domingo, 27 de fevereiro de 2022

Íntegro: ser ou não ser!

 


Está escrito:

“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” Provérbios 20:7

 

Num mundo corrompido pelo pecado, encontrar alguém que tenha uma vida íntegra é uma raridade. Você já se perguntou a si mesmo, qual é o legado que vai deixar para a posteridade? Que herança você gostaria de deixar para seus filhos? O texto de Provérbios 20:7 ressalta a importância de se valorizar um vida íntegra, porque terá reflexo direto na sua descendência, ou seja, seus filhos são felizes, eles serão abençoados por causa da integridade de um homem justo.

 

Deus ama e honra os seus filhos quando eles cuidam de seu estilo de vida. Deus nos observa 24 horas do dia, o nosso deitar, nosso levantar, tudo que fazemos é observado, não há palavra que saia da nossa boca que Deus não saiba. Até nossos pensamentos é conhecido dEle. Porém, quando nos comportamos de acordo com sua Palavra e andamos em integridade, Deus é honrado por nossa conduta. Portanto, o melhor legado que podemos deixar é o nosso exemplo de integridade. 

 

A pessoa que age com integridade será modelo para seus filhos, familiares e amigos, que influenciará a continuidade dessa qualidade honrosa. Porém, infelizmente, valores como honestidade e integridade não tem sido visto como de grande importância nos tempos atuais. Aliás, roubar, trapacear, mentir, fraudar, mesmo que ocasionalmente, está se tornando algo corriqueiro, comum, de tal forma que as pessoas agem sem escrúpulos de consciência. Mas, isso não é mérito somente das pessoas que não professam a fé cristã, pasmem! até mesmo alguns que se dizem cristãos “crentes”, apresentam comportamento desvirtuado, a saber, são desonestas e corruptas.

 

Mas, o que é integridade? Qual é o perfil de uma pessoa íntegra? Integridade é um valor que se expressa através da verdade, fidelidade e honestidade. A pessoa de caráter íntegro é sincera em todos os âmbitos de sua vida. A pessoa íntegra é aquela que ama a Deus de todo o coração e que sempre age com lealdade. A Bíblia menciona vários personagens que tiveram uma vida íntegra: Abel, Noé, Jó, José, Daniel e outros, mas o maior exemplo de integridade revelado na Bíblia é o Senhor Jesus Cristo. Ele foi pleno, justo e autêntico em todo seu viver. Jesus é nosso modelo a seguir.

 

Assim, todos que procuram honrar a Deus, devem viver à semelhança de Cristo e desenvolver essa virtude em sua vida prática. A integridade é um atributo de Deus: Ele é íntegro, justo, correto e perfeito. “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto Ele é” (Deuteronômio 32:4).

 

Deus nos criou à sua imagem e semelhança, por isso a integridade é uma virtude que deve ser incorporada em nossa conduta. Todo cristão que age com integridade diz NÃO a corrupção, ao suborno, a mentira, a falsidade, a desonestidade, a infidelidade e a injustiça. Daí, a importância de permanecermos conectados a Cristo, andando conforme a sua Palavra e desenvolvendo o fruto do Espírito Santo. 

 

Um cristão íntegro não se vende por situações momentâneas para infringir as normas e leis, a fim de prejudicar alguém por motivo fútil. A moral de uma pessoa não tem preço, é algo indiscutível. “Até eu morrer não renunciarei à minha integridade!” (Jó 27:5).

 

Saiba que o agir com integridade diante das pessoas, Deus valoriza e marca com uma promessa e uma recompensa. Sim, o bem que você faz tem valor ao agir com integridade, porque seus filhos e entes queridos receberão os benefícios, “são felizes” e viverão em paz, se derem continuidade ao legado de ser íntegro.

 

Diante do exposto, gostaria de lhe fazer duas perguntas:

·      Você adota a integridade como prática de vida?

·      Você decide ser honesto com todos e em qualquer circunstância?

 

Se sua resposta foi sim, integridade e honestidade, pode ter a certeza de que não será apenas uma bênção para você e para aqueles ao seu redor, mas também glorificará a Deus, por isso mantenha sua integridade custe o que custar, não abra mão de fazer o que é certo. “Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro” (Salmos 101:2).

 

Por fim, quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto (Provérbios 10:9).

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.


2 comentários:

Unknown disse...

Necessitamos de homens íntegros.

Saemmy Albuquerque disse...

Reflexão muito importante para o tempo em que vivemos!