domingo, 13 de março de 2022

O chamado

 


Está escrito:

“E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou” (Romanos 8:30).

 

Lendo esse versículo de forma isolada, naturalmente, alguém vai pensar a quem o escritor está se referindo. Mas, no contexto em que foi escrito, o apóstolo Paulo se refere a Deus que em sua soberania e graça trouxe salvação à nossa vida. Nesse texto tem três palavras chaves, predestinou, chamou e justificou. 

 

Aqui cabe uma breve explicação, a palavra predestinar significa “escolher alguém para um certo destino” e justificar significa “tornar justo”, “restituir à inocência original”. Feito os devidos esclarecimentos para uma melhor compreensão do texto acima, vamos mergulhar um pouco no aspecto do chamado. 

 

Quando Paulo argumenta que o predestinado também é chamado, ela aponta que esse chamado é um ato divino, ou seja, é um ato de Deus Pai, porque somente Ele é quem predestina as pessoas. Ninguém tem esse poder de predestinar uma vida. Mas, essa predestinação das pessoas tem um propósito “...para serem conformes à imagem de seu Filho...” (Romanos 8:29). 

 

Então, o que é esse chamado? O teólogo e escritor Wayne Grudem, afirma que “o chamado eficaz é um ato de Deus Pai, falando através da proclamação humana do Evangelho, pelo qual ele convoca as pessoas para si mesmo, de tal modo que elas respondem com fé salvífica”. Com isso em mente, vejamos alguns aspectos referentes a esse chamado:

 

·      O chamado de Deus remove as pessoas de um estado que a Bíblia chama de “trevas” para sua maravilhosa luz – “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pedro 2:9).

·      O chamado de Deus nos permite ter comunhão com seu Filho Jesus Cristo – “Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Coríntios 1:9).

·      Os chamados por Deus agora pertencem a Jesus Cristo – “E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo” (Romanos 1:6).

·      Os chamados por Deus são considerados santos – “...chamados para serem santos” (Romanos 1:7).

 

As consequências desse chamado Divino na vida das pessoas se revelam na sua prática diária de convivência social, através das suas atitudes, porque elas demonstram:

·      Ter paz – “...Deus nos chamou para vivermos em paz” (1Coríntios 7:15).

·      Ter liberdade – “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade” (Gálatas 5:13).

·      Ter esperança – “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só” (Efésios 4:4).

·      Ter paciência no sofrimento – “Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (1Pedro 3:7).

·      Ter a certeza da vida eterna – “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas” (1Timóteo 6:12).

 

Que coisa extraordinária é o chamado de Deus para todos os que creem. É um chamado com poder transformador. Aliás, não diria apenas um mero chamado, mas uma espécie de “convocação” vinda do Deus eterno e criador que tem todo poder e que toca o coração dos seres humanos. 

 

Logo, o chamado é um ato divino, realizado através do Evangelho por meio da linguagem humana. O chamado do Evangelho é oferecido a todas as pessoas, inclusive aquelas que não o aceitam e rejeitam. Contudo, isso não significa tornar menos importante o chamado de Evangelho, porque é somente para os predestinados e como nós não sabemos quem são essas pessoas, temos que pregar o Evangelho da Graça para todos, porque temos a certeza de que sem o chamado do Evangelho, ninguém poderá ser salvo. “E como crerão naquele de quem não ouviram falar?” (Romanos 10:14).

 

Daí, a importância da pregação do Evangelho, pois é através da mensagem que Deus opera no coração das pessoas abrindo-lhe o entendimento para que haja resposta salvadora genuína. Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair” (João 6:44).

 

Assim, diante o exposto, podemos concluir que o chamado do Evangelho parte de Deus, uma vez que é Ele quem predestina, visa cada pessoa individualmente e satisfaz as verdadeiras necessidades do ser humano.

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre