domingo, 18 de setembro de 2022

Atitude do Cristão


Está escrito:

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Filipenses 2:5)

 

O versículo de Filipenses 2:5 é um dos textos mais desafiantes para o cristão, porque nos confronta a seguir o modelo da perfeição que é Jesus. De fato, temos um referencial para imitar e isso é natural, porque todo discípulo procura se espelhar no seu mestre. Mas, será que temos a mesma atitude de Jesus?

 

Antes de mais nada é importante esclarecer que todos nós temos atitude. Aliás, atitude é um procedimento que nos conduz a um determinado comportamento. De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. Ora, se a atitude é comportamento habitual, então precisamos ter o hábito de imitar a Cristo, a fim de ter a mesma atitude dele.

 

Percebe que nossa atitude habitual de vida pode nos revelar se somos cristãos comprometidos com o reino de Deus. Nossas atitudes mostram a nossa capacidade de influenciar os outros, se não vejamos, quando temos uma atitude crítica ou hostil com alguém, isso pode afastar as pessoas de nós. Mesmo que sejamos capazes de testemunhar ou ser eloquente com as palavras, por mais verdadeiras que sejam, provavelmente não serão recebidas. Mas, quando demonstramos uma atitude positiva criamos laços de amizade. Jesus declarou este princípio quando disse: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido” (João 15:15).

 

Então, que atitude o cristão deve ter para ser imitador de Cristo Jesus? Para que a nossa atitude seja a mesma de Cristo Jesus devemos ter algumas atitudes básicas, tais como:

 

·      Atitude de fé – a fé é a base de toda teologia bíblica que culmina na salvação, de tal forma que o apóstolo Paulo afirma que: “a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Romanos 1:17).  Portanto, crer em Jesus é extremamente necessário, porque a fé em Jesus é a marca de que somos salvos. “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2Coríntios 5:7).

·      Atitude de humildade – essa atitude é expressa por uma dignidade profunda e Jesus é um grande exemplo de humildade. Ele disse: “aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração” (Mateus 11:29).

·      Atitude de perdão – sabe-se que perdoar não é fácil, no entanto é essencial na vida do cristão. Quando perdoamos revelamos o amor de Deus em nós. O perdão não ignora a ofensa, mas liberta do rancor e da mágoa. Todos necessitam de perdão, mas só estamos prontos a perdoar quando recebemos o amor de Deus, através do Espírito Santo. “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou” (Colossenses 3:13).

·      Atitude de amor – se existe uma virtude ou qualidade que, se tratado com importância e praticado pelos cristãos, resulta na glória de Deus pelo testemunho de vida, essa atitude é o amor, da qual procede outras virtudes consideradas furto do Espírito. Por isso, disse Jesus: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39).

·      Atitude de bondade – sabemos que só existe um bom, Deus Pai, no entanto, devemos ser bondosos com todas as pessoas, assim como o SENHOR é conosco. Deixemos de lado todo resquício de mesquinhez ou maldade que fere e destrói. Tratemos todas as pessoas com bondade, amor, respeito e sem malícia para refletirmos o amor de Deus. “Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos” (1Tessalonicenses 5:15).

·      Atitude de generosidade – o caráter essencial do cristão é sermos generosos para com todos que necessitam, fazendo o bem a todos na medida do possível. A generosidade é fruto do amor de Deus em nossos corações plantado pelo Espírito Santo. Por isso, não devemos ser insensíveis às necessidades dos outros. Saiba que um gesto de generosidade pode fazer a diferença na vida de alguém. “Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com o outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada” (Hebreus 13:16).

 

Eis aqui algumas das atitudes que devemos ter como cristãos que deseja ser como Cristo Jesus. Obviamente, que existem outras atitudes a serem imitadas, mas conforme nos relacionamos com o SENHOR, o Espírito Santo vai nos moldando a cada dia para sermos mais semelhantes a Cristo.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Amem. Que Nossas atitudes possam refletir o amor de Deus, e testemunharmos a sua grande salvação

Saemmy Albuquerque disse...

Sejamos cópias de Jesus aqui na terra!

Anônimo disse...

Maravilhoso texto, colega. Que Deus te abençoe e ilumine sempre. Essas são as atitudes que verdadeiramente vão conseguir consolidar os valores do evangelho no meio de nós e levar a todos a salvação