domingo, 27 de março de 2022

Um presente especial


 

Está escrito:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14:27

 

Você já ganhou um presente especial? Algo que você gostaria de receber? Pois é, Jesus Cristo nos deixou um presente especial, a sua paz! Quem tem Jesus recebe essa paz que é um milagre em nossa vida. Deus faz essa paz prevalecer diante das circunstâncias que experimentamos no mundo a nossa volta. É um privilégio refletir a paz de Cristo diante das pessoas que nos cerca. 

 

Em um mundo de conflitos, de guerras das mais diversas formas, ficamos perplexos com tantos acontecimentos difíceis que vivenciamos e assistimos os fatos quase que instantaneamente pela internet, as atrocidades da violência de uma guerra pelo poder geopolítico associado a ambição sem limite entre nações. Mas, guerra e rumores de guerras sempre existiram na história é verdade. O ser humano é o único da espécie animal que faz guerra para depois reivindicar a paz. Isso é terrivelmente incrível e um sintoma característico do pecado da humanidade e sua rebelião e esquecimento do Deus criador.

 

Todavia, a paz de Cristo me capacita a desenvolver o contentamento no Senhor independentemente do caos que assola o mundo a minha volta. Isso parece loucura, mas “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7). O fato é que a paz de Cristo nos sustenta diante das aflições do mundo. Por isso, não tema ao assistir o conflito da Rússia com a Ucrânia que pode convergir numa terceira guerra mundial e o possível apocalipse mundial. Deus está no controle e todas essas coisas estão previstas e são os prenúncios da volta de Jesus – “Levantar-se-á nação contra nação, e reino, contra reino; haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu” (Lucas 21:10-11).

No entanto, a paz de Cristo no encoraja a ter bom ânimo e nos faz lembrar que Jesus venceu o mundo e Ele coloca em nosso coração a certeza de que Ele vai nos levar para a casa do Pai, onde há muitas moradas. A paz de Cristo é sobrenatural e indizível. Esteja certo de que a paz de Cristo nos dar a consciência de que um dia estaremos para sempre com o nosso Senhor e Salvador que deu a vida por mim e por você.

 

Somos muitíssimos agraciados, ouvir de Jesus: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. É consolador, nos traz tranquilidade, confiança, despreocupação, serenidade, mansidão e segurança. Que presente especial! Que riqueza! Nós já temos o bem maior, a salvação de Cristo e ainda podemos viver ao abrigo desta paz, que prevalece mesmo diante dos conflitos e caos deste mundo.

 

É interessante ressaltar que essa paz pode ser sentida, percebida, mas não pode ser explicada por palavras. Daí o apóstolo Paulo dizer que ela “excede a todo o entendimento”. Em outras palavras, a paz de Cristo guarda os corações e mentes, ou seja, não é que a paz de Cristo nos faz indiferente as circunstâncias presentes, as calamidades, os conflitos e outras mazelas, ela não é um escudo ou uma armadura psicológica que ficamos como numa bolha e nada nos afeta. Não é isso. A paz de Cristo nos proporciona participar da natureza do Senhor Jesus Cristo, isso porque o Espírito Santo habita em nós e a paz é um componente do fruto do Espírito (Gálatas 5:22). 

 

Que presente maravilhoso Cristo nos deixou, uma paz que nos transforma! Uma paz que nós refletimos diante das pessoas e nos torna úteis neste mundo em que vivemos para deixarmos um legado da nossa existência que ajuda outras pessoas a seguirem os mesmos passos, e assim, crescer em maturidade, graça e amor.

 

Sabemos que na vida é inevitável o sofrimento. É uma falácia dizer que crente tem prosperidade, bens, saúde, sucesso e outros atributos. Não foi isso que Jesus prometeu, Ele prometeu que estaria conosco todos os dias e nos deixou a sua paz. Perceba que Deus, no seu infinito amor, nos deu o remédio para que tivéssemos paz no sofrimento. Jesus comunica uma paz que vem de sua vida ressuscitada, uma declaração da vitória sobre a morte: “Eu vou, mas voltarei para vocês” (João 14:28). Essa paz nos dá alegria de saber que Jesus venceu o sistema social e a morte. Assim sendo, só Jesus pode nos dar a Paz que pode dar vida e vida abundante a todos.

 

Logo, podemos concluir que a paz de Cristo é diferente, distinta do mundo, ela opera em todos os tempos, tanto os bons quanto os maus. Quando há abundância ou escassez, emprego ou desemprego, saúde ou enfermidade, a paz permanece em todos os estados emocionais e situacionais da nossa vida. Mas, isso só é possível para aquele que recebe o Jesus da paz. Se você o tem, a paz dele está contigo e nada nem ninguém poderá tirá-la de você. Ele nos deu a sua paz, que presente especial!

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

3 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus!

Saemmy Albuquerque disse...

Deus é bom o tempo todo.

Unknown disse...

Amém, Paz que excede todo entendimento!