domingo, 1 de maio de 2022

O sofrimento humano

 


Está escrito:

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (1 João 5:19)

 

Tratar desse tema nos dias de hoje parece fácil, porém para muitos, difícil de compreender e de lidar com o sofrimento humano diante dos acontecimentos recentes: uma pandemia que dizimou milhares de vida em todo mundo e a terrível guerra devastadora da Ucrânia com cenas dramáticas de refugiados e pessoas mortas de forma violenta. Diante desse mundo caótico, a questão que se impõe é: quem está por trás dos sofrimentos da humanidade?

 

Para o apóstolo João, “o mundo inteiro jaz no Maligno”, ou seja, o sistema mundano está sem Deus e por isso estar no poder do Mal. Logo, se conclui que quem está por trás de todo sofrimento humano é o Diabo. Isso acontece por causa da queda do homem, o pecado contaminou a obra criacional e perfeita que existia na Terra, de forma que o Diabo usurpou o poder para dominar a Terra. Ele vive a rodear a terra e passear por ela (Jó 1:7). A Bíblia afirma no Evangelho de Mateus 3:8-9 que o Diabo ofereceu a Jesus todos os reinos do mundo e a glória deles, mas Jesus recusou.

 

O fato é que Deus não envia o sofrimento e o mal. Deus é amor e justiça, e disciplina a quem ama. O pecado nos afastou de Deus e abriu as portas do sofrimento na vida da humanidade, através daquele que domina o sistema mundano. Como cristãos, precisamos olhar os mistérios de Deus, que só sabe amar. Por amor, Ele nos criou e sempre nos acompanha em nossos passos. Deus nos amou primeiro, mesmo antes de nós sabermos. Ele não é indiferente ao sofrimento humano, seja qual for o seu modo, Deus sofre junto.

 

A Bíblia mostra que Deus em todo tempo está ao lado daqueles que ama. Se Ele fica irado pela dureza do coração dos homens, é porque Ele se importa, Ele não é indiferente. Veja o exemplo de Israel quando estava escravizado no Egito. O Senhor disse a Moisés: “Eu vi a humilhação de meu povo no Egito e ouvi seu clamor por causa da dureza dos feitores. Sim, eu conheço os seus sofrimentos. Desci para livrá-los da mão dos egípcios” (Ex 3:7). Quer outra razão de que Deus se importa comigo e com você, Ele, por amor a humanidade, envia seu Filho ao mundo: “De tal modo Deus amou o mundo, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna, pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por meio dele” (João 3:16-17). 

 

Percebe que não é a cruz que salva, nem o sofrimento que nos aflige, mas o amor de Jesus Cristo. Na cruz, ele demonstrou amor e perdão por nós, pois Jesus disse: “Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). A nossa atitude diante desse ato grandioso é dizer “obrigado, Senhor”. Você pode ter certeza de uma coisa, apesar do seu sofrimento você é uma pessoa amada por Deus. Então, viva sua vida em amor, a partir da fé em Deus, que é o centro da vida. É verdade que viver em comunhão com Deus não nos imune ao sofrimento, aliás ninguém debaixo do sol vive numa bolha que impede o sofrimento, mas se temos o amor de Deus manifestado em nós, apesar das dores, podemos estar ao lado de Deus e caminhar junto dEle. Aí sim, encontraremos esperança e confiança porque Deus está conosco.

 

O teólogo alemão Jürgen Moltmann, ao tratar desse tema na obra intitulada O Deus crucificado, se preocupa em superar a imagem divina transmitida pelos filósofos gregos que nos impede de ver Deus envolvido na história dos seres humanos, pois de acordo com o pensamento grego, Deus é impassível e não se deixa tocar pelo sofrimento humano. Para tais filósofos, a substância divina não pode padecer, pois, se padecesse, não seria divina. 

 

Então, essa cosmovisão da invulnerabilidade de Deus é fruto do pensamento grego que se contrapõe a cosmovisão bíblica, que apresenta um Deus compassivo e misericordioso que convive com suas criaturas, Ele não nos deixou a própria sorte, nem nas mãos do maligno, apesar do sistema mundano estar sob seu domínio. Assim, quando nos deparamos com a dor e o sofrimento, podemos perceber que somente um Deus que conhece o sofrimento pode entender quem sofre. O nosso Deus não é um Deus distante do mundo e das pessoas, nem tão pouco é indiferente ao sofrimento da humanidade, conforme defende a teologia de Moltmann. 

 

O fato é que Deus não está a margem de nossas dores, angústias e lágrimas. Deus não somente nos ampara no sofrimento, mas participa conosco, nos encorajando e nos dando ânimo, através do Espírito Santo e da Sua Palavra. Ele entrou em nossa vida para nos salvar, libertar e nos auxilia a enfrentar o mal e o sofrimento. Pode ter certeza, Deus não é impassível, Ele conhece a nossa natureza e sabe que somos pó. O amor de Deus por mim e por você é incomparável, e Ele respeita até o fim a nossa liberdade e não cessa de nos chamar ao arrependimento.

 

Por fim, temos um Deus que não abandona jamais os seus filhos, mas age continuamente em nossa história. Aleluia!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus! Nas nossas fraquezas e tribulações o poder Dele está sendo aperfeiçoado em nós!

Anônimo disse...

Amém