domingo, 8 de maio de 2022

Volte-se para Deus, hoje!


 

Está escrito:

“Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor” Joel 2:13

 

Todo ser humano nasce sem Deus, mas durante a sua fase de desenvolvimento e crescimento vai adquirindo ciência para seguir a religião que lhe conduz a fé, através da influência dos pais. Não importa a cultura, credo, nacionalidade, isso acontece com todos nós. No entanto, quando a idade da razão chega e ao se ouvir as verdades da Palavra de Deus, através das Escrituras Bíblicas, a pessoa pode fazer sua escolha de voltar-se para Deus. 

 

Voltar é o ato de retornar. A palavra volta pode ser entendida de duas formas, uma positivamente que se dar através do arrependimento, reconciliação, obediência, uma promessa ou retorno. A outra de caráter negativo tem o sentido de retroceder, recuar ou desobedecer. De maneira que, toda volta é fruto de uma decisão, “por isso, diga ao povo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 1:3).

 

Então, volte-se para Deus hoje, tome a decisão que vai transformar sua vida. Mas, talvez você esteja pensando, a minha vida está tão boa, tenho liberdade de fazer o que quero, sou dono de minhas próprias escolhas, vou apreciar a vida agora, hoje, no futuro, quem sabe, quando chegar a velhice eu penso em voltar para Deus. Se eu fosse você, iria rever esse posicionamento, sabe por quê? 

1.     Porque Deus é misericordioso, compassivo, muito paciente e cheio de amor por você - não deixe chegar a velhice para voltar a Deus, mesmo porque ninguém pode garantir que alguém alcance essa faixa chamada de terceira idade. Deus de te ama tanto que quer que você siga suas verdades hoje e agora para que você tenha vida eterna e paz. “Porque Deus amou o mundo (o homem) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Além disso, Cristo Jesus tem um plano maravilhoso para sua vida e não tem nada neste mundo que se compare o ministério de servir a Cristo: “...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10), ou seja, uma vida completa e com propósito.

2.     Porque todo ser humano é pecador e nasce separado de Deus – ninguém nasce sabendo quem é Deus, por isso não pode experimentar o amor e o propósito de Deus para sua vida. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Deus criou o homem para ter um relacionamento perfeito com Ele, mas em virtude da desobediência e rebeldia, toda a criação foi amaldiçoada por causa da escolha errada de não obedecer a Deus, então esse relacionamento perfeito com Deus foi desfeito. Portanto, chamamos de PECADO, essa atitude de rebelião ou indiferença, de querer viver a própria vida livre da presença de Deus. Por isso, todo homem que não se volta para Deus está separado dEle. Meu querido irmão, Deus é santo e todo homem é pecador, de forma que existe um gap nos separando. Mesmo assim, o homem busca Deus continuamente, a sua maneira ou em diferentes religiões ou credos, a fim de alcançar a vida abundante. Todavia, tudo é inútil, não se consegue chegar a Deus através de seus próprios esforços, a saber por exemplo, de uma vida reta, práticas de boas obras, religiosidade, filosofias e outras. Só em Jesus encontramos o caminho que nos leva a Deus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai (Deus) senão por mim” (João 14:6).

3.     Porque Jesus Cristo é a única solução de Deus para todos os homens – só em Jesus podemos conhecer e experimentar o verdadeiro amor e o propósito de Deus para nossa vida. Ele morreu em nosso lugar, muito tempo antes de nascermos, para que seu sacrifício no calvário e ressurreição tivesse efeito em nós nos dias de hoje. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Deus em sua soberania e misericórdia tomou a iniciativa de estabelecer uma ponte ou conexão nos ligando a Cristo Jesus ao enviá-lo na plenitude dos tempos ao nosso planeta, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gálatas 4:4), para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço de nossos pecados.

4.     Porque Deus te convida a receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor, hoje e agora – esse é um convite muito especial para uma pessoa especial, você. Aceitando esse convite pessoal você poderá conhecer e experimentar o amor e os propósitos de Deus para sua vida. “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12). Isso é uma atitude de fé, “pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Abra as portas do seu coração para Deus, através da fé, e volte-se para Ele, porque Cristo afirma: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei...” (Apocalipse 3:20).

 

Volte-se para Deus, hoje, neste instante. Tome uma atitude e volte-se para os caminhos do Senhor! Essa é a melhor forma de avançar na vida. Deus conhece seu coração e suas atitudes valem mais do que suas palavras. Se você deseja voltar para Deus agora, faça essa breve oração comigo: Senhor, eu sei que o que vem a seguir é uma longa jornada de mudança e crescimento, enquanto eu vou te conhecendo a cada dia da minha vida, assim pretendo, ler a tua Palavra, orar e interagir com os irmãos, durante a minha caminhada aqui na terra contigo até o dia em que estarei na tua presença gloriosa. Amém!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.