristo é muito mais do que credos e convicções, ela inclui conduta e caráter. Muitas questões da vida não serão transformadas somente com o conhecimento teórico da bíblia e a oração. Deus trabalha nosso caráter por meio das pessoas, de forma que dependemos uns dos outros para alcançar a semelhança de Cristo. 

 

Por fim, o cristianismo não é uma religião ou uma filosofia, mas um ato de fé viva que se manifesta através dos relacionamentos. É um estilo de vida que se doa a Deus e ao próximo para nos tornarmos semelhantes a Cristo, através de um longo processo de crescimento que durará o resto de sua vida.

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus! Que a Igreja de Cristo cresça até a estatura de varão perfeito, a saber Cristo.