domingo, 17 de abril de 2022

Disciplina Espiritual

 

Está escrito:

“Quem ama a disciplina ama o conhecimento” Provérbios 12:1

 

Recentemente tive a oportunidade de ler o livro organizado por Richard J. Foster e Emilie Griffin, intitulado “Celebrando as 12 disciplinas espirituais”, pela editora Vida. Os autores relacionam 12 disciplinas que os cristãos precisam se guiar para manter um relacionamento íntimo com Deus. São elas: Meditação, Oração, Jejum, Estudo, Simplicidade, Solitude, Submissão, Serviço, Confissão, Adoração, Orientação e Celebração.

 

Vamos pontuar agora seis dessas disciplinas espirituais e entender a importância de cada uma delas para nossa vida:

 

1. Oração: a Bíblia diz em Tiago 5:16 que “a oração de um justo é poderosa e eficaz”, mas o que significa oração? A oração é uma forma de desenvolvermos intimidade com Deus, através de um diálogo sincero, verdadeiro, em que abrimos nosso coração e esvaziamos nossos segredos, angústias e até pecados. Mas, a oração também é um momento de adoração a Deus, de gratidão pelas inúmeras bênçãos que recebemos constantemente, através da graça e misericórdia de Deus. 

Contudo, a oração exige de nós disciplina para se criar um hábito em nossa vida, a fim de cumprirmos o que está escrito em 1 Tessalonicenses 5:17, que diz: “Orem continuamente”. Confesso que não é fácil, mas é fundamental que perseveremos na oração para nosso crescimento espiritual em Cristo Jesus que nos deixou o exemplo e o legado.

 

2. Estudo: em nossa vida estudamos as mais diversas ciências e até mesmo escolhemos uma para desenvolver profissionalmente. Mas, aqui darei ênfase ao estudo da Palavra de Deus como uma disciplina cristã para aprofundamento do conhecimento e intimidade com Deus. É verdade que conseguir o hábito de estudar a Bíblia nem sempre é uma tarefa fácil, exige de nós disciplina. O problema está em estabelecer um plano de estudo, porque a leitura da Bíblia de forma livre pode trazer algum benefício, porém, quando elaboramos um plano sistemático de estudo fica mais fácil conseguir estabelecer o hábito e a motivação para tirar lições preciosas. Portanto, devemos nos organizar para extrair o máximo de conhecimento. 

 

É importante ressaltar que a leitura da Bíblia não é a mesma coisa de ler um livro qualquer. É preciso que tenhamos o hábito de orar antes do estudo, a fim de que o Espírito Santo nos ajude a entender o que estamos lendo. Somente estudando é que adquirimos conhecimento de Deus, a fim de não perecermos na ignorância. Assim disse o Senhor, através do profeta Oséias 4:6, “meu povo foi destruído por falta de conhecimento”.

 

3. Simplicidade: para mim a maior referência de simplicidade foi Jesus. Ele nasceu e viveu de forma simples. Ele convivia com pessoas simples e incentivava todas as pessoas a serem simples. Mas, como definir simplicidade? A simplicidade é uma virtude que todos os cristãos devem buscar, a fim de si espelhar em Cristo. Uma vida simples é uma vida sem ostentação, sem preocupações exageradas pelo dia do amanhã, sem a ambição por riquezas, afinal nada que temos poderá nos redimir, somente em Jesus temos a salvação. Sendo assim, “seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” Filipenses 2:5. Que possamos ser simples como Jesus.

 

4. Solitude: há momentos em nossa vida que precisamos ficar a sós consigo mesmo, a fim de colocar em ordem nossos pensamentos, meditar a respeito das nossas atitudes, emoções e até da nossa espiritualidade. A solitude é uma maneira de meditarmos em nosso próprio sentimento, tal qual o salmista no Salmo 42:5 – “por que estás abatido ó minha alma?” 

Apesar da sua importância a Solitude é uma disciplina espiritual muito esquecida e negligenciada pelos cristãos que se envolvem cada vez mais nas distrações das redes sociais. Mas, é sabido que diversos personagens bíblicos adotavam a prática da Solitude, dos quais eu destaco mais uma vez o exemplo de Jesus. Portanto, a solitude é uma forma de desconectarmos para aprender a descansar e ter intimidade com Deus.

 

5. Serviço: Jesus disse: “Entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:27). O serviço cristão nasce do amor a Deus e da preocupação de querer ajudar ao próximo. Todos nós devemos estar dispostos a servir, porque o Senhor Jesus nos deu o exemplo a seguirmos. Todo líder deve servir, porque se ele não servir, não serve para ser líder, de forma que devemos ter essa consciência quando assumimos algum posto de liderança quer seja na igreja ou na empresa ou num cargo público. Existem diversas formas de servir. Podemos servir ajudando as pessoas quer seja economicamente, socialmente, fisicamente ou espiritualmente. É por meio do serviço que a obra de Deus é realizada, sabendo que, “no Senhor, o vosso trabalho (serviço) não é vão” (1Coríntios 15:58). Porque “Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos” (Hebreus 6:10).

 

6. Adoração: Disse Jesus: “Mas, vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão a Deus em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (João 4:23). A adoração não acontece apenas no culto aos domingos ou em outro qualquer dia da semana ou ainda quando nos reunimos com outros irmãos. A adoração deve ser parte do nosso cotidiano de vida, porque adorar é reconhecer a majestade de Deus e quem Ele é. A nossa adoração precisa ser em espírito e em verdade, assim como Deus é, quando negligenciamos a adoração nessa perspectiva, deixamos de adorar a Deus pelo que Ele é. Mas, o que importa é entender que Deus ama todas as formas de verdadeira adoração no corpo de Cristo. A verdadeira adoração começa em nossos corações e vai crescendo até transformar-se em louvor e celebração a quem Deus é e o que Ele significa para nós. Deus nos convida a uma vida de adoração. 

 

Portanto, todo cristão que deseja amadurecimento espiritual e um relacionamento íntimo com Deus precisa aprender e melhorar sua caminhada cristã através das disciplinas espirituais, porque elas são maneiras práticas e diárias que Deus nos deixou para experimentarmos os benefícios do sacrifício de Cristo. Sem a graça de Deus, jamais nos tornaremos Cristãos maduros, mas precisamos fazer a nossa parte buscando relacionamento com Deus para sermos moldados por Ele. Por isso, as disciplinas espirituais são tão importantes.

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Excelente estudo. As disciplinas espirituais são a base para crescermos como cristãos.

Roberia Maior disse...

Muito bom esse estudo. Estou a procura desse livro. Comprou aqui ou pela internet? Seus estudos são excelentes, aprendo sempre.