domingo, 28 de agosto de 2022

Deus em silêncio

 


Está escrito:

“Ó Deus, não te emudeças; não fiques em silêncio nem te detenhas, ó Deus” (Salmo 83:1).

 

Será que você já passou por alguma situação desesperadora, de muita angústia e sofrimento de alma, em que você orou, clamou, chorou, buscou a Deus e não encontrou resposta, ao ponto de si questionar: Senhor, onde estás que não vês meu sofrimento? Por que este silêncio? Quantas vezes fizemos esse questionamento em nossos pensamentos? Mas, Deus em silêncio permanece.

 

Na verdade, o silêncio de Deus pode dizer muitas coisas que nós não compreendemos, porque estamos tão focados no problema que nos aflige e esquecemos que temos um Deus que se relaciona conosco de forma pessoal.  Talvez a postura que temos assumido diante de Deus possa definir o que o silêncio de Deus está tentando nos dizer.

 

Porém, algo não se pode negar, que Deus nunca realmente se cala. Ele proclama publicamente e em alta voz que é a Sabedoria: “A sabedoria clama em alta voz nas ruas. Ergue a voz nas praças públicas” (Provérbios 1:20). Apesar da manifestação explícita da voz de Deus, não a percebemos, porque queremos que Deus fale do nosso jeito e não é assim que acontece.

 

Deus em silêncio é apenas aparente, mas tem um significado, qual seja: arrependa-se, creia, humilhe-se e espere. 

·      Arrependa-se: as vezes nós pensamos que estamos no controle das coisas a nossa volta e até nos tornamos obstinados e excessivamente autoconfiante, só que isso endurece nosso coração e, obviamente nos afasta de Deus. O fato é que nosso pecado nos distancia de Deus e como podemos ouvir a voz de quem está distante? “O SENHOR está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos” (Provérbios 15:29). Então, se estivermos em pecado devemos abandoná-lo para nos aproximarmos de Deus outra vez com fé, porque “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6).

·      Creia – Deus já demonstrou seu amor por nós de forma especial, ele nunca vai nos desprezar, apesar de sentirmos incomodados com o silêncio dEle. Creia na Palavra de Deus que diz: “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará justamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem o justifica” (Romanos 8:31-33). 

·      Humilhe-se - o silêncio de Deus, as vezes tem a ver com o nosso orgulho, nossa soberba, pois nos tornamos inflados. Esse tipo de comportamento não agrada a Deus, por isso, devemos caiar em si e reconhecer nossa condição, humilhando-se diante do Senhor, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Provérbios 3:34).

·      Espere – é verdade que esperar para quem está aflito e necessitado parece ser algo muito difícil. Se suas orações demoram a ser respondidas, é porque não está no tempo de Deus. Em qualquer que seja a situação devemos buscar sempre a vontade de Deus, porém insista, busque, mas espere no Senhor. “Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do SENHOR na terra. Espere no SENHOR. Seja forte! Coragem! Espere no SENHOR” (Salmo 27:13-14).

 

Deus pode estar em silêncio sim, mas Ele faz isso porque Ele sabe o tempo certo de agir e de falar também. Todo cristão já passou por momentos do silêncio de Deus em sua vida, só que essa fase não dura para sempre. No momento de Deus, Ele fala. Vários heróis da fé são apontados na Bíblia que viveram o tempo do silêncio de Deus, a exemplo de José, Moisés e até mesmo o período Inter bíblico que marca o silêncio profético de Malaquias até a pregação de João Batista que durou cerca de 400 anos.

 

Porém, mesmo sem saber a razão do silêncio, devemos usar esse tempo para exercitar a fé. É preciso crer que Deus está trabalhando em nossas vidas até quando se encontra em silêncio. Deus em silêncio, não significa que Ele não está interessado por nós ou que nos abandonou ou até não tem solução para nosso problema. Absolutamente, não! Deus está falando, mas não estamos percebendo e precisamos aprender a ouvir da doce voz de Deus. Ele pode estar falando de diversas formas e muitas vezes a resposta está na Bíblia. Ela tem sempre uma mensagem importante para nossas vidas, porque “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (Hebreus 3:16-17).

 

Por fim, não devemos rejeitar a Deus somente porque Ele parece estar em silêncio. Ele não é nosso escravo, mas nosso SENHOR. Ao rejeitá-lo, se perde o contato com Deus e qualquer possibilidade de ter o problema resolvido. Saiba que, quando Deus está em silêncio é porque Ele está trabalhando em nosso favor. Ele está preparando algo muito especial para nossa vida. Deus em silêncio, continua sendo Deus e nosso Pai onipotente, amoroso e bom. Louvado seja Deus!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oh glóriaaaaa! Estava precisando dessa palavra. Deus me respondeu! DEUS É BOM!

Anônimo disse...

O silêncio de Deus pode muito em Seus efeitos! Cristo passou pelo silêncio do Pai no Getsêmani. Cristo ficou em silêncio no sinédrio. O conselho de Pedro (1 Pedro 2: 28-25), dado com base no exemplo de Jesus, é surpreendente porque parece que o silêncio em face do sofrimento injusto é um testemunho maior da glória de Deus do que "corrigir pessoas". Jesus poderia ter dito muitas coisas para corrigir e Se justificar, mas não o fez. Seu silêncio foi uma pregação. Glória a Deus!
Cleide Rejane Damaso de Araújo

Saemmy Albuquerque disse...

O silêncio de Deus nos ensina a sermos pacientes.

Anônimo disse...

O silêncio de Deus...não é fácil para o ser humano. Entretanto, o justo vive pela fé...fé que Ele esta trabalhando para q todas as coisas cooperem conosco. Fé que nunca estamos sozinhos as, pois " Eis q estou convosco todos os dias" Fé que a oração do justo , no tempo dEle é respondida.