domingo, 14 de novembro de 2021

O anseio pela eternidade


 

Está escrito:

“Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez” (Eclesiastes 3:11).

 

A Bíblia diz que Deus fez todas as coisas no tempo apropriado e ao criar o homem deu-lhe a capacidade de ser imortal ou eterno como seu criador. Todavia, a desobediência que gerou o pecado, trouxe consequências para toda raça humana, a separação de Deus, e por causa disso foi removido do homem a condição de ser eterno ou imortal.

 

Mas, Deus com amor eterno executou um plano para resgatar a humanidade perdida, através de Jesus Cristo. O propósito de Cristo é revelar Deus aos homens e dar as pessoas a vida eterna que havia perdido. Esta é a razão pela qual Ele veio até nós: “para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Logo, Jesus é a única maneira de resgatar a eternidade do homem. A vida está em Jesus e em nenhum outro nome debaixo do sol. 

 

Assim, a essência da vida eterna é ter um relacionamento pessoal com o Deus Trino, por isso que Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Não adianta tentar de outras formas, nem a ciência ou a filosofia ou a espiritualidade por mais que anseiem a eternidade poderão alcançá-la. Jesus é a única forma de encontrar a eternidade, porque Ele é o único que nos pode reconciliar com Deus. Fora dessa perspectiva bíblica só existe morte. Daí, a importância de se ter um relacionamento pessoal com Jesus: “...Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (2 Coríntios 5:20).

 

É impressionante como tem muitas pessoas que vivem a vida como se a eternidade não existisse. Tanto os crentes, quantos os descrentes, nem pensam sobre o assunto. Mas, a vida eterna é algo real. E o que é vida eterna? A vida eterna é uma certa qualidade de vida que depende do nosso relacionamento com Deus. Aliás, a essência da vida eterna é conhecer a Deus, através de Jesus Cristo. “Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto ao Pai, o tornou conhecido” (João 1:18). O conhecer a Deus não está baseado no conhecimento intelectual, mas num relacionamento pessoal.

 

O problema é que por sermos nós pecadores, o nosso relacionamento com Deus está corrompido, danificado. Dessa forma, não temos vida eterna porque não existe um relacionamento comprometido com Deus. Na realidade, todos estamos “mortos em transgressões” (Efésios 2:5). Mas, aí veio Jesus para nos dar vida, oferecendo perdão e restaurando nosso relacionamento com Deus. 

 

Quando passamos a ter um relacionamento pessoal com Jesus, isso muda nossa vida totalmente, é o que podemos chamar de “um novo nascimento” ou “ser vivificado” espiritualmente. Na minha opinião, a nossa vida eterna começa assim que nascemos de novo, mas só alcançaremos a plenitude após a morte física. 

 

Parece difícil para muita gente entender a eternidade, porque estamos acostumados com a temporalidade, no entanto, Deus é eterno e está além do tempo. Ele sempre existiu e sempre existirá. Está escrito na Bíblia que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8). Quando formos viver com Ele eternamente, a nossa vida será atemporal governada por Deus e nunca terá fim. “Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo sempre” (Apocalipse 22:4-5). Aleluia!

 

Será algo indescritível, a mente humana não é capaz de imaginar esse cenário. Teremos vida sem os limites do tempo. Hoje, a nossa vida é passageira: “Todos nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio” (Salmos 90:9). A vida humana neste mundo passa, mas não será assim com o reino de Deus. A vida abundante que Deus prometeu aos Seus filhos nunca terá fim, porque a vida eterna não será interrompida pela morte.

 

Portanto, o fundamento da vida eterna está numa vida em harmonia com Deus. A eternidade não é para quem vive em rebelião contra Deus, ou seja, pessoas que rejeitam a Jesus Cristo, o Seu perdão e Senhorio, persistindo no seu modo de vida pecaminoso. Tais pessoas que assim agem não viverão a eternidade, mas enfrentarão a morte eterna. Infelizmente, esse é o resultado das suas escolhas aqui na terra. É simples assim: quem não quer viver com Deus aqui e agora, também não viverá com Ele na eternidade. 

 

Mas, isso não significa dizer que a vida eterna é apenas para pessoas que vivem uma vida santa, sem pecado. Se fosse esse o critério, nenhum ser humano receberia a vida eterna. Porque todos nós pecamos contra Deus, aliás nascemos pecadores. No entanto, há um escape, Jesus Cristo. Só Ele pode nos justificar diante de Deus. Se nos arrependermos dos nossos pecados e abandonarmos e aceitarmos Jesus como o nosso Senhor e Salvador, Deus deixará de lado as nossas transgressões, porque Jesus pagou o preço pelos nossos pecados, Ele venceu a morte e cumpriu o propósito de Deus para a humanidade, a fim de proporcionar um futuro glorioso e eterno a todo aquele que nEle crer. 

 

Que alegria deve ser viver a vida com Deus para todo sempre! A vida eterna com Deus! Você anseia pela eternidade? Espero que sim! 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Stella Costa disse...

Palavra edificante. Obrigada

Saemmy Albuquerque disse...

Reflexão muito importante para os dias atuais.