domingo, 5 de dezembro de 2021

Deus quer ser seu amigo


 

Está escrito:

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido” (João 15:15).

 

Como é bom ter amigos! Uma boa amizade nos trás ânimo e motivação para enfrentar as adversidades da vida. É interessante a capacidade que Deus nos deu para escolhermos os amigos. Aliás, quem você escolhe para ser seu amigo? Certamente, você escolhe alguém que gosta, não estou certo? Em geral, escolhemos uma pessoa com quem se dá bem, que tem uma personalidade agradável e qualidades que admiramos.

 

Logo, traçamos características que consideramos importantes para constituir uma amizade, por exemplo: confiança, lealdade, amor, honestidade, verdade, entre outros atributos. No entanto, Deus escolheu ser nosso amigo, mesmo que não tenhamos tais atributos, mas Ele por sua graça e misericórdia, nos transforma em novas criaturas, a fim de nos tornamos seus amigos. Agora, te pergunto, você se considera servo ou amigo de Jesus? 

 

No texto de João 15:15, o servo é aquele que não sabe o que seu senhor faz. Assim, erámos nós, quando não conhecíamos Jesus. Contudo, quando nossos olhos espirituais se abriram para Deus, através do Espírito Santo, nos tornamos amigo de Deus. De forma que, em Jesus Cristo, Deus se fez conhecido para nós e nos tornamos seus amigos. 

 

Jesus nos chama de amigos e revela intimidade conosco, compartilhando as coisas mais profundas e preciosas do coração de Deus. O Pai lhe conta os seus segredos e Jesus nos conta a nós, através do Evangelho. Ele nos ensina a viver diante de um novo padrão: o amor. “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (João 13:35).


Como é bom saber que Deus nos escolheu em Cristo Jesus para sermos seus amigos, e termos a certeza de poder contar com sua amizade. Esta intimidade nos traz o temor do Senhor, atitude reverente de honrá-lo e reconhecê-lo em todos os nossos caminhos. 

 

Deus quer ser seu amigo, mas como você pode ser amigo de Deus? Não existe uma fórmula para isso, porque Deus trata cada um de nós respeitando nossa individualidade. A maneira como eu me relaciono com Deus, o meu amigo, não é a mesma que a sua. Mas, podemos apresentar algumas sugestões para você consolidar sua amizade com Deus:

1.     Converse constantemente com Ele – ninguém jamais cultivará um relacionamento íntimo com Deus apenas indo à igreja, seja uma vez ou mais. Uma amizade com Deus é construída ao partilharmos com Ele nossas experiências e preocupações. Disse Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Deus quer que compartilhemos com Ele todas as coisas.

2.     Faça as tarefas do dia a dia envolvendo Deus nelas – a chave para uma amizade com Deus, não é mudar o que fazemos, mas mudar a nossa atitude em relação ao que fazemos. Em outras palavras, aquilo que você faz por si mesmo comece a fazer para Deus: “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10:31).

3.     Medite continuamente – o que acontece quando ficamos pensando muito tempo sobre um problema, isso se chama preocupação. No entanto, quando a gente passa a pensar na maior parte do tempo na Palavra do Senhor, isso se chama meditação. Daí, podemos deduzir que se você sabe se preocupar, também sabe meditar! Basta que desvie a atenção dos seus problemas para os versículos da Bíblia. Quanto mais a gente meditar na Palavra de Deus, menores serão as nossas preocupações. “Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8).

 

As orações permitem que falemos com Deus e as meditações permitem que Deus fale conosco, através da sua Palavra escrita na Bíblia. Ambas são essenciais para se tornar amigo de Deus. 

 

A Bíblia apresenta vários personagens que se tornaram amigos de Deus. Podemos seguir seus exemplos. Como você acha que Abraão, Davi e Daniel se tornaram amigos de Deus? Eles tinham algo em comum, eram humildes e obedientes. É esse tipo de gente que Deus quer como amigo. Ele quer ser seu amigo. Você está disposto a obedecê-lo? Quando Deus viu que Abraão tinha sido obediente a sua Palavra, Deus disse para ele: “todos os povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu” (Gênesis 22:18). Também Deus explicou como o povo de Israel podia ser amigo Dele: “Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu ordenar, para que tudo vá bem a vocês” (Jeremias 7:23). 

 

Então, se você quer ser amigo de Deus, precisa obedecer a Ele. Pare de fazer o que Deus diz que é errado fazer, mas isso é só o primeiro passo, você precisa também amar o que Deus ama e imitar as qualidades de Jesus Cristo, porque isso é importante para ser amigo de Deus. Os amigos de Deus são reconhecidos em sua conduta, porque demonstram: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura e autodomínio. Deus quer ser seu amigo, Ele é um amigo fiel e quem encontra um amigo fiel descobre um tesouro.

 

Por fim, a Bíblia diz que Jesus é nosso grande amigo. Ele é um amigo tão bom que até deu sua vida por nós. Ser amigo de Deus é a melhor amizade que podemos ter.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.