domingo, 6 de fevereiro de 2022

Servir, eis o chamado!



Está escrito:

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1 Pedro 4:10)

 

Meu querido irmão, tenho uma boa notícia para te dizer, você sabia que todo crente em Cristo Jesus tem um chamado para servir? Servir é uma atitude humilde que agrada a Deus, porque servir é um ato de amor a Deus e ao próximo. Pessoas que se dispõem a servir costumam ajudar igrejas ou ministérios para a glória de Deus, conforme o dom que recebeu para servir em diferentes áreas.

 

Como você tem servido a Deus? O Ex-Presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, disse certa vez: “quem não vive para servir, não serve para viver”. Ser um servo não é um título que se conquista numa academia, mas sim, um estilo de vida, de entrega total aquilo que Jesus ensinou. Deus nos salvou para que pudéssemos servir e nos concedeu dons que nos habilita ao serviço. 

 

Você não veio ao mundo apenas para consumir recursos e usufruir de prazeres momentâneos. Deus tem um projeto de vida para você fazer a diferença. Você foi salvo para ser luz e sal na Terra. Logo, você foi criado para servir a Deus, “Que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos” (2 Timóteo 1:9). 

 

Portanto, fomos salvos para o serviço e isso é um imenso privilégio servir ao Deus Altíssimo nosso Senhor amoroso, bondoso e misericordioso! Ele entregou seu Filho para morre por nós, derramando seu sangue, perdoando nossas iniquidades, dando-nos salvação eterna e vida abundante. Além disso, nos trouxe cura e libertação, renovando nossas forças para seguirmos adiante. Assim, servimos a Deus com alegria e profunda gratidão pelo que Ele fez por nós. Agora, a pergunta que não pode calar é esta: como não servir a Deus? Tenho que servi-lo, porque seu amor me constrange e o faço por amor. Todos nós fomos chamados para servir.

 

Acaso você já se perguntou: Senhor, em que posso te servir? Será que você tem clamado a Deus com esse propósito? As pessoas que nunca pensaram dessa forma, talvez precise ter uma experiência mais profunda com Deus ou quem sabe, esteja faltando a chama do amor em seu coração. Quando as pessoas estão apaixonadas, elas se preocupam em saber qual é a melhor forma de servir a pessoa amada, assim deve ser também a nossa atitude em relação a Deus.

 

Deus tem um projeto para você executar, você sabe que projeto é esse? O projeto de Deus é salvar o mundo. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Deus tem confiado a nós esta responsabilidade de nos colocarmos ao seu serviço, a fim de alcançarmos aqueles que não conhecem a Jesus. 

 

Somos abençoados para ser uma bênção. Somos salvos para servir e não para ficarmos sentados esperando pelo céu. Deus tem uma missão para você. Talvez você tenha pensado que ser “chamado” era algo que somente missionário, pastor e outros obreiros “de tempo integral” podem experimentar, mas quero lhe dizer que isto é um equívoco, a Bíblia diz que todo cristão é chamado para servir. Saiba que o seu chamado para ser salvo incluiu uma cláusula nesse “contrato” registrado no livro da vida, o chamado para servir. “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). 

 

O seu serviço é desesperadamente necessário no corpo de Cristo. Cada um de nós tem um papel a desempenhar e cada um deles é importante. Na verdade, não existe serviço pequeno para Deus, tudo importa e você é muito importante nesse ministério. Não queira aparecer diante das pessoas, mas tenha uma atitude humilde como a teve Jesus. Alguns serviços são visíveis outros acontecem nos bastidores, no entanto, todos são valiosos. E quando finalmente você ficar perante Deus, Ele avaliará como você serviu aos outros com sua vida. “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12).

 

Então, como posso servir a Deus? A resposta para essa pergunta é muito ampla, mas seguem algumas sugestões:

·       Podemos servir a Deus como nossos dízimos e ofertas (Malaquias 3:8-10);

·       Podemos servir a Deus evangelizando (Marcos 16:15);

·       Podemos servir a Deus louvando (Salmos 96);

·       Podemos servir a Deus ajudando os pobres e necessitados (Mateus 25:34-40);

·       Podemos servir a Deus servindo aos irmãos na igreja (1 Coríntios 12:27-31);

·       Podemos servir a Deus através dos nossos dons (1 Coríntios 14:1).

 

Portanto, Deus quer que você faça a diferença no mundo. Ele quer trabalhar por meio de você. Somos abençoados para ser bênção na vida das pessoas. Todos estamos aptos a servir a Deus e aos irmãos com amor e profunda gratidão ao Deus que nos amou primeiro e nos trouxe tão grande salvação, “porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10).

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

 

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus!
Sejamos imitadores de Cristo, que veio para servir com excelência.