sábado, 1 de janeiro de 2022

Em quem está sua esperança para 2022?


 

Está escrito:

“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” Salmos 27:14

 

Um novo ano se inicia e todo começo é diferente. Mais um ciclo do relógio da nossa vida se movimenta. Em geral, iniciamos o ano com muitas expectativas e planos que são sonhos, talvez não realizados, mas que temos intenções de finalmente pôr em execução. Seja como for, para todos nós, não temos garantia de que viveremos o ano novo de realizações, no entanto, podemos confiar e esperar nas promessas de Deus que emanam o ontem e o hoje, nessa transição, Deus continua agindo, porque Ele é o Reinventor dos começos, Senhor do tempo, Ele nos conhece desde o princípio e sabe o nosso fim. 

 

Neste momento, gostaria de levá-lo a refletir sobre o novo ano que chegou, rememorando, por meio das Escrituras, as promessas de um Deus imutável que não deixa de abençoar. Assim, como você avalia o ano de 2021? Em quem está sua esperança para 2022?

 

Uma coisa é certa, o ano de 2021 foi difícil para todos. Se olharmos a retrospectiva dos últimos doze meses, vamos trazer a memória fatos tristes que marcaram a vida de muita gente que, direta e indiretamente, influenciaram as nossas emoções e sentimentos. Mas, o que esperar do ano novo? Infelizmente, não temos controle sobre o nosso futuro e qualquer que seja a expectativa, é uma ilusão pensar que temos o domínio sobre ela. Por isso, o salmista afirma: “Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança” (Salmos 130:5). 

 

Na verdade, não temos que apoiar nossa esperança nas coisas deste mundo, nem deste governo, nem de qualquer autoridade existente. Mas, somente em Deus é que devemos descansar, somente nEle deve vir a nossa esperança. Mas, por que devemos esperar em Deus? Vou te apresentar alguns motivos para você esperar sempre em Deus não somente em 2022:

 

1.     Deus sabe o que precisamos e o momento certo de recebermos: todos nós temos sonhos e desejamos alcançá-los, mas Deus conhece a motivação dos nossos propósitos e se forem para glória de Dele, pode ter certeza e esperança de que seremos capazes de superar qualquer obstáculo, mesmo que tenhamos de enfrentar muitas adversidades, mas com fé e perseverança conseguiremos esperar no Senhor, que nos dará graça até chegar o momento certo. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11). 


2.     Esperar em Deus é um requisito básico para ser cristão: como alguém pode ser discípulo de Jesus Cristo, se não confia nEle? Sem sombra de dúvidas temos pela fé de depositar nossa esperança em Deus, nosso Senhor, a fim de podermos experimentar sua bondade e amor. Assim, quando decidimos esperar em Deus para todas as coisas da nossa vida, experimentamos uma paz, por meio do Espírito Santos que o mundo nunca experimentou. “Mas, aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40:31). Você sabe o segredo para ter paz e alcançar a vitória? Saiba esperar em Deus. 


3.     Esperar em Deus é uma atitude de fé: quando esperamos em Deus demonstramos a fé que temos nEle e com certeza Deus agirá em Seu tempo perfeito, porque o Senhor não vê o tempo da mesma forma que vemos e Ele sabe o que é melhor para nós. “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns” (2Pedro 3:9).


4.     Espere no Senhor, porque Ele cumpre o que promete: se você tem plena convicção de que Deus prometeu algo para sua vida, pode esperar pacientemente no Senhor, porque Ele é justo e perfeito e nunca deixou de cumprir Suas promessas. A Bíblia tem inúmeros relatos de homens e mulheres que viram a promessa de Deus se cumprir em suas vidas. Por isso, vale apena esperar em Deus. “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro” (Salmos 40:1). Meu amigo, pode ter certeza disso, Deus, o Senhor, se preocupa contigo. Ele está com você, Ele é por você e Ele o escolheu para segui-lo. 

 

Por fim, meu amado irmão, o ano novo está começando, muitas são as incertezas, muitos são os planos, mas seja forte, espere no Senhor e não desista dos seus sonhos, pois a nossa conquista em Deus está próxima, mas precisamos ser ousados, corajosos e confiantes. Porque é necessário viver pela fé, confiar e esperar no Senhor, pois nosso Deus nunca falhou e é o certo a se fazer para que tenhamos uma vida que glorifique e exalte o nosso Senhor Jesus Cristo, pois só o Senhor pode nos proporcionar vida plena. “Esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (Salmos 27:13-14). 

 

Seja feliz em 2022 tendo o foco da sua esperança em Deus, nosso Senhor.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Nilzete Alencar disse...

Texto excelente em linguagem bem acessível para nos abençoar. Que o Senhor continue abençoando você e sua família para a glória DELE! Feliz 2022!

Nilzete Alencar disse...

Ah essa ansiedade! Que possamos descansar em Deus pois só ELE sabe o que é melhor pra nós.

Unknown disse...

Com certeza. Deus é nosso refúgio e fortaleza. Salmos 46

Saemmy Albuquerque disse...

Bom é esperar no Senhor!