domingo, 1 de janeiro de 2023

Os planos de Deus para você no ano novo


Está escrito:

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

 

Que linda promessa do Senhor! Obviamente, que o contexto em que essas palavras foram ditas é outro em relação a sua vida. Com certeza, você teve um ano de momentos bons e de momentos difíceis. Para mim, em particular, foram momentos muitos difíceis que me faz ansiar para o término de 2022 que eu quero lançar no mar do esquecimento, porque foi um ano muito duro de sofrimento emocional que jamais imaginei passar. Aliás, os meus planos foram frustrados, pelo menos alguns deles, mas o Senhor permaneceu e permanece no controle de tudo.

 

Então, quando leio esse texto, meu coração se enche de alegria em saber que Deus tem planos de nos fazer prosperar, de nos dar esperança e um futuro. Eu, pela fé, tomo posse dessa palavra e o exorto também a crê que Deus está cuidando da sua vida. Assim sendo, se esforce, acredite, o SENHOR tem um futuro cheio de esperança para você. Certamente, deveremos ainda enfrentar situações difíceis ou até mesmo impossíveis, mas é justamente aí que você terá oportunidade de ver a mão de Deus agindo, porque o que é impossível para nós é plenamente viável para Deus.

 

O ano novo está chegando e várias possibilidades surgirão, mas talvez você olhe a sua condição, o seu momento de vida, e não enxergue como algo que você seja capaz de alcançar. Mas, eu te digo, não é hora de desistir dos seus sonhos, se no ano que passou não foi possível realizar, novas oportunidades vão acontecer para que você possa conquistar para a Glória de Deus. De forma que, continue buscando, persevere e acredite que você pode conquistar pela Graça de Deus, porque Ele não excluiu você dos seus propósitos.

 

Saiba que Deus é o Deus que dá esperança, conforme Romanos 15:13 (Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo). É importante destacar que, os autores da Bíblia inspirados pelo Espírito Santos fizeram questão de escrever essa promessa, para que nós “tivéssemos esperança” de um ano novo melhor – “Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança” (Romanos 15:4).

 

Que maravilha de esperança! Como é bom esperar em Deus para tudo que concerne a nossa vida e principalmente em saber que as palavras do profeta Jeremias foram cumpridas, e isso reforça a nossa certeza de que todos os que esperam em Deus verão o agir dEle cumprindo o que prometeu a cada um de nós, individualmente e coletivamente. Mas, como assim, coletivamente? Sim, uma dessas promessas é que, por meio de Jesus Cristo, o Reino de Deus vai trazer paz para todas as pessoas que vivem na Terra – “Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz” (Isaías 55:12).

 

Isso posto, há um pequeno detalhe que merece ser salientado no versículo de Jeremias 29:11, é que Deus tem um “plano” para “vocês”, observe o texto está se referindo ao coletivo, pois foi dirigida aos israelitas em Babilônia. No entanto, é plausível admitir que Deus também tem planos para cada pessoa, a questão que precisa ser respondida é se eu quero ou não executar o plano de Deus, ou seja, obedecer ou não, é uma escolha pessoal, a promessa garante um futuro próspero que se estende para além dessa vida e isso é maravilhoso! 

 

Quem escolhe obedecer e buscar a Deus deve fazê-lo orando de todo coração – “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei se encontrado por vocês, diz o SENHOR” (Jeremias 29:12-14). Percebe que Deus estava tratando no coletivo, mas você pode aplicar essas Palavras no individual. Procure Deus em oração de todo o coração e você o achará.

 

Que promessa preciosa para nós cristãos. Ela nos dá a certeza de que Deus está no controle de nossas vidas e certamente, o ano que se inicia terá coisas boas reservadas para Glória de Deus. Mas, se vier momentos de sofrimento, não desanime, Deus nos chamou à fidelidade e obediência em seu sofrimento. Confie nEle, continue firme em segui-lo, espere no SENHOR com paciência. Deus nos assegura que está perto de nós e nunca nos abandonará. Creia, “pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus” (2Coríntios 1:20).

 

For fim, em Cristo, somos herdeiros das promessas de Deus, em virtude de estarmos unidos a Cristo pela fé. Portanto, tenha esperança de que um novo recomeço promoverá crescimento e amadurecimento espiritual durante a nossa jornada terrena e somos abençoados por meio da obra do Espírito Santo para desfrutarmos de bênçãos indescritíveis na presença de nosso SENHOR que tem “pensamento de paz e não de mal, para nos dar o fim que desejais”. Tenho convicção de que isso é melhor do que qualquer coisa que exista neste mundo. Feliz Ano Novo!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

 

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

A Deus 2023!

Anônimo disse...

Rico texto! Deus é bom o tempo todo. Feliz 2023! Que todo o mal q aconteceu no passado caia esquecimento!