domingo, 29 de maio de 2022

Discípulo, Eu?

 


Está escrito:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

 

Nesta passagem Bíblica, Jesus faz um ordenamento e utiliza o verbo “ir” no imperativo afirmativo “Ide”, em seguida diz, “fazei discípulos”. Ou seja, não basta apenas ir por todas nas nações, é preciso fazer discípulos e todo discípulo deve ser batizado “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Então, podemos deduzir que todo aquele que for batizado torna-se discípulo de Jesus. Discípulo, eu?

 

O ato de fazer discípulos é resultado de levarmos o Evangelho a todas as pessoas por onde quer que andemos. Não se trata aqui de um chamado específico para um ministério missionário, mas o chamado para ser discípulo de Jesus por meio da graça gerada pelo Espírito Santo. Então, o que é ser discípulo? Entende-se por discípulo, aquele que segue um mestre, suas ideias, atitudes, posição ideológica. Em outras palavras, o discípulo é um imitador do seu mentor.

 

Fazer discípulos não tem nada a ver com realizar uma pregação, embora a pregação seja boa e bíblica, ela não consegue fazer discípulos. O verdadeiro trabalho evangelístico se faz através da convivência e do ensinamento prático, assim como fez Jesus. Como pode alguém ensinar sem demonstrar o seu próprio fruto? Quando Jesus foi procurado por dois discípulos de João Batista, Ele disse: “Vinde e vede” (João 1:35-42). Eles, então, ficaram na companhia de Jesus.

 

Na realidade, para fazer discípulos o que importa é a vida e o testemunho, os dons espirituais e aquilo que Deus transformou na vida do cristão. Então, como podemos cumprir o ordenamento de Jesus de fazer discípulos?

1.     Devemos mostrar o caminho que leva a Cristo, porém para mostrar este caminho é necessário primeiro trilhar por ele e para trilhar este caminho é preciso conhecer a Palavra de Deus e o seu Santo Espírito. “conhecerei a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32)

2.     Devemos dar o exemplo de que somos discípulos de Jesus – a trilha a ser seguida é estreita e exige de nós uma vida de santidade, oração e dedicação ao Senhor. É necessário ensinar aquilo que vivemos e não aquilo que ouvimos ou lemos nos livros. O melhor ensino na vida cristã é o exemplo e não a pregação sem poder. “Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois, com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro” (Ezequiel 33:31).

3.     Devemos viver a prática da Palavra, conforme o Senhor tem nos ensinado com simplicidade e conforme a medida de fé que Ele distribuiu, através da graça do Espírito Santo. “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1 João 3:18).

 

Perceba que o discípulo é aquele que procura imitar o seu mestre. Mas, algumas atitudes marcam o verdadeiro discípulo de Jesus:

1.     O discípulo vive no amor de Jesus – “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:35).

2.     O discípulo é aquele que permite ser guiado pelo Espírito Santo – “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2Timóteo 1:14)

3.     O discípulo é um imitador do seu mestre – “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1).

4.     O discípulo se dispõe a fazer outros discípulos – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

 

Assim, a ordem de Jesus para fazer discípulos só será possível para quem se torna verdadeiro imitador do Senhor. Essa é a essência e a condição do discipulado, viver uma vida que glorifique o Senhor, ou seja, um cristianismo prático, simples e obediente a Palavra de Deus, pois não há como levar o Evangelho a alguém sem pagar o preço de a si mesmo se negar, dia a dia tomar a sua cruz e seguir a Jesus. 

 

Sem o Evangelho genuíno é possível até fazer um mega show gospel e atrair multidões. Encher o templo de espectadores e engordar os cofres com os dízimos e ofertas, mas não será possível fazer discípulos como Jesus ordenou. Somente a mensagem que esclarece a verdade sobre o pecado e aponta o caminho para o Cristo ressuscitado é que podemos cumprir o ordenamento de Jesus de fazer discípulos para o reino de Deus.

 

A ordem do Mestre Jesus é que façamos discípulos pela pregação do Evangelho e do testemunho de vida cristã que imita o Senhor em tempo integral. Você já é discípulo? Discípulo, Eu? Sim. Todos nós fomos chamados para sermos discípulos. Logo, vivamos como verdadeiros discípulo de Jesus.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Os campos estão prontos para colheita.