domingo, 11 de setembro de 2022

Deus da esperança


 

Está escrito:

“E o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13).

 

Na Bíblia Deus se revela a nós de várias maneiras e diferenças. Ele se mostra claramente como o “Deus Todo Poderoso” ou “Onipotente”, mas o apóstolo Paulo o apresenta como “Deus da esperança”, ou seja, dos diversos qualificativos existentes nas Escrituras Sagradas a respeito de Deus, é na esperança que me chama atenção porque ela está associada a alegria e paz que provém da fé em Deus, mas essa fé é definitivamente um dom de Deus, pois os cristãos crentes são ricos de esperança somente pela graça de Deus e isso é algo extraordinário!

 

Há de ressaltar uma diferença básica entre fé e esperança. A fé é para o presente, para o agora. Em outras palavras, você crer que algo é realidade mesmo que ainda não veja, mas você tem plena convicção, certeza de fatos que ainda não aconteceram. “Por isso digo a vocês que tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será com vocês” (Marcos 11:24), essas foram as palavras de Jesus para seus discípulos. Perceba que Deus tem prazer em dar “boas coisas aos que lhe pedirem” (Mateus 7:11) e é capaz de responder qualquer oração, embora devamos pedir por motivos piedosos e de acordo com a vontade de Deus. 

 

Portanto, a fé é para o agora. Por outro lado, a esperança é algo que tem a ver com o futuro, ou seja, nós esperamos por algo. O que você espera? Você espera ter saúde? Você espera prosperidade? Você espera viver num país mais justo? Então, se de um lado precisamos de fé para o presente, também precisamos ter esperança para o futuro, porque nosso Deus é o Deus da esperança. Isso é tremendo, porque como diz lá em Isaías 64:4 – “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem como os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera”. 

 

Agora te pergunto, vale a pena confiar nesse Deus? Sim, porque o Deus da esperança intervém a nosso favor. Ele nunca deixa de atender aquele que tem fé verdadeira, aquele que nele espera. Então, meu irmão, aprenda a esperar no Deus da esperança.

 

Mas, nós só podemos experimentar essa esperança que Deus dá quando cremos nEle, quando confiamos nEle. Quanto mais buscarmos aprender sobre Deus, mais convicção teremos de que podemos confiar nEle plenamente. Assim, na carta de Paulo a Tito, ele diz: “Escrevo na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eterno” (Tito 1:2). Perceba que esperança não é pensamento positivo e Paulo tinha certeza da promessa da vida eterna. Você também tem essa certeza? Saiba que Deus prometeu e Ele não pode mentir. A verdade de Deus é uma afirmação bíblica comum.

 

Logo, por causa da esperança confiável que Deus dá, qualquer pessoa pode ficar cheia de alegria e paz, mesmo passando por problemas até difíceis na vida. Por essa razão, o apóstolo Paulo na sua carta aos Romanos afirma: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração” (Romanos 12:12). 

 

Meu amado irmão, paz, alegria e esperança são virtudes que estão vinculadas ao “Espírito Santo”, que coisa maravilhosa! É o poder de Deus agindo em nós. Pode crer que Deus usa seu Espírito Santo para cumprir suas promessas e nos dá esperança. Além disso, o próprio Espírito também nos ajuda a desenvolver outras qualidades, conforme citados em Gálatas 5:22 (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio). Observe que o amor aparece primeiro nesta lista e isso tem um propósito, porque é a qualidade mais importante.

 

Assim sendo, o Deus da Esperança que nos enche de alegria e paz, nos surpreende a cada dia, porque muitas vezes aquilo que pedimos a Ele ainda nem chegou, mas quando cremos que se é da vontade dEle, já sabemos o resultado e, enquanto esperamos, o nosso coração permanece alegre e em paz. Veja o que a Bíblia afirma no Salmo 146:5 – “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus”. Meu amado irmão, se você deseja hoje sentir a alegria e a paz que vem do Senhor, então, entregue sua vida, seus sonhos, suas expectativas, sua fé e sua esperança em Jesus Cristo. 

 

Saiba que só Jesus pode nos dar esperança verdadeira e, então, podemos esperar na certeza que Ele não falha. A esperança humana é falível, não adianta esperar em dias melhores no candidato A ou B da política nacional, eles certamente falharão e nos decepcionarão. Contudo, o Deus da esperança não pode mentir em suas promessas, porque Ele nos ama. Por fim, aprenda a esperar e confiar em Deus, porque essa é a posição mais correta que devemos assumir. Deixe essa esperança viva entrar na sua vida. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Dra. Maria das Graça disse...

Glória a Deus! Graciosamente tem tudo misericórdia de seus filhos e plantado em nosso coração o dom da fé e a expectativa da esperança 🙏

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Ele é a nossa esperança.

Anônimo disse...

Nossa esperança está no Senhor, nas suas promessas