domingo, 20 de fevereiro de 2022

A Paciência

 


Está escrito:

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Salmos 40:1

 

Ser paciente no meio de uma sociedade agitada em que o imediatismo e a ansiedade são as características presentes nesta geração, parece ser algo muito difícil e até extraordinário. Em geral, as pessoas não demonstram ter paciência diante das situações do dia a dia. E o mais interessante é que a impaciência também afeta os crentes das igrejas cristãs. 

 

A Bíblia ensina claramente que a paciência é algo extremamente importante para lidar com cada um dos momentos da nossa vida, porque isso envolve a nossa fé e o quanto somos capazes de dominarmos nossos impulsos. Mas, o que isso significa? Significa que dependendo da paciência que você tem pode ficar evidenciado a fé de um cristão verdadeiramente salvo ou não. 

 

Então, o que é paciência na Bíblia? A paciência que aparece no Salmo 40, descreve a pessoa que persevera, que demora para se irritar mesmo quando ofendido ou injustiçado, ele mantém a ira distante de si. É a atitude de não revidar, de aguentar as provocações e esperar em Deus.   

 

A paciência na Bíblia é uma marcar indispensável para todo cristão e não podemos desconsiderá-la. A paciência é importante, porque:

1.     Nos leva a crescer diante das provações – uma pessoa paciente tende a crescer na fé e amadurecer. “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência” (Tiago 1:2-3). Ora, se crermos e perseveramos com paciência, cresceremos na fé e nada nos abalará porque sabemos que Deus agirá no seu tempo a nosso favor. Por essa razão, precisamos ser pacientes e esperar no Senhor, pois Deus não aprova as pessoas que são impacientes. 

2.     Nos mantém firmes diante das tentações – É importante se guardar com paciência na tentação, mesmo porque nada dura para sempre. Certamente, que Deus nos possibilitará o escape para que suportemos fielmente. “Como guardastes a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Apocalipse 3:10).

3.     Nos leva a bênçãos, mediante a fé – o contexto do Salmo 40, Davi aguardava pacientemente o tempo de Deus para governar o seu povo. Ele teve várias oportunidades para matar o rei Saul, mas ele recusou e procurou fazer tudo conforme Deus queria. 

 

Meu irmão, a paciência é marca dos salvos. A paciência ou longanimidade é um fruto do Espírito, conforme Gálatas 5:22. Isso significa que todos aqueles que possuem o Espírito Santo serão pessoas pacientes em sua maneira de viver. Essa virtude Deus dá somente aqueles que fazem parte do seu povo. Sem paciência não seremos capazes de suportar a tentação, não amaremos o nosso próximo e nem viveremos uma vida abençoada.

 

De forma que, o cristão deve viver uma vida paciente, esperando e confiando que Deus está no controle de todas as coisas. Você nunca está só, Deus é contigo, por isso tenha paciência. Esteja certo disso, assim como o agricultor tem a certeza de que o fruto vai surgir no dia da colheita, por isso espera pacientemente, assim também devemos esperar com paciência na providência de Deus.

 

Lembre-se que a nossa paciência depende da qualidade da nossa relação pessoal com Deus. A Bíblia apresenta vários testemunhos de homens e mulheres que exercitaram a paciência e foram ricamente abençoados. Vou apontar apenas três deles: Abraão, Isaque e José. Em apocalipse 14:12, diz: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. 

 

O cristão genuíno deve ser paciente com os outros: “Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Efésios 4:2). Assim sendo, as pessoas pacientes herdarão as promessas de Deus, conforme Hebreus 6:12 “para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela paciência herdam as promessas”. 

 

Além disso, o cristão paciente espera a vinda do Senhor Jesus: “sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5:8). Meu irmão, Deus é paciente conosco, Ele nos ama tanto que nos dá muitas chances para nos arrependermos. Assim também devemos ser pacientes com as pessoas. Confie que Deus vai agir no tempo certo. “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência” (Salmos 37:7). Se a vida por si só já é estressante e agitada, então o único recurso é buscar o Espírito Santo, para que Ele venha nos ajudar e nos dar paciência.

 

Assim, encerro com as palavras de George Müller: “Quão grande é a bênção que a alma obtém por confiar em Deus e por esperar pacientemente”.

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.


Um comentário: