domingo, 12 de dezembro de 2021

Por que Deus parece tão distante?

 


Está escrito:

“Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústias?” (Salmos 10:1)

 

É muito fácil adorar a Deus quando vai tudo bem em nossa vida. Mas, quando estamos passando por situações angustiantes e desesperadoras, qual tem sido nosso sentimento em relação a Deus? Frequentemente, surge uma sensação de abandono e afastamento de Deus e muitas vezes não tem a ver com pecado. O que acontece quando o silêncio de Deus nos incomoda? O que você faz quando Deus parece estar distante a milhões de ano-luz da nossa presença? 

 

É óbvio que Deus nunca nos abandona. Na Bíblia existe várias promessas de Deus que nos garante essa verdade: “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!” (Deuteronômio 31:8). “Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis” (Salmos 37:28). 

 

Contudo, há momentos em nossa vida que Deus parece ter desaparecido do nosso convívio sem deixar pistas. Mas, por que isso acontece? Na realidade, Deus permite que o sentimento de abandono e afastamento venha sobre nós para testar a nossa fé. Será que vou continuar amando, confiando, obedecendo e adorando a Deus, mesmo quando não sinto sua presença ou não veja evidências visíveis da sua ação em minha vida? Deus quer que sintamos a sua presença, porém Deus está mais interessado que confiemos nEle. Deus se agrada da fé e não do que sentimos.

 

Então, o que fazer quando Deus parece distante diante das circunstâncias angustiantes que estamos vivenciando? 

1.     Não se desespere, diga exatamente como você se sente a Deus – busque a Deus em oração. Converse com Ele, mesmo que você tenha a sensação de que Ele não está presente, mas tenha certeza, é apenas uma impressão, na realidade Deus tudo sabe, tudo ver e se importa com você. A Bíblia afirma que Jacó lutou com o anjo e saiu vencedor. “Em Betel teve encontro com Deus, que ali conversou com ele”. (Oseias 12:4). Deus quer conversar com você e mudar sua história, se tão somente você crê. Não há problemas que Deus não possa resolver, mas é preciso fé para esperar em Deus.

2.     Saiba que a natureza de Deus é imutável – Deus é o que Ele é. Não há mudança em sua essência. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8). Quem muda somos nós, mas a Graça, o Amor, a Misericórdia e a Palavra de Deus permanecem para sempre. Então, no dia da angústia confie no Senhor e na sua Palavra ponha a sua esperança. 

3.     Deus é um Deus que cumpre suas promessas – se Deus prometeu, tenha a certeza de que você verá cumprir o prometido. Deus não é homem para mentir. Creia, não duvide, não seja incrédulo. Lembra de Abraão, que creu contra toda esperança. Ele era um homem velho e a sua esposa era estéril. “Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus” (Romanos 4:20). Não veja as circunstâncias, creia com os olhos da fé que Deus fará muito mais do que você possa imaginar. Ao invés de se sentir abandonado, angustiado, glorifique a Deus, porque sua bênção está a caminho.

4.     Lembre-se do que o Senhor, o seu Deus, já fez por você – infelizmente, parece que nossa memória é tão fraca que esquecemos o que Deus fez por nós, mas será que é uma questão de memória ou de ingratidão? A nossa natureza tem essa tendência ao esquecimento, foi assim com o povo de Israel e assim acontece conosco ainda hoje. “Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer” (Deuteronômio 32:18). Então, quando você passar por uma grande tribulação, lembre-se que Deus já te deu inúmeros livramentos e vai continuar sempre cuidando de você. Não tenha medo!

 

Se você não compreende o que está acontecendo na sua vida, nem entende o silêncio de Deus, faça o que fez Jó: “Então prostrou-se com o rosto em terra, em adoração, e disse: Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor” (Jó1:20-21). Apesar do silêncio de Deus diante do estrago na vida de Jó, ele ainda encontrou motivos para louvar a Deus, porque compreendeu que Deus é bom e amoroso, que Ele é Todo-poderoso, que Ele está no controle de todas as coisas, que Ele tem um plano específico para a vida dele. Jó tinha fé no Deus vivo e soberano: “Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

 

Portanto, não fique preocupado com os problemas, nem com o distanciamento de Deus. As circunstâncias que te envolvem não podem mudar o caráter de Deus. A graça de Deus está plena e a seu favor, mesmo que você não sinta, mas você não precisa sentir, basta crê. Se apegue a Palavra de Deus, confie e permaneça fiel, ainda que nada faça sentido. Sua fé é mais forte que o sofrimento ou angústia que esteja passando. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Dra. Maria das Graça disse...

Glória a Deus que tem usado seu servo amado para nos entregar a Tua mensagem de amor e esperança que não muda apesar de nós e das circunstâncias 🙏

Unknown disse...

Amém 🙏🙏🙏🙏

Unknown disse...

Amém...Essa é uma boa palavra!

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus! Eu creio.