domingo, 22 de maio de 2022

Em nenhum outro nome há salvação

 


Está escrito:

“Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12

 

O Apóstolo Pedro, cheio do Espírito Santo, proferiu um dos sermões mais impactantes diante do Sinédrio, ao ser questionado: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?” (Atos 4:7). Essas palavras registradas na Bíblia, se referia a Jesus Cristo, “a pedra que os construtores rejeitaram e que se tornou a pedra angular” (Atos 4:11).

 

Diante desse contexto, vamos refletir um pouco essa questão numa perspectiva evangelística. Ao afirmar que “não há salvação em nenhum outro nome”, o Apóstolo fecha a possibilidade que possa existir várias soluções para a questão da mediação e reconciliação do homem com Deus. O texto deixa claro que Jesus Cristo é exclusivo e que não existe alternativas. 

 

Perceba que a ênfase está na salvação do homem. Mas, o que significa salvação? Esse seria um excelente tema para uma próxima reflexão, no entanto, podemos afirmar, segundo a Bíblia, que todo homem é pecador (Romanos 3:23), ou seja, já nascemos espiritualmente separados de Deus por causa da desobediência do primeiro homem (Adão), e toda a sua descendência e toda obra criada por Deus foi contaminada pelo pecado. Então, Deus preparou a salvação do homem, através da Lei ordenada a Moisés. Mas, chegando o fim da Era da Lei, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gálatas 4:4). A salvação que Deus preparou para o homem com a vinda de Jesus, dar início a Era da Graça.

 

Podemos compreender que a salvação nada mais é do que a reconciliação do homem com Deus e isso só acontece através de Cristo. Sem a salvação, o indivíduo permanece no estado de separação ou rebeldia diante de Deus, não tendo paz diante da eternidade.  E o resultado é uma vida desarmonizada com a vontade de Deus. Por essa razão, como afirma o Apóstolo Pedro, “não há outro nome entre os homens”, Cristo é o grande e único mediador dessa salvação ou reconciliação. “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1Timóteo 2:5). Só podemos chegar a Deus por meio de Cristo Jesus, Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6).

 

A mensagem maravilhosa do Evangelho, expressa as palavras verdadeiras do Apóstolo Pedro, só Jesus Cristo salva! Não há como errar. A solução é Cristo e apenas Cristo. Ele é suficiente. Mas, a questão básica é, por que só Jesus pode salvar e fazer a conexão entre Deus e os homens? 

1.     Porque Jesus é o Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e verdade, com a missão de dar sua vida em sacrifício pelos pecados: “mas quando este sacerdote (Jesus) acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus” (Hebreus 10:12). 

2.     Porque Jesus foi o único que derramou seu sangue na cruz sendo inocente de todas as acusações: “mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (1Pedro 1:19).

3.     Porque Jesus nasceu e viveu sem pecado, Ele foi o único na história eminentemente santo: “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca” (1Pedro 2:22).

4.     Porque Jesus é o único capaz de tirar o pecado do mundo: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29).

5.     Porque Jesus é o único que ressuscitou glorificado: “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Coríntios 15:3,4).

 

Assim, diante de todas essas evidências bíblicas, Jesus é, em verdade, o único Salvador, porque ninguém pode fazer o que Ele fez, ninguém pode salvar, nem intermediar a relação do homem com Deus. Jesus nos reconciliou com Deus, o Pai, para sempre pelo sacrifício de sua morte e por sua ressurreição Ele nos proporciona a vida eterna para todo aquele que nEle crer. “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho” (1João 5:11). 

 

Não há salvação em nenhum outro nome, mostra que a salvação é o grande projeto de Deus, nosso Pai, para a humanidade caída por causa do pecado. Então, Deus preparou tudo para manifestar ao mundo o único Salvador, Jesus Cristo, o Senhor, o Filho do Deus vivo. Na salvação encontra-se manifestada a misericórdia e o amor de Deus que nos une a Ele, através de sua graça: “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Efésios 2:5). Glória a Deus por tão grande salvação! Aleluia!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

Nenhum comentário: