domingo, 6 de março de 2022

Definindo Jesus


 

Está escrito:

“Mas, Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8)

 

Lendo um trecho do Evangelho de Mateus, capítulo 16:13-19, me chamou a atenção a pergunta formulada por Jesus a seus discípulos: - Quem diz o povo ser o Filho do Homem? Essa pergunta foi interessante porque Jesus queria saber o que a opinião pública pensava a seu respeito. Afinal, Jesus havia se manifestado publicamente, realizou curas, milagres, evangelizou, expulsou demônios, andou sobre as águas, multiplicou pães e outras coisa excepcionais pelo poder de Deus.

 

No entanto, o que me surpreendeu foi a resposta dada por seus discípulos: “Uns dizem João Batista; outros Elias; outros Jeremias ou algum dos profetas” (Marcos 16:14). Estava claro que as pessoas daquela época não sabiam definir Jesus. Ou seja, não tinham a menor ideia de quem era Jesus. E, você, como você define Jesus Cristo?

 

Se nós mergulharmos na leitura dos quatro Evangelhos poderemos perceber que Jesus estava profundamente comprometido com as pessoas. Observe que Ele estava presente sempre que havia uma necessidade, quer fosse numa praça, no templo, no meio das multidões. Jesus tinha uma energia, um amor e um carisma fora do comum. 

 

Mas, o que me chama a atenção na vida ministerial de Jesus e que me ajuda a compreender como o defino, era que Jesus percorria todos os lugares daquela região a pé, sem dinheiro no bolso e fazendo o bem a todas as pessoas. E você acha que ele fazia isso para que fosse admirado pelo povo? Não, de forma nenhuma. Jesus não tinha interesse político ou qualquer outro interesse, o único sentimento que movia sua obra era o amor. Por amor a nós, Ele fez o que fez, conforme lemos em Romanos 5:8.

 

Jesus tinha um propósito, Ele tinha um foco: nos salvar. Somente o amor com que nos amou fez com que Ele fosse obediente até a morte. Sendo assim, “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8). 

 

Meu irmão, quando você estiver enfrentando situações adversas, complicadas, quando você estiver passando pelo vale de lágrimas, chegando a pensar que não há solução, em que a tristeza machuca a alma, ao ponto até de questionar o amor de Deus por você, quero lhe dizer que Jesus sempre te amou. Nunca duvide do seu amor. Hoje, você pode sentir o grande amor dele por você. A prova do que estou te dizendo encontra-se na cruz para que você pudesse ter vida e vida eterna em Cristo Jesus.

 

Pare para pensar em tudo que Ele aceitou, enfrentou e passou, por amor a você e a mim:

·      Assumiu a forma humana para que possamos ter um melhor entendimento a respeito dEle (Marcos 1:18);

·      Tornou-se servo e chegou a lavar até os pés de seus discípulos para nos ensinar preciosas lições (João 13:5);

·      Sacrificou-se na cruz em nosso lugar (Gálatas 3:13);

·      Foi até o Hades para pegar as chaves da morte e do inferno (Apocalipse 1:18);

·      Saiu do sepulcro e ressuscitou para nos dar vida com Ele (Atos 13:30).

 

Meu irmão, Jesus venceu a morte, por amor a você e a mim. Logo, Jesus se define como “Amor” e isso é facilmente comprovado na Bíblia, porque vemos que Deus é amor (1 João 4:8). Assim, quando você estiver passando pelo estreito, no meio da provação, tenha força e não duvide do amor de Deus por você. Eu quero encorajá-lo a pensar em Jesus no que Ele fez por você. Tudo foi por causa do amor. 

 

Agora, te pergunto: Que amor é este? Existe amor mais poderoso do que o amor demonstrado por Jesus na cruz? Que amor sublime! Você é capaz de apontar um amor maior que o de Jesus? 

 

Quem melhor define Jesus não é a teologia A ou a teologia B. Quem melhor define Jesus é o Espírito Santo que habita em nós. Reportando a questão inicial indagada por Jesus aos seus discípulos, a resposta que Jesus queria ouvir veio da boca de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Na realidade, não foi Pedro em si que falou pelo seu intelecto, mas foi uma revelação do Espírito de Deus. Então, se conclui que somente aqueles que tem o Espírito de Deus são capazes de definir quem é Jesus. 

 

Logo, tudo o que precisamos saber de Deus está em Jesus, Ele é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15). Jesus não se define num conceito, num termo, numa ideologia, numa crença. Jesus é uma pessoa que habitou num corpo físico, mas com toda plenitude da divindade, revelando o quanto amou todos nós para nos dar vida. 

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Dra. Maria das Graça disse...

Texto muito especial. Sempre lembrar do amor de Deus por nós, encoraja-nos a prosseguir em nossa caminhada com Cristo, vencendo os desafios, carregando a nossa cruz com a ajuda do Espírito Santo, o Consolador. Que o irmão Sérgio receba porção dobrada do Espírito Santo para semear o Evangelho do Senhor. Glória a Deus por todas as coisas.

Saemmy Albuquerque disse...

Graça e Amor incalculáveis!

Roberia Maior disse...

Depois da revelação do Espírito Santo, a melhor definição é Jesus é o Amor de Deus por nós. Muito bom o texto. O Senhor continue abençoando sua vida 🙌

Haydêe Cassé da Silva disse...

Excelente reflexão.

O grandioso amor de Deus por nós.

Obrigada por compartilhar conosco.