domingo, 19 de dezembro de 2021

A alegria de encontrar Jesus


 

Está escrito:

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4).

 

Estamos no mês em que se comemora o Natal. Trata-se de uma festa tradicional da família, movida de muita alegria e troca de presentes. Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, as pessoas estão mais ansiosas para reencontrar os familiares e se alegrarem na ceia do Natal. Tal alegria é legítima, porém momentânea, porque a verdadeira alegria está no encontro com Jesus.

 

O Natal é mais que uma festividade familiar, é um momento de reflexão e celebração do nascimento de Jesus e do nosso encontro com Ele que mudou totalmente nossa vida e nos trouxe a alegria que vem do Espírito Santo de Deus. A alegria do Evangelho enche o nosso coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Todo aquele que tem um encontro com Jesus, é liberto do pecado, da tristeza, do vazio interior e da solidão. O nosso encontro com Cristo Jesus fez renascer em nós sem cessar a alegria.

 

Daí, o apóstolo Paulo, em sua carta aos Filipenses, ordenar: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Fl 4:4). Não é uma decisão individual que o apóstolo recomenda, mas uma ordem, porque a alegria deve ser a marca de todo cristão que tem a consciência de que a verdadeira alegria vem de Deus.

 

No mundo que vivemos, tão agitado e dinâmico, somos levados por uma avalanche de coisas que vão nos envolvendo e as necessidades materiais, gradualmente tendem a levar as pessoas a pautarem sua alegria cada vez mais no ter do que no viver e no ser. De forma que, elas ficam mergulhadas no mar de preocupações e ansiedades, esquecendo que a verdadeira alegria está em viver a fé em Jesus, por isso que qualquer decepção ou frustração, por menor que seja, é capaz de causar profunda tristeza. O encontro com Jesus nos traz liberdade, por isso não estamos sentenciados a viver aprisionados na tristeza deste mundo. 


Então, o que é preciso para ter um encontro com Cristo neste Natal e viver essa alegria pela fé? Esperar que um raio cósmico nos atinja? Se dedicar a fazer obras de caridade? Procurar se esforçar para ser uma pessoa melhor e justa? Nada disso. Vejamos alguns princípios básicos para sua reflexão:

1.     Deus ama você e tem propósito para sua vida – simples assim, o Deus Todo-Poderoso, o criador de todas as coisas, escolheu te amar: “Porque Deus tanto amou o mundo(você) que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). O propósito de Deus é que você tenha vida plena. Disse Jesus: “...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10).

2.     Todo ser humano é pecador – o pecado nos separa de Deus, logo se todo homem é pecador, eu e você somos pecadores e por isso não podemos conhecer nem experimentar o amor e os propósitos de Deus para nossa vida. “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). Deus criou o homem para ter um relacionamento com Ele, mas por causa da desobediência ou rebeldia, o homem escolheu outro caminho, por essa razão precisa se encontrar com Deus para ter esse relacionamento restaurado, do contrário essa separação o levará a morte, “pois o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Logo, reconheça a sua condição diante de um Deus Santo, Ele é misericordioso e justo e te ama do jeito que você se encontra.

3.     Jesus Cristo é a solução – não existe nada debaixo do sol que possa resgatar o homem pecador e levá-lo a conhecer e experimentar o amor de Deus e viver uma vida completa e com propósito. “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8). Jesus é o único caminho que nos leva a Deus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6). Foi Deus que tomou a iniciativa de nos conectar com Ele, ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, a fim de pagar o preço pelos nossos pecados.

4.     Sinta a alegria de encontrar Jesus – só poderemos viver a verdadeira alegria no dia que conhecer e experimentar o amor e o propósito de Deus para nossa vida. Mas, isso só é possível através da obra redentora de Jesus! “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12). Receba Jesus Cristo pela fé: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

 

Portanto, encontrar Jesus implica em arrependimento, ou seja, deixar de confiar em mim mesmo e na minha força, mas crer que Cristo é o único que pode perdoar nossos pecados e nos conduzir no conhecimento do Evangelho e na renovação da nossa mentalidade. Porém, saber essas coisas não é suficiente, muito gente sabe disso, mas não vive essa verdade. É necessário se encontrar com Cristo e aceitar o Senhorio de Jesus pela fé, por meio de uma tomada de decisão pessoal. Ninguém pode fazer isso por você. Na realidade, a sua salvação depende exclusivamente de Jesus e da sua decisão. Só Deus conhece seu coração e você pode ter certeza, Ele está mais interessado na atitude do seu coração do que em suas palavras.

 

Que neste Natal, você tenha um encontro com Jesus Cristo e tenha oportunidade de refletir e decidir receber a Cristo como Senhor de sua vida e a partir daí, terá início uma longa jornada de mudanças, crescimento e a alegria de conhecer a Deus, lendo a Bíblia, orando e interagindo com as pessoas que comungam da mesma fé durante toda a sua vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Aleluia. O verdadeiro sentido do Natal é Jesus.