domingo, 15 de maio de 2022

O resultado da paciência

 


Está escrito:

“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmo 40:1)

 

De todos os Salmos da Bíblia, este é o que mais me identifica. Esperar no Senhor com paciência é uma virtude rara nos dias de hoje. A sociedade atual é imediatista e isso faz com que as pessoas sejam influenciadas pelo instantâneo, do aqui e agora e, provavelmente, a causa que alimenta essa falta de paciência é a tecnologia.

 

No entanto, devemos aprender com Davi a esperar com paciência no Senhor em todas as áreas da nossa vida. Essa é uma questão de fundamental importância, porque o ato de esperar em si já é difícil e mais com paciência, se transforma numa atitude de fé no Senhor. Davi nos dar exemplo de resignação pessoal e total confiança em Deus. Perceba que não é qualquer tipo de confiança ou paciência. É algo maior, ou seja, uma verdadeira submissão à vontade de Deus, e, isso implica em confiar nos propósitos do Senhor e ser paciente para experimentar seu poder.

 

A narrativa bíblica traz alguns exemplos de pessoas que por não terem paciência de esperar no Senhor acabaram sofrendo as consequências dos seus atos, a exemplo de Sara, esposa de Abrão, que ofereceu sua serva egípcia, Hagar, ao seu marido para gerar um filho e nasceu Ismael (Gênesis 16). Mas, Deus não havia esquecido da promessa a Abrão e quando ele estava com a idade de noventa e nove anos, Deus faz uma aliança e promete um filho a Abraão e nasceu Isaque. Um verdadeiro milagre, nunca se viu na história uma mulher pari em sua velhice.  O nosso Deus é Deus que faz o impossível, embora sejamos impacientes para esperar o milagre acontecer.

 

Na verdade, não é em vão quando a gente espera paciente no Senhor. Em 2 Timóteo 2:19, o apóstolo Paulo afirma que “O Senhor conhece quem lhe pertence”. Deus te conhece plenamente, as suas virtudes e suas limitações. Não há nada em você que seja desconhecido dEle. Isso é algo extraordinário, o Deus Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra, Sustentador do universo, o Senhor da história, está disposto para te ouvir. Isso significa o quanto Ele te ama e age com condescendência ao olhar para você como alguém tão pequenino e insignificante, mas que é a menina dos seus olhos. 

 

O salmista diz: “Esperei com paciência no Senhor”, em seguida acrescenta: “e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. Observe que ao esperar com paciência o resultado foi recompensado com a atenção e livramento do Senhor. Meu irmão, esperar no Senhor não significa ter vida fácil, são lutas, são problemas que enfrentamos, todavia não devemos nos desesperar, mas termos a certeza de que Deus é conosco e age por nós sempre que o buscamos com confiança e submissão a sua vontade.

 

E quais os benefícios de esperar com paciência no Senhor? O versículo 1 aponta alguns deles, a saber:

1.     Deus escuta nossas orações e responde – o salmista diz que Ele ouviu o seu clamor. Isso significa que Davi falou com Deus sobre as suas necessidades, dificuldades e que precisava da ajuda dEle. Quando clamamos a Deus com sinceridade, Ele nos traz resposta, consolo e soluções para nossa vida. “...a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16).

2.     Deus nos dar livramento e nos coloca em lugar de destaque – os versos 3 e 4 do Salmo 40, o salmista revela o resultado da ação de Deus sobre sua vida, livrando-o das dificuldades, firmando-o os passos e pondo-o em destaque diante das pessoas. Como Deus é misericordioso, gracioso, bondoso e benevolente, por isso o Salmista afirma: “Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança” (Salmo 40:4).

3.     Dar testemunho da fidelidade de Deus – o nosso livramento e o lugar de destaque ou posição que passamos a ocupar nos dar motivos de nos alegramos no Senhor e de darmos testemunho as pessoas das maravilhas do Senhor. “e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor” (Salmo 40:3).

 

Por fim, a verdadeira paciência é uma virtude que precisamos constantemente praticá-la, tanto nas coisas que consideramos pequenas, quanto nas coisas mais importantes, quer seja na nossa vida espiritual, em relação a nossa fé, os nossos entendimentos e a nossa cosmovisão, seja qual for a área pessoal, profissional ou eclesiástica esperar com paciência no Senhor produzirá resultados para a glória do Senhor, e o nosso exemplo de inspiração ajudará as pessoas ao nosso redor.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

Um comentário:

Saemmy Albuquerque disse...

Bom é esperar no Senhor!