domingo, 24 de abril de 2022

Paz e segurança

 


Está escrito:

“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” Salmos 4:8

 

Em dias de turbulência em que vivemos, de insegurança, dor e medo, a Palavra de Deus nos mostra que é possível termos pela Sua graça, o prazer de deitar-se em paz, adormecer e viver em segurança. 

 

O rei Davi, autor deste lindo salmo, apesar de ser um homem poderoso em sua época, viveu momentos de grande aflição e sofrimento de alma, mas o que me chama atenção na vida dele era o relacionamento que tinha com Deus. Ele era intenso e sincero, ao ponto de que mesmo diante do caos, ele desfrutava de tremenda paz. A declaração do versículo 8 dos salmos 4 é algo tremendo! 

 

Davi nos dar o testemunho de que devemos depositar nossa confiança em Deus e não em nossa própria força. Ele dependia da justiça de Deus e acreditava que o Senhor faria distinção entre os fiéis e os infiéis. A tranquilidade de Davi nos mostra que ele não dependia das suas circunstâncias. Mesmo que tudo estivesse difícil de lidar e ainda sendo perseguido pelos adversários, ele conseguia dormir em sossego. E qual era o segredo do rei Davi? Davi não era um homem santo, um profeta ou algo semelhante. Ele era uma pessoa pecadora como qualquer um de nós. Era um político astuto, um guerreiro estrategista, um pai que amava os filhos, mas não lhes dava a devida atenção. Esse é o retrato do homem, Davi.

 

Então, como explicar essa intimidade com Deus? Será que podemos ter também uma relação semelhante que teve Davi com Deus? Sim, podemos. Como? Vejamos alguns aspectos que podem colaborar para termos a paz e segurança em nossa vida:

 

1.     Precisamos crer que Deus é maior do que todos os problemas, provações e adversários que nos perturbam – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). A paz do Senhor nos guardará quando confiamos, de fato, em Deus. 

2.     Precisamos permanecer em Cristo em nossos pensamentos e atitudes – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Coríntíos 5:17). Quando estamos na companhia do Senhor Jesus até na hora de dormir, como seremos perturbados em nossos sonhos pela nossa consciência ou por qualquer problema? É por isso que quem está no Senhor deita em paz e dorme tranquilo, ainda que estejamos passando pelo vale não seremos dominados pelo medo, nem pela ansiedade, porque em Cristo somos nova criatura e descansamos na sua graça.

3.     Precisamos ter a plena convicção de que só Deus cuida de nós – “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim” (Salmos 40:17). Davi tem satisfação em pensar que só Deus cuida dele e que qualquer outra ajuda seria vã e supérflua. Por isso que, a sua confiança em Deus lhe permite se deitar com calma e tranquilidade para dormir, mesmo diante dos perigos e ameaças. Ele procura sua cama e dorme.

 

Meus irmãos, quantas pessoas hoje se deitam e não tem paz para dormir, precisam recorrer a remédios de tarja preta, a fim de ter um sono que lhe proporcione bem-estar. Mas, exceto nos casos patológicos, em que há necessidade de intervenção psiquiátrica, muitas pessoas ficam pensando nos problemas do amanhã, isso é uma demonstração da falta de confiança em Deus. Davi, homem como nós, diz que se deita e dorme, pois o Senhor o tem feito habitar em segurança, o Senhor tem sido o seu refúgio.

 

Então, se Davi conseguiu deitar-se em paz e viver em segurança, por que nós não podemos? Claro que podemos! A Bíblia nos ensina como sentir-se seguro. É possível sim, deitar a cabeça no travesseiro e sentir segurança mesmo com todos os acontecimentos em nossa volta. Quando somos conduzidos por Deus não precisamos temer, pois a segurança é certa. Somente o Senhor Deus pode nos oferecer segurança e paz neste mundo tenebroso e quando Ele age em nossa vida podemos ficar seguros de que todas as coisas cooperarão para nosso bem (Romanos 8:28).

 

Por fim, descansar seguro nas mãos de Deus é ter um relacionamento de intimidade com Ele, assim como teve Davi, nós podemos ter, através da leitura diária de sua Palavra e a oração. Isto é paz e segurança!

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Amém! O Senhor é a nossa paz.

Anônimo disse...

Maravilha. Só Deus para curar e nos confortar. Basta nos entregar totalmente à ELE.