domingo, 14 de agosto de 2022

Qual é a vontade de Jesus para conosco?


 

Está escrito:

“Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo”. João 6:66

 

Jesus ensinava na sinagoga de Cafarnaum e na sua preleção ele foi enfático e confrontou seus discípulos, a tal ponto de muitos deles disserem: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?” (João 6:60). Na realidade, muitas pessoas querem seguir a Cristo, porém insistem em permanecer em seus próprios caminhos e fazendo a sua própria vontade. 

 

O contexto dessa narrativa, mostra que muitos discípulos começaram a seguir a Jesus, eles estavam entusiasmados porque viram os sinais milagrosos, comeram os pães e ficaram satisfeitos. Mas, tudo isso aconteceu para que Jesus aos poucos se revelasse como o Messias, o Filho de Deus, a fonte da vida plena, o único caminho, o Pão que sacia a fome existencial. Porém, diante de tanta revelação, muitos deixaram de segui-lo. O fato é que Jesus não obriga ninguém a permanecer com Ele, as pessoas têm a liberdade de seguir a Jesus de coração, por amor, não por obrigação ou por qualquer outro motivo.

 

Todavia, precisamos ter clareza em nosso relacionamento com Deus: cremos ou não em Jesus Cristo? Se sim, quais as consequências de seguir a Cristo? Na verdade, não podemos afirmar que cremos em Cristo e não aceitarmos os Seus imperativos: Sede Santos, Perdoai, Orai, Jejuai, não servir a dois senhores, entre outros de seus ensinamentos.

 

Como seguidores de Cristo estaremos sujeitos a tropeçar e cair, porque ainda permanecemos no mundo, porém sempre existirá a possibilidade de recomeçarmos. Mas, para que isto aconteça, é preciso ter a compreensão de que Cristo nos chamou para fazermos à vontade d’Ele e não a nossa. E qual é a vontade de Jesus para conosco?

 

1.     Que sejamos exemplo – Jesus é o nosso modelo a ser seguido, é o nosso exemplo maior na qual devemos imitar. “Seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1Timóteo 4:12). As pessoas saberão que somos cristãos se a nossa conduta for exemplar na ética e no amor. “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (João 13:34-35).

2.     Que sejamos resistentes nas tribulações – a vida é dinâmica, temos momentos de calmaria, mas também temos de sofrimentos, mas qualquer que seja a situação, precisamos demonstrar resistência diante da provação, a fim de fortalecer nosso caráter e fé. “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:3-5).

3.     Que sejamos Santos – a palavra santo significa “separado” do mundo. “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença” (Efésios 1:4). Percebe que nós não somos santos por nosso próprio mérito, mas pela graça de Deus, através do sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, no qual fomos resgatados/comprados para Deus, assim “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” (Efésios 1:7). De forma que somos justificados e salvos da ira de Deus para viver em santidade no temor do Senhor. “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (2Coríntios 7:1).

4.     Que sejamos sua testemunha – alcançados por tão imerecida graça temos que nos alegrar no Senhor e testemunhar do seu amor para com aqueles que não conhecem a Deus. “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16). Assim, temos uma obrigação por gratidão a Deus pela dádiva espiritual que recebemos e assim, devemos compartilhar o evangelho do reino de Deus a todas as pessoas. “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).

 

Enfim, Jesus quer de nós adoração e amor. Todos nós fomos alcançados pela graça de Deus para viver em amor, louvar e adorar a Deus, porque “em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado” (Efésios 1:5-6).

 

Ele também nos deu o maior mandamento da Bíblia que é amar a Deus sobre todas as coisas. O amor agrada a Deus, mas sem amor, nada do que fazemos tem valor. Somente quando amamos a Deus e vivemos em amor é que podemos fazer a vontade de Jesus em nós.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Clicia Valim Cortes Gradim disse...

🙏🙏🙏🙏

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus!

Anônimo disse...

Amém e amém. A vontade de Deus e perfeita , boa e agradável.