domingo, 3 de abril de 2022

Amor perfeito

 


Está escrito:

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1Co 13:13)

 

Quem algum dia não sonhou em ter um grande amor na vida, um amor perfeito? Os adolescentes e jovens, até mesmo os adultos pensam em viver um amor perfeito, mas ao longo da vida percebem que isso não passa de uma ilusão. O amor perfeito não existe na perspectiva humana, embora o amor seja a base de qualquer relacionamento interpessoal. Ninguém se relaciona com outro se não tiver amor, não estou me referindo apenas ao amor romântico que une duas pessoas, mas o amor de uma forma geral. 

 

O fato é que o amor que existe em nós não é perfeito, por causa da nossa natureza decaída. No entanto, eu posso afirmar que mesmo com nossas imperfeições Deus nos ama. O seu amor está estendido a todos os homens. “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Eu amo esse versículo, porque além de ser o versículo central da Bíblia, ele externa a infinitude do amor de Deus por todas as pessoas que habitam nosso planeta.

 

O amor de Deus revelado em Jesus Cristo que foi enviado para sofrer o sacrifício da cruz, a fim de levar sobre si nossos pecados, nossa condenação. O amor de Deus é incomparável, é mais que um sentimento, é ação. Ele ama, se doa e se esvazia tomando a forma de um homem. 

 

Certamente, você conhece pessoas que costumam dizer com muita frequência, “eu te amo”, mas isso só deve fazer sentido quando está associado a manifestações ou provas de amor, do contrário são palavras vazias de um amor imperfeito. Por outro lado, o amor de Deus nos satisfaz plenamente, porque é um amor perfeito e a Bíblia nos mostra que:

a)     Jesus é a revelação do amor de Deus aos homens;

b)    Deus demonstra seu amor por nós, mesmo diante dos nossos pecados - “Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8);

c)     O amor de Deus é ativo – Deus age em nós pela sua graça comum e especial;

d)    Deus nos dar amor antes de receber de nós qualquer louvor ou adoração – que amor é esse? É o perfeito amor de Deus.

 

Saiba que Deus te ama e se importa com você, ele diz: “Eu o chamo pelo nome e lhe concedo um título de honra, embora você não me reconheça” (Isaías 45:4). Observe como você é importante para Deus, Ele te conhece pelo nome e não tira os olhos de você. O amor perfeito de Deus está sobre você nos mínimos detalhes:

a)     Deus está atento a todos os seus movimentos – “Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; do seu trono ele observa todos os habitantes da terra; ele, que forma o coração de todos que conhece tudo o que fazem” (Salmos 33:13-15);

b)    Deus sabe até o número de cabelos em sua cabeça – “Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Mateus 10:30).

c)     Deus sabe até as palavras que você vai pronunciar - “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já conheces inteiramente, Senhor” (Salmos 139:4);

d)    Deus sabe das suas necessidades, antes mesmo de você orar pedido algo – “o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem” (Mateus 6:8);

e)    Deus te conhece de forma maravilhosa – “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável” (Salmos 139:14).

 

Você não é um estranho para Deus. Ele te ama tanto quanto te conhece totalmente. Ele te ama pessoalmente e intimamente. Deus cuida de você todos os dias com paciência e misericórdia. Seu olhar amoroso não se afasta de você, o Seu amor é incondicional, profundo e perfeito, nada pode separar dEle. Apesar das nossas atitudes, quer seja do passado ou do presente, assim mesmo, eles não fazem com que Deus deixe de nos amar, Ele simplesmente ama com amor perfeito.

 

O amor de Deus é muito diferente da nossa forma de amar que, comumente estabelecemos regras, mas Deus ama sem que precisemos fazer nada. Deus não exige condição alguma para nos amar, aliás nada que façamos pode fazer que Deus nos ame mais. O amor de Deus não conhece oscilações, simplesmente Ele é amor, na única forma possível de ser amor, ou seja, perfeito. 

 

Portanto, o amor é uma obra divina concedida a nós. Certamente, que o amor não é natural ao homem. Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. Assim, o nosso amor por Ele é a “consequência justa” de Seu amor por nós. O amor de Deus por nós está personificado perfeitamente em Cristo Jesus. Sim, o amor é irradiado em tudo o que Cristo fez. Logo, Cristo é o dom do amor e a maior de todas as graças. Cristo é nosso exemplo de amor perfeito, por isso Ele nos deixou o mandamento de amor: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (João13:34).

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

A maior prova de amor é a capacidade de se colocar no lugar da pessoa amada. Está foi e é a maior e linda especialidade do nosso Deus. Colocou-se em nosso lugar e seu perdão é abundante. Joga nossos pecados nas profundezas do mar e ainda coloca uma plaquinha "proibido pescar' Vale a pena o AMOR DE DEUS!

Saemmy Albuquerque disse...

Benção demais essa reflexão!