domingo, 4 de setembro de 2022

Bondade e refúgio

 


Está escrito:

“Provem, e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! (Salmo 34:8)

 

Neste versículo, somos convidados a provar a Deus e experimentá-lo pessoalmente, para ver como Ele é bom. O Salmo 34 é um Salmo de louvor e sabedoria, escrito por Davi quando ele se fingiu de louco diante de Abimeleque, o Rei de Gate, que o expulsou, e ele partiu para não morrer nessa cidade filisteia. 

 

Davi teve profundas experiências com Deus, ao ponto de afirmar com autoridade “provem e vejam como o SENHOR é bom”. Ao contrário do que muita gente pensa, Deus não é um Deus indiferente as situações que passamos. Ele nos ama e tem um propósito maravilhoso para cada um de nós e nunca nos deixa sozinho. “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Observe que o verbo “estar” se encontra no presente do indicativo, isso significa que Ele está disponível para você agora, neste momento para que você o prove em sua vida.

 

A Bíblia nos mostra que Jesus Cristo é o Pão vivo que desceu do céu. Ele tomou a inciativa de vir ao nosso encontro para que pudéssemos ter relacionamento com Ele. Por isso, cabe a você dar um passo de fé em sua direção e experimentar ter comunhão com Deus. 

 

Na verdade, não adiante eu afirmar que Deus é bom. Eu sei que Ele é bom para mim, aliás eu nem mereço receber a sua bondade e misericórdia, mas Ele demonstrou seu amor por mim ao morrer na cruz em meu lugar e ao ressuscitar para mim dar vida. Isso é graça que aceitei pela fé em Cristo Jesus, meu SENHOR, a quem eu sirvo. Portanto, tenho experimentado da sua bondade todos os dias da minha vida.

 

Mas, eu não posso convencer ninguém dessa minha verdade experimental. É preciso que você prove e comprove que Deus é bom o tempo todo na sua vida. Como? Para saber se algo é bom, muitas vezes precisamos provar, testar, fazer um “test drive”, ou seja, viver uma experiência pessoal, então:

·      Prove a bondade e fidelidade de Deus – entregue sua vida a Jesus e você encontrará graça e satisfação quando fizer Dele seu refúgio pessoal. “Permaneça para sempre diante de Deus; concede-lhe que a bondade e a fidelidade o preservem” (Salmo 61:7).

·      Não aja com indiferença – eu tenho certeza de que se você experimentar um relacionamento com Deus, você nunca mais vai deixá-lo. Prove-o por si mesmo e comprove o que estou te dizendo. 

·      Experimente Deus conhecendo melhor a sua Palavra – uma das formas mais importantes de conhecermos a Deus é através das Escrituras Sagradas. Nela encontramos tudo que precisamos saber e compreender a respeito de Deus e do seu amor para conosco. “Toda a Palavra de Deus é pura; ele é escudo par aos que nele confiam” (Provérbios 30:5).

·      Converse com Deus em oração – a oração é a forma que temos para falar com Deus todos os dias. Assim como dependemos da água e dos alimentos também carecemos de orar diariamente a Deus. “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Romanos 12:12).

 

Davi encontrou em Deus a sua proteção, a Bíblia fez esse registro para que nós também possamos seguir esse exemplo, a fim de evidenciarmos a bondade do SENHOR mencionada no Salmo 34 que inclui a amabilidade e a benevolência de sua natureza e a generosidade e beneficência de sua providência e graça.  Quando o salmista nos convida a provar, ele deseja que tenhamos nossa própria experiência. 

 

Todavia, o fato é que quem prova e vê, sabe que o SENHOR é bom e é uma pessoa abençoada, porque confia Nele. Não estou falando de religião, mas de um relacionamento experimental com Jesus Cristo, o conhecimento vivo e operativo que um verdadeiro cristão tem ao saber que passou da morte para a vida e que seus pecados foram perdoados por causa de Cristo e que o Espírito Santo testifica que você é um filho de Deus. Quem prova e vê a bondade de Deus permanece fiel e leva consigo o testemunho do Espírito Santo e tem a consciência de que pertence a Deus pelo Espírito que Deus lhe deu. Aleluia!


Termino deixando um conselho para você: procure descobrir por você mesmo, como o SENHOR é bom. Descubra a bondade Dele em toda a situação que vivenciar. A bondade do SENHOR se descobre com uma vivência concreta e pessoal, que ocorre quando deixamos Seu amor trabalhar em nós. Saiba que a bondade do SENHOR é uma descoberta pessoal, que nos dá vitória no meio das dificuldades e lágrimas. Foi assim que Davi aprendeu depois de experimentar adversidades, aí ele compreendeu que Deus salva, liberta e protege. Davi aprendeu a depender de Deus e passou a confiar Nele, por isso, “como é feliz o homem que nele se refugia” (Salmo 34:8).

 

 Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amém e amém. Deus é bom em todo o tempo. Por sua bondade, fidelidade, graça e amor sejamos gratos.