domingo, 13 de fevereiro de 2022

Não somos rejeitados


 

Está escrito:

“Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei” João 6:37

 

A sociedade pós-moderna se caracteriza pelo avanço da tecnologia e pela produção de bens descartáveis. Quase tudo que utilizamos, desde um simples utilitário doméstico até um equipamento mais sofisticado pode ser descartável quando se torna inoperante ou obsoleto para nosso uso.

 

Todavia, na nossa relação com Deus essa possibilidade de ser rejeitado ou descartado não existe. O versículo 37 do evangelho de João 6, começa dizendo que: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim”, isso indica que nós fomos a Cristo porque o Pai, por sua soberania e graça, nos escolheu para a salvação. E uma vez estando em Cristo, de maneira nenhuma o Senhor Jesus nos rejeitará, ou seja, nunca seremos descartados ou rejeitados. Então, “quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Romanos 8:35).

 

Eu sei que muitas pessoas podem discordar dessa afirmação da escolha soberana de Deus que leva o pecador redimido a Cristo que o recebe do jeito que ele se encontra e através da ação do Espírito Santo, o amor de Cristo vai operando na vida do cristão transformando-o em nova criatura. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).

 

É interessante observar que Jesus não apenas diz que todo aquele que o Pai lhe der virá a ele, mas ainda acrescenta “...quem vier a mim eu jamais rejeitarei”. Em outras palavras, uma vez salvo, salvo para sempre. Não existe possibilidade alguma de sermos rejeitado por Cristo. É interessante ressaltar que algumas lideranças religiosas contestam esse argumento porque preferem ameaçar seus seguidores com fogo e enxofre caso deixem de frequentar a comunidade eclesiástica. 

 

Mas, o fato é que o Evangelho é claro e transparente, Jesus jamais rejeitará aqueles que o Pai lhe enviou, porém essa simplicidade tem um preço. Explico, a salvação é de graça, mediante a fé e isto não vem de nós, mas é dom de Deus (Efésios 2:8). No entanto, a partir do momento que nos achegamos a Ele, temos que tomar nossa cruz, renunciar a nós mesmos e segui-lo até o fim. 

 

A etapa para chegar a Cristo começa com o ouvir a Palavra e aprender de Deus, através do Espírito Santo que nos leva a Cristo, de modo que, por ouvir e aprender de Deus, vamos a Cristo. Assim, disse Jesus no Evangelho de João 6:45 “Está escrito nos Profetas: Todos serão ensinados por Deus. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim”.

 

Quem ensinou ao povo foi o próprio Senhor Jesus, aqueles que ouviram e aprenderam Dele tiveram suas vidas transformadas, porque as Palavras de Deus estavam postas na boca do Cristo e Ele falou tudo o que Deus lhe ordenou, de modo que, se o povo de Israel tivesse dado ouvido à Palavra de Deus, creria em Cristo. 

 

Logo, se uma pessoa ouve o conteúdo da Escritura e compreende, pelo Espírito Santo, o que é ensinado, verá que a Palavra de Deus aponta para Cristo, de modo que, quem aprende o que Deus ensina na Bíblia, virá a Cristo, crendo que Ele verdadeiramente é o enviado de Deus e será considerado um dos filhos de Deus e Cristo jamais o rejeitará. Do contrário, quem não aprende de Deus e não crê que Jesus é o enviado de Deus, esse não será considerado filho e, portanto, será rejeitado ou descartado por Jesus, “porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação” (Salmos 78:22).

 

Porém, a vontade de Deus é que todos os que vejam a Cristo, creiam que Ele é o Filho de Deus, a fim de que possam alcançar a vida eterna. Disse Jesus: “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:40). Conclui-se que, os que são dados a Cristo pelo Pai são os que creem em Jesus, conforme diz as Escrituras.

 

Portanto, os que pertencem a Cristo, ou seja, aqueles que foram concedidos por Deus a Cristo jamais serão rejeitados. Que maravilha! Você pode ter a certeza de que Jesus é contigo, porque o Espírito Santo habita em você, no entanto, isso não significa que por ter essa certeza possamos ter a liberdade de fazer sempre a nossa vontade. Pelo contrário, “todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Coríntios 3:18). 

 

A graça que nos concedeu a salvação é o começo de uma nova história de vida aos que creem em Cristo, logo, jamais se perde. Quem escuta a Palavra de Cristo crê em Deus e vice-versa, porque, Cristo tornou Deus revelado aos homens, através do Evangelho da graça. 

 

Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre.


2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Só Jesus nos faz filhos de Deus.
Aleluia!

Roberia Maior disse...

Excelente estudo. O SENHOR te abençoe sempre 🙏