domingo, 20 de março de 2022

Boa obra


 

Está escrito:

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6)

 

Eu morei por cerca de vinte anos num determinado bairro de João Pessoa, então em 2020 resolvi mudar para outro bairro da cidade. Após um ano, passei no local onde havia morado e percebi que existia uma obra inacabada de um edifício residencial que estava abandonado. Isso acontece em várias obras da construção civil quer seja pública ou privada de nossa cidade.

 

Todavia, te garanto que Deus não é autor de obras inacabadas. O que Ele começa termina. Creia, Deus tem um projeto para sua vida e com certeza, deseja terminar sua linda obra. O que estou querendo dizer é que Deus tem uma obra maravilhosa que está prestes a acontecer na tua vida. As promessas de Deus são cumpridas não importa o tempo que possa demorar. Ele não é homem para que minta, quando Ele fala, Ele cumpre com suas promessas.

 

Deus começou boa obra em você. Talvez, você esteja pensando, mas que “boa obra” é essa? O que isso significa? De acordo com a Bíblia, uma boa obra não é apenas aquela que tem aprovação das pessoas, porque isso os descrentes fazem, mas a boa obra é o cumprimento da vontade de Deus. Por isso, “nem todo aquele que diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus”, disse Jesus (Mateus 7:21).

 

A boa obra é algo proveniente da fé, que é o fundamento que nos conduz a praticar boas ações. De tal forma que não podemos separar fé de obra, elas estão conectadas e atuam juntas, conforme Tiago 2:22, “a fé foi aperfeiçoada pelas obras”, portanto, a fé sem obras está morta e vice-versa. 

 

Tudo que fazemos seja o bem ou mal constitui a nossa obra. A qualificação de uma boa obra é identificada em nossas intenções, ou seja, qual é o propósito ou a motivação por traz da obra. As vezes a obra é maravilhosa, mas a motivação ou intenção não é glorificar a Deus. Nunca devemos fazer o bem pensando em ser recompensado, quer seja por reconhecimento ou posição social, quer seja para se tornar benquisto diante das pessoas. Há quem queira exercer a justiça diante dos homens com o fim de ser visto por eles, conforme disse Jesus em Mateus 6:1. Na verdade, devemos fazer o contrário, praticar a justiça simplesmente pelo desejo de obedecer a Deus e não de aparecer diante dos homens.

 

A boa obra no caminho do cristão deve seguir seu rumo natural de vida, porque o que habita nele é o Espírito Santo que o conduz a prática da boa obra como uma evidência da salvação. O que estou querendo destacar é que todo salvo em Cristo Jesus faz boa obra, através do Espírito Deus que vai completando a cada dia até o dia de Cristo Jesus. Mas, quando chegará esse dia? Não sei responder, mas posso afirmar que enquanto vivermos e o dia de Cristo Jesus não chegar, devemos continuar a praticar boa obra e Deus nos recompensará de forma justa no dia do juízo.

 

Nós fomos chamados pela Graça de Deus, que nos envolveu de amor, bondade, sabedoria, misericórdia, perdão e justiça, para as boas obras e colocar em prática o exercício das verdades bíblicas. De forma que, as boas obras elas acontecem em todos os campos da nossa vida. Deus faz boas obras por meio de nós para que possamos seguir o caminho espiritual da verdade. 

 

Assim, diante do exposto, qual é a importância de nós realizarmos boas obras? A realização de boas obras evidência que somos filhos de Deus e se mostram em duas principais dimensões:

·      Dimensão pessoal – que se refere ao relacionamento de cada um com Deus. Nossa vida de oração e estudo bíblico são as nossas principais conexões com o Criador, isso nos inspira e nos faz ter fé na prática das boas obras. É uma ação de dentro para fora gerada pelo amor de Deus, através do Espírito Santo que nos move para a prática de boas ações quer sejam no trabalho, na família, na igreja em qualquer lugar em que as leis do Cristo precisam ser obedecidas.

·      Dimensão social – todos nós temos responsabilidade social que, inclusive é retratada na Bíblia. O Senhor Jesus disse: “Vós sois o sal da terra(...) Vós sois a luz do mundo...” Mateus 5:13-16. De forma que, as boas obras, quando provenientes da fé, devem se estender por toda a comunidade, quer seja na busca da verdade, da justiça social, da ecologia ou do meio ambiente, entre outras coisas que Deus deixou para que possamos executar nossas boas obras.

 

Por fim, tenha plena convicção de que Deus é fiel e justo para completar a obra que começou na tua vida. Tenha uma semana abençoada e deixe Deus completar a sua obra em você.

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Amém. Eu creio!

Haydêe Cassé da Silva disse...

Obg pela reflexão, prof.

Obedecer e seguir firme nas promessas de Jesus.
Viver para glorificar o nome de Deus, em adoração.

Deus o abençoe Prof.