domingo, 21 de agosto de 2022

Luz do mundo, luz da vida



Está escrito:

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). 

 

Ao examinar as Sagradas Escrituras encontramos vários versículos a respeito do tema luz. Quando pensamos em luz, logo vem a mente o brilho que ilumina o ambiente. Nós que somos da geração do led e das micro lâmpadas temos a noção exata da importância da luz em nossas vidas. Mas, o que significa ser Luz do mundo?

 

Alguém poderia responder afirmando que a luz do mundo é o sol. E não estaria errado se olharmos na perspectiva da astrofísica. No entanto, no contexto revelado por Jesus, ser luz do mundo significa que Ele veio ao mundo para abrir nossos olhos, para remover a cegueira do nosso entendimento a respeito de Deus, para nos mostrar o caminho para a vida eterna e nos fazer andar, conforme sua vontade. Andar na luz é andar segundo os propósitos de Deus. 

 

Porém, o contraditório da luz é a escuridão ou treva, que biblicamente significa ignorância, ausência de conhecimento de Deus ou rebeldia contra Deus. Quando as pessoas andam, segundo o pensamento do mundo, cheios de cobiça, inveja, egoísmo, sem domínio próprio, buscando seus interesses sem si importar com outros, fazendo o mal, praticando violência, cometendo imoralidade sexual, feitiçaria, idolatria e mentiras, estão seguindo o curso deste mundo e por essa razão, estão em trevas, ou seja, ainda não conhecem a Deus e o rejeitam,  por isso não tem vida eterna que só é concedida em Cristo Jesus.

 

Assim, Jesus é a Luz do Mundo que dar vida em si mesmo, em outras palavras, a luz elimina a ignorância de Deus no coração do homem, de forma que torna tudo visível e permite ver o caminho para a vida eterna. Jesus ilumina nossos corações e nos revela o pecado que é a causa da treva que há no coração de todo homem que não conhece a Deus. O pecado produz uma barreira que impede o homem de enxergar a luz, todavia quando a verdadeira luz resplandece sobre a treva traz consigo a salvação e mostra o caminho para Deus. Disse Jesus: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12:46).

 

Um fato impressionante de tudo isso é que quando a luz entra em nosso coração, abre nossos olhos espirituais e passamos a ser luz para o mundo. O resultado é que nos tornamos filhos de Deus ou filhos da luz, de forma que devemos viver na luz e mostrar a luz a outras pessoas que ainda estão na escuridão ou na treva do pecado. O profeta Isaías, cerca de 700 anos antes de Cristo, previu a chegada da luz: “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz” (Isaías 9:2). 

 

Logo, a declaração de Jesus: “Eu sou a luz do mundo” é uma clara afirmação de sua divindade que reivindica para si autoridade, domínio e poder, além de apontar para a verdade de que Ele é o único capaz de quebrar a barreira das trevas do pecado e iluminar a vida do pecador. É interessante destacar a figura da luz no Evangelho escrito por João que remete a figura do Messias, ao escrever: “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:4-5).

 

Jesus é a verdadeira luz do mundo e quando ele disse: “Eu sou a luz do mundo” completou a expressão dizendo: “quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12). Observe que este versículo indica que há dois tipos de pessoas, as que andam na luz, porque seguem a Jesus e, portanto, terão a luz da vida e os que não seguem a Jesus e andam nas trevas. 

 

Observe que os que seguem a luz (Jesus) resplandecem diante das pessoas, porque terão a luz da vida em si. Mas, o que significa andar na luz? Significa crer em Jesus e reconhecê-lo como Senhor e Salvador, confiar nEle de todo coração, viver na dependência de sua graça e obedecer a seus mandamentos com amor. 

 

Só Jesus é a única luz que de fato pode transformar aqueles que estão em trevas espirituais revelando salvação eterna aos redimidos que se tornam filhos de Deus. Porém, a ausência dessa luz implica na presença das trevas que estão relacionadas ao medo, ao mal, ao erro e a rebeldia. O caminho das trevas são o oposto a Deus, na realidade o mundo em trevas é um verdadeiro caos. Por essa razão, os filhos de Deus que têm a luz de Cristo em si devem compartilhar essa maravilhosa luz, a fim de alcançar o pecador que ainda está preso nas trevas espirituais. Assim, quem anda com Deus e o obedece anda na Luz do Mundo. “Pois assim o Senhor nos ordenou: Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até os confins da terra” (Atos 13:47).

 

Diante do exposto, como ser luz do mundo? Para ser luz do mundo é preciso viver de acordo com os princípios bíblicos de justiça, retidão e amor ao próximo; manter uma boa relação familiar e social; viver com alegria mostrando as pessoas como é bom viver com Jesus; e, buscar as virtudes do Espírito Santo.

 

Por fim, destacamos as palavras do Apóstolo Paulo: “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus. Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2 Coríntios 4:4-6). Amém!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre. 

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Obrigada, Jesus!
Que sejamos luz também para esse mundo escuro.

Anônimo disse...

Luz q ilumina o mundo em trevas