sábado, 25 de dezembro de 2021

O Príncipe da Paz

Está escrito:

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6)

 

Em um mundo conturbado cheio de pessoas negacionistas, egoístas, violentas, mentirosas, perversas, idólatras, imorais, incrédulas, depravadas, entre outros adjetivos, é difícil imaginar que alguém encontre paz. No entanto, essa natureza humana inimiga de Deus e filhos da ira pode ser alcançada pelo Deus todo-poderoso que age na história humana através de Jesus Cristo que é a personificação da paz. “Mas, Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8). É por causa de Cristo que somos restaurados a um relacionamento de paz com Deus.

 

Então, gostaria de pensar, nesse tempo de Natal, em um menino que nasceu com um propósito bem definido e com muitos atributos, dentre tantos de ser o “Príncipe da Paz”. Mas, essa paz não é uma paz qualquer, é a Paz de Deus! 

 

Paz ou Shalom, significa segurança, ausência de contendas, descreve um estado de plenitude e realização, que é o resultado da presença de Deus na vida do cristão.  Também tem um elemento escatológico, o Messias é identificado, conforme o profeta Isaías como o Príncipe da Paz, ou seja, aquele que traz prosperidade e retidão. O apóstolo Paulo na carta aos Efésios 2:14, também associa a paz com Cristo: “Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade”. 

 

A vinda de Jesus é o presente de Deus que traz reconciliação, ou seja, não somos mais considerados inimigos de Deus, mas agora somos filhos e recebemos a paz de Deus que faz em com que o nosso coração permaneça em Cristo, na luz da sua verdade e na vida de seu amor. É a paz de Deus que cuida de proteger nossos pensamentos e coração, daí o Apóstolo Paulo afirmar: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). 

 

Diante de tudo isso precisamos reconhecer Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida e submeter a nossa vontade à soberania desse Príncipe da Paz e Ele irá trazer para sua vida a Shalom que você precisa para enfrentar as lutas e desafios desse mundo tenebroso e difícil.

 

Mas, por que Jesus é chamado de Príncipe da Paz? O príncipe é um líder, uma pessoa exaltada, dotada de autoridade. Logo, o reino de Cristo se caracteriza por ser um reino de paz, de bem-estar, felicidade, em que cessou a inimizade. Disse Jesus: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhe dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14:27). Assim sendo, o Natal é o momento de refletir sobre como é nossa vida com Deus. Vivemos em paz com Deus e com as pessoas? 

 

Não veja o Natal apenas como uma festa popular e tradicional do nosso calendário cultural. É certo que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, aliás essa data, no tempo do Império Romano, era um feriado ligado as religiões misteriosas que os pagãos celebravam com uma grande festa. Os cristãos daquela época aproveitaram o momento e resolveram celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Foi assim que uma festa pagã se transformou na maior celebração cristã até os dias de hoje. No entanto, a Bíblia não nos ordena a comemoração dessa data, mas temos motivos para nos alegrarmos com o nascimento do Príncipe da Paz que nos reconciliou com Deus, independentemente de qual seja a data. 

 

Note que a paz é uma dádiva de Deus. Só quem está debaixo do governo de Cristo, o Príncipe da Paz, pode desfrutar da verdadeira paz. Quem não deseja ter paz? Quando a paz de Deus invade o nosso coração podemos sentir segurança, descanso, sossego, tranquilidade, amor e alegria que o homem sem Cristo não consegue entender. A nossa reconciliação com Deus, fruto da sua Graça, lançou fora tudo aquilo que nos afastava de Deus e agora temos livre acesso à sua presença. Essa paz que temos com Deus e que excede todo entendimento nos faz descansar na fé e no amor do nosso Príncipe da Paz.

 

De forma que, não importa quais dificuldades tenhamos que enfrentar, temos a paz que vem do poderoso amor de Deus e que não depende da nossa força ou situação ao nosso redor. Por isso, devemos comemorar o Natal, por ser a festa que nos faz lembrar as maravilhas de Deus que o nascimento de Jesus Cristo nos proporcionou. Sim, devemos celebrar o nascimento de Jesus, o Príncipe da Paz, o Salvador que nasceu para você e que nos reconciliou com Deus e está conosco até a consumação dos séculos. Aleluia!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 



2 comentários:

Roberia Maior disse...

Glórias a DEUS pelo Seu Amor que nos enviou o Príncipe da PAZ.

Saemmy Albuquerque disse...

Ela terá um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois Ele salvará seu povo dos seus pecados.
(Mateus 1:21)

Feliz Natal!
Jesus - Nosso Salvador