domingo, 7 de agosto de 2022

Esperança que não se vê

 


Está escrito:

“Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?” (Romanos 8:24)

 

A nossa reflexão abordará o tema da esperança. Há um ditado popular que diz: “a esperança é a última que morre”, mas a Bíblia diz que Deus é o Deus da esperança (Romanos 15:13) e Ele nunca morre. As pessoas que têm Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas foram salvos na esperança pela fé. 

 

Mas, o que é esperança? Esperança é a expectativa de algo desejado, de algo bom. A esperança é a confiança em Deus que nos ajuda a esperar sem desistir, até que suas promessas se cumpram em nossa vida. A esperança sempre olha para frente com os olhos da fé. E o que é fé? Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hebreus 11:1). Percebe que há uma relação direta entre esperança e fé. Por essa razão, o apóstolo Paulo afirma que “na esperança fomos salvos” (Romanos 8:24), em outras palavras, temos a esperança da salvação em Cristo Jesus por meio da fé que nos garante a vida eterna.


A esperança é importante: é uma parte vital da fé que precisa moldar nossa missão hoje. "Agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor" (1Coríntios 13:13). A fé é o meio pelo qual nos apropriamos da salvação realizada em Jesus Cristo. O amor é a expressão exterior dessa fé, que marca a vida da comunidade cristã. E a esperança é a expectativa confiante de que o futuro reino de Deus virá. A esperança é uma convicção firme sobre o futuro, uma convicção que dá significado e forma à vida no presente (Richard Bauckham citado por Bartholomew e Goheen, 2017).

 

Assim, Jesus é a fonte de toda esperança que devemos ter. Não podemos depositar esperança no futuro melhor em homens ou no dinheiro ou em qualquer coisa deste mundo. Porque nada pode superar “a esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito do qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho” (Colossenses 1:5). E o que está reservado nos céus para nós? “uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus” (1Pedro 1:4-5). Embora a esperança seja uma atitude dos crentes, o objeto desta esperança é Cristo Jesus, o Senhor.

 

E qual o principal objetivo da esperança? A vida eterna e isso só é possível em Jesus Cristo: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47). Logo, a esperança é algo tão significativo que nos dá:

1.     Estabilidade – em Jesus temos segurança, firmeza, equilíbrio e a certeza de que seus propósitos são imutáveis. “Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento, para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta” (Hebreus 6:17-18).

2.     Confiança – precisamos ter crença firme nas promessas de Deus que nos assegura bênçãos sem medidas em Cristo Jesus aqui e no porvir. “Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança” (2Coríntios 3:12).

3.     Direção – não estamos à deriva, temos um rumo, uma orientação, um caminho a seguir olhando para cruz e a ressurreição de Cristo. Essa é a direção, “desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu” (Colossenses 1:23).

4.     Significado – nós temos um valor significativo para Deus, porque fomos comprados por um preço incalculável, o sangue do Cordeiro. Agora a nossa vida tem significado, um sentido, não estamos à toa no mundo, somos de Cristo, cidadãos do céu. Assim sendo, “santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1Pedro 3:15).

5.     Entusiasmo – cientes da esperança que temos, devemos demonstrar forte interesse nas causas do reino de Deus e na expansão do Evangelho da graça e o Deus da esperança nos fortalecerá, através do seu Espírito Santo. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

 

É importante ressaltar que a palavra de Deus nos convida a uma atitude de esperança, de oração e de compromisso com a vida revelada em Cristo Jesus. A esperança demanda confiança: “Digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança. O SENHOR é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do SENHOR” (Lamentações 3:24-26).


Portanto, é preciso esperar e confiar naquele que “faz novas todas as coisas” (Apocalipse 25:5), porque na esperança fomos salvos. Assim, todo crente tem um motivo para se alegrar nesta esperança que conduz com segurança a vida eterna que tem em Cristo. Por enquanto, vivemos uma atitude de esperar pelo futuro estado de adoção. Saiba que a esperança que não se vê é uma força muito poderosa para quem tem esperança em Deus, ela traz alegria, por isso não precisamos ter medo do futuro. 

 

Deus em seu infinito amor por nós, seus filhinhos, tem muitas coisas boas preparadas e isso é motivo de alegria. Por isso, tenha paciência e saiba esperar as promessas de Deus se cumprirem em sua vida e não desista. Deus promete dar forças para você superar os desafios. Tenha sua esperança em Deus e Ele vai mudar a sua vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Referência: 

BARTHOLOMEW, CRAIG G. O drama das Escrituras: encontrando o nosso lugar na história bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2017. 288p.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Esperei com paciência pelo Senhor e Ele ouviu o meu clamor" a esperança deve estar no Senhor.

Anônimo disse...

Deus te abençoe sempre 🙏 excelente texto.

Saemmy Albuquerque disse...

Bom é esperar no Senhor!