domingo, 28 de novembro de 2021

Deus vê, Deus sabe, Deus se importa


 

Está escrito:

“Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” Provérbios 15:3

 

Você não está só, porque os olhos do Senhor, citado neste versículo, mostram que a presença de Deus está em todo lugar, inclusive em nossa mente. Deus sabe de tudo que acontece com a gente, tudo que fazemos ou sentimos e pensamos a respeito de qualquer coisa, Ele vê, Ele sabe.

 

A onipresença é um atributo incomunicável de Deus. Ele está presente em todo lugar, inclusive nesse momento em que você está lendo essa reflexão, Ele vê. A onipresença de Deus é belamente expressa por Davi no Salmos 139:7-10: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Seu eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá”.

 

Em outras palavras, em qualquer lugar que estejamos, independentemente do que estivermos fazendo, o Senhor está nos vendo. Se fizermos o que é certo, justo, Ele vê, Ele sabe e nos recompensará, mas se fizermos algo ilícito ou imoral, também Ele vê, Ele sabe, e certamente, receberemos as consequências que os nossos atos merecem. “Grande são os teus propósitos e poderosos os teus feitos. Os teus olhos estão atentos aos atos dos homens; tu retribuis a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com os efeitos das suas obras” (Jeremias 32:19).

 

Mas, há um aspecto desse olhar de Deus que me chama muito a atenção, é o fato de que o Senhor não só enxerga as coisas externas, mas Ele vê também por dentro, o nosso interior, nossos pensamentos e intenções: “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Samuel 16:7). Nós não precisamos falar nada, Ele sabe: “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor” (Salmos 139:4). Agora, te pergunto, dar para ocultar algo no seu mais íntimo diante dEle? Aquele segredo que você guarda a sete chaves e que ninguém sabe até hoje, Deus sabe. De longe Ele entende os nossos pensamentos.

 

É impossível nos esconder de Deus, pois Ele é onipresente. Você pode enganar muita gente, inclusive uma nação, mas não pode enganar a Deus, pois Ele é onisciente. Deus sabe exatamente quem é você. O que você pensa e o que você faz está desnudado diante da presença de Deus. “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem haveremos de prestar contas” (Hebreus 4:13). Ele vê, Ele sabe. Ele conhece seu passado, contempla seu presente e conhece o seu futuro. Por isso, não se engane, achando que Deus vai tratar da mesma forma o bem e o mal que você tenha praticado. Deus é santo em seu caráter e justo em todas as suas obras.

 

Deus vê, Deus sabe e se importa com você. Ele se deleita com as pessoas que seguem a bondade, o amor e que procuram andar pelo caminho da santidade, mas se entristece quando cedemos ao pecado. Deus está olhando para cada um de nós. E o que Ele está vendo? Uma pessoa que fala a verdade? Que pratica a justiça? Que tem um coração temente a Deus? Uma pessoa que anseia por Deus? “Pois Deus vê o caminho dos homens; ele enxerga cada um dos seus passos” (Jó 34:21)

 

Deus vê, Deus sabe e se importa com cada um de nós, individualmente, ele nos conhece pelo nome. Ele sabe de nossos anseios e desejos mais profundos e de nossas carências mais fortes, por isso diz: “...Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu” (Isaias 43:1). Deus se importa com você, porque te ama, você é precioso para Ele. Os olhos do Senhor estão voltados para você, porque Ele conhece todo o teu pensamento, aflições e angústias e quer te abençoar com a sua presença. Saiba que você é amado(a) de Deus.

 

Deus se importa com você porque Ele te criou e você reflete um pouco da glória de Deus, mesmo em meio a suas imperfeições. Deus formou você com precisão e carinho. “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” (Salmos 139:13). Deus se importa tanto com você que “até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Mateus 10:30), Ele vê e cuida de detalhes que você nem se importa, mas Ele sabe.

 

Deus se importa com você, ao ponto de lhe dar tudo, seu maior tesouro para estar com você, seu único filho, Jesus Cristo que morreu e ressuscitou para que você tivesse a chance de conhecer seu amor, que restaura, corrige e transforma sua vida. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele” (1 João 4:9).

 

Aos olhos do nosso Pai, você é precioso e muito importante para Ele. Por crer Nele, Deus vê, Deus sabe que você é digno de ser um filho amado. Você é muito valioso aos olhos de Deus que tudo vê, tudo sabe e se importa com você. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Nilzete Alencar disse...

Que maravilha!!! Esse nosso Deus é tremendo! Oh glória!

IzauraSimões disse...

É fortalecimento para nosso coração ter a certeza que Deus se importa conosco, nos ama, e cuida!
Amém! Amém!!

Unknown disse...

Pura verdade, nosso Deus é MARAVILHOSO, ALELUIAS

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Palavra do céu para o meu coração.